Metodologias ativas: por que todo educador deve conhecê-las!
Ao entender o que é ser um professor no século 21, torna-se necessário aplicar as chamadas metodologias ativas no dia a dia escolar. Você já conhece esse método? Neste artigo, nós te mostramos por que ele é essencial para a sua escola!
O que são metodologias ativas?
O conceito de aprendizagem ativa existe desde o início dos anos 90. Embora o termo abranja um amplo espectro de diferentes abordagens, seu ponto principal é “centrada no aluno”.
O principal objetivo do aprendizado ativo é colocar a responsabilidade de aprender nas mãos dos próprios alunos. É também o exato oposto do aprendizado passivo – onde a relação entre aluno e instrutor de alguma forma se assemelha ao de um aprendiz e mestre.
Neste caso, o instrutor ensina enquanto o aluno simplesmente memoriza e assimila. Métodos ativos de aprendizagem, por outro lado, designam o papel de facilitador para o professor. Em vez de meramente um professor, o docente age como um guia.
A tarefa do facilitador é permitir que os alunos aprendam sozinhos através do uso de diferentes atividades de treinamento ativo.
Quando se fala de metodologias ativas, o alvo está nas formas de alcançar os objetivos pedagógicos propostos pela aprendizagem ativa.
Nesse contexto, há diversos modelos que podem ser usados como exemplo. Entre os mais famosos estão o estudo de caso, simulações e debates.
Esta forma de aprendizagem tem ganhado cada vez mais espaço nos ambientes escolares, já que o ensino ativo nas salas de aula abraça necessárias características a serem desenvolvidas pelos alunos.
Algumas dessas características são:
• Pensamento crítico e resolução de problemas;
• Habilidades e práticas de pesquisa;
• Criatividade e inovação;
• Iniciativa, planejamento e autodisciplina;
• Comunicação escrita e oral, saber falar em público, apresentando e ouvindo;
• Trabalho em equipe, colaboração e cooperação;
• Conscientização global e cultural/Responsabilidade social e ética;
• Liderança, flexibilidade e adaptabilidade.
Com mais frequência, educadores e especialistas reforçam que as crianças precisam aprender e melhorar estas habilidades. Elas são importantes para o crescimento do estudante, que estará mais preparado para o mundo além da escola.
As vantagens da aprendizagem ativa
Há uma infinidade de estudos sobre os benefícios da aprendizagem ativa. Pesquisas provaram que há um aumento no conhecimento de conteúdo para os participantes da abordagem.
Além disso, o desenvolvimento do pensamento crítico e a resolução de problemas são outros dois benefícios.
O pensamento criativo, as habilidades colaborativas e interpessoais também mostram uma grande melhoria quando os métodos de aprendizagem ativos são implementados.
O impacto positivo que a aprendizagem ativa pode ter sobre os resultados de aprendizagem dos alunos é notável em:
– Maior conhecimento de conteúdo, capacidade de resolução de problemas e pensamento crítico e atitudes positivas em relação à aprendizagem em comparação com a entrega tradicional baseada em palestras;
– Maior entusiasmo por aprender tanto em alunos quanto em instrutores;
– Desenvolvimento de capacidades como pensamento criativo, adaptabilidade, comunicação e habilidades socioemocionais;
– Melhoria das percepções e atitudes dos alunos em relação à captação de informações.
Assim, a aprendizagem ativa leva os alunos a encontrar, interpretar e explicar o material do curso. É um método baseado em evidências com recompensas para estudantes e instrutores.
Os benefícios mais importantes têm a ver com a motivação do aluno. Isso nos leva à próxima pergunta importante sobre os métodos de aprendizagem ativa.
Como promover as metodologias ativas?
O elemento mais importante do sucesso na criação de um ambiente de aprendizagem proativo é a motivação.
Estudos mostraram que a aprendizagem ativa resulta em maior entusiasmo tanto para os alunos quanto para os facilitadores.
Há dois modelos bastante conhecidos: A aprendizagem entre times (team based learning – TBL), que tem por finalidade a formação de equipes dentro da turma, promovendo o aprendizado do fazer em conjunto para compartilhar ideias.
O segundo é a sala de aula invertida (flipped classroom), que tem como objetivo instigar alunos a conhecerem um tema em casa e trazerem suas dúvidas para a sala de aula.
É, realmente, uma inversão: se antes o conteúdo era explicado e depois havia dever de casa, agora o dever de casa é conhecer o assunto que será tratado na próxima aula, trazendo dúvidas e questões.
Esse aprendizado ativo também melhora a percepção e a atitude dos alunos em relação à alfabetização informacional, o que resulta em estímulo ao senso crítico do estudante.
E mais: promover um ambiente que valorize os métodos de aprendizagem ativa não é apenas responsabilidade de um grupo, como do gestor escolar, por exemplo.
Para trazer resultados positivos para todos, é preciso envolver também a participação ativa de toda a comunidade – professores, pais e alunos.
Para isso, conheça o interesse dos seus alunos e pense em atividades e estudos que os engajem.
Vale sempre lembrar que o ambiente de aprendizagem de hoje é mais dinâmico do que nunca. Adaptar-se e informar-se sobre os mais recentes métodos eficazes tornou-se tarefas quase indispensáveis.
A tecnologia continuará evoluindo, assim como os aprendizes e as metodologias de aprendizagem. Agora, tornou-se parte integrante do trabalho de um profissional de aprendizagem acompanhar tudo o que está acontecendo.
Mantendo tudo isso em mente, o maior desafio do educador é efetivamente abordar as necessidades de ensino dessa nova geração de aprendizes.
E como estamos falando de novas adaptações, fazer isso exigirá que usem a tecnologia, ao mesmo tempo em que promovem um ambiente de aprendizado ativo e permanecem atualizados em abordagens modernas de aprendizado.
O Movimento Maker e as Edtechs são ótimos exemplos de como podemos incluir a tecnologia nas salas de aula. Além disso, vale lembrar que a BNCC preza novos modelos de aprendizagem, assim como métodos inovadores e tecnológicos.
Não é necessário tornar uma aula inteira “ativa”: você pode misturar exercícios regulares com exercícios “ativos”.
Apresente alguns elementos ativos de aprendizado em seu ensino para começar. Se os alunos responderem positivamente, adicione mais.
O mais importante é criar um ambiente de sala de aula positivo. E, para isso, é necessário criar alunos autoconfiantes, a fim de que eles se entreguem a novas ideias. Eles precisam saber que erros são um caminho para o aprendizado.
E você, já aplica metodologias ativas na sua escola?