Saiba como os alunos veem sua escola!
Já parou para pensar em como o aluno enxerga a escola e sobre as mudanças que ele gostaria de ver? A percepção dele ao identificar problemas e sugerir soluções é muito valiosa para a educação. Todos os estudantes devem ser ouvidos e ter a chance de se expressar. Porém, sabemos que ainda há muita dificuldade para exercer tal comunicação. E é aí que mora uma das fraquezas do sistema escolar: não escutar os seus alunos. Vamos, então, mudar tal perspectiva?
Para um bom aproveitamento escolar, é preciso que todos tenham um papel importante. Nesse sentido, é muito importante dar voz para os estudantes. Eles são o ponto crucial para conseguir realizar uma reforma educacional de qualidade. Por isso, todos da equipe pedagógica devem escutar, cada vez mais, os seus alunos.
O fato de incentivá-los a avaliar suas escolas, a examinar a educação, a fornecer feedback sobre o que veem e a sugerir formas de resolver os problemas é um dos exemplos de como alcançar melhorias pedagógicas. Ao conversar com as crianças e os jovens, o professor e coordenador podem ter uma imagem muito boa do que funciona e do que não progride em sua educação, o que os envolve e os motiva, e o que atrapalha.
É legal também conversar com alunos de anos superiores ou que já se formaram. Eles são ótimas fontes de aprendizado quanto ao que, em retrospectiva, foi produtivo, alcançado ou não funcionou para a turma. Para saber como o aluno se sente na escola, uma sugestão é apostar em uma tarefa em sala de aula. Procure saber sobre as experiências na escola, suas percepções de si mesmos como aprendizes, o que eles gostam e não gostam, e sobre fatores fora da escola que impactaram sua aprendizagem.
Ao fazer essas perguntas, o professor estará construindo um relacionamento com seus alunos. Sente com eles e realize uma avaliação sobre a disciplina, o desenvolvimento do ensino e suas expectativas. Sempre pergunte sobre o andamento da aula, examine, esclareça e, muitas vezes, expresse simpatia – com experiências compartilhadas na escola ou fora dela.
Deixe que o aluno se sinta como parte da escola e com a sensação de que ele também faz a diferença. Afinal de contas, o estudante é o papel primordial de um bom funcionamento pedagógico, ao lado dos professores. Um trabalho coletivo e com boa comunicação que atende a todas as necessidades geradas.
Sendo assim, para colocar em prática, pense no que pode-se fazer para melhorar a participação dos alunos na escola. Planeje o que você pode perguntar aos seus alunos. O que você quer saber? Confira algumas opções de questionamentos para a tarefa em sala de aula:
– Conte-me sobre um(a) professor(a) que você realmente gostou e o que ele/ela fez que você apreciou.
– O que você acha que faz um professor “bom”?
– Descreva a atividade mais interessante que você já fez na escola.
– Qual é a disciplina mais desafiadora para você? Por quê?
– Se eu notar que você não está seguindo um dos nossos acordos de sala de aula, como você gostaria que eu o informasse?
– Em uma escala de 1 a 5, quanto você gosta de ler? (1: não, 2: um pouco / às vezes, 3: a maior parte do tempo, 4: gosto de ler, 5: amo ler)
– Em uma escala de 1 a 5, como você avaliaria suas habilidades de leitura? (1: Eu sou um leitor ruim, 2: Eu não sou um bom leitor, 3: Eu sou um leitor regular, 4: Eu sou um bom leitor, 5: Eu sou um ótimo leitor)
– O que você leu no ano passado na escola ou fora da escola?
– Quem você conhece que gosta de ler?
– Fora da escola, quem o apoia mais quanto aos estudos?
– Quem você quer que eu conte quando você vai muito bem na escola?
– Conte-me sobre o que você gosta de fazer no fim de semana.
– Qual é o seu artista favorito?
– Conte-me sobre algo que você ama fazer que não tem nada a ver com a escola.
– Se você realizar ter três sonhos, quais seriam eles?
– O que você quer de diferente na sua sala de aula?
Apenas perguntando esses tipos de questões, os professores podem criar uma cultura de sala de aula onde a voz do aluno é valorizada, onde os alunos sentem que suas necessidades serão atendidas e onde começam a confiar em seu professor. Podemos pensar também em outras duas sugestões sobre como os educadores podem encorajar e utilizar as vozes dos alunos, além de simplesmente receberem um feedback.
O mais fácil é criar um pequeno grupo de representantes de estudantes em todas as aulas para servir de conselho consultivo ao professor. Eles podem representar todos os alunos e, através de reuniões diretas ou de diálogo on-line, se envolver com o professor no processo contínuo de melhoria da classe. A segunda é construir uma unidade em educação no currículo de estudos sociais do ensino médio, por exemplo. A proposta é realizar um exame aprofundado da própria escola, seu currículo, instrução, políticas comportamentais, corpo estudantil e como as decisões foram tomadas.
O ato de examinar a própria escola é sempre algo revelador para todos, pois aponta diversas questões positivas e negativas sobre o ensino. Por isso, a inclusão dos alunos na construção do ambiente escolar é fundamental. Cria-se um vínculo entre os dois, além de sensação de proatividade e autonomia. Escutar os alunos deve ser considerada uma sabedoria convencional. Eles importam, e muito, para o crescimento pedagógico e reformas educacionais no país. Faça pesquisa com os estudantes, pergunte, escute, debata e assim se alcançará o perfil ideal para todos.
E você, como faz para conhecer seus alunos? 😉
Rute Pantoja
02/julho/2018 @ 07:35
Perfeito. Dicas excelentes. Como é bom ver o aluno participar desse processo de desconstrução e construção na Escola.
SANDRA REGINA DE AGUIAR GENNARI
07/junho/2018 @ 12:02
Ótima matéria adorei as dicas, claro que o aluno sempre será a parte mais importante de uma instituição.
Adriana
28/fevereiro/2018 @ 18:04
Amei as dicas