Lições de um educador nota 10
Você já deve ter ouvido falar no Diego Mahfouz, educador brasileiro nota 10 que está sendo indicado ao Global Teacher Prize (uma espécie de prêmio Nobel da educação). A indicação de Diego nos remete à ideia de aperfeiçoamento. Em todas as áreas, os profissionais estão buscando seu melhor. E na educação não é diferente. Pensando no exemplo do Diego, o que você faz para ser um professor nota 10? Vamos te relembrar algumas das qualidades de um grande educador!
Relembre como é ser um estudante
Se você está pensando em aprender a tocar guitarra, fazer aula de yoga, aprender uma língua ou tentar esquiar uma montanha, embarque nessa! Ser um aluno novamente pode ser tão revigorante e ajudá-lo a se tornar um professor melhor.
Para ser um bom educador é importante entender as expectativas e as aflições de ser um aluno em sala de aula. Relembrar tal posição pode te fazer enxergar novos métodos de aprendizagem e a compreender como lidar com dificuldades e alunos que são tímidos, por exemplo.
Aprender algo novo pode ser intimidante
Bons educadores dominam o assunto de uma maneira que pode fazer com que ele se sinta como uma segunda natureza. Seja o que for que ensinam, depois de anos de estudo e experiência, é fácil esquecer o quão desafiante, e mesmo assustador, esse assunto foi quando lhe foi apresentado pela primeira vez.
Lembra daquela disciplina que você tinha dificuldade na escola? Por isso, tenha sempre a consciência que o assunto que ensinam não é tão familiar e pode ser um pouco difícil para os alunos. Às vezes, é importante que comecem com planos pedagógicos pequenos, fornecendo informações aos alunos um pouco de cada vez e encorajando-os ao longo do caminho.
A prática engaja mais os alunos do que apenas a teoria
Vamos ser sinceros: às vezes é mais fácil simplesmente explicar algo aos alunos do que criar formas de experimentar a teoria por conta própria. Sim, é verdade que há algumas lições que exigem apenas um pouco de leitura.
Mas, há também inúmeras oportunidades de encantar os alunos com uma boa demonstração prática/visual. Pesquisas, como da iniciativa Nossa Escola em (Re) Construção, apontam que 36% dos alunos querem aulas práticas, com resolução de problemas. E 27% desejam usar a tecnologia em sala de aula.
O maior envolvimento dos alunos está relacionado com sua proatividade com a disciplina. Por isso, aposte em aulas práticas! Engaje seus alunos a participarem mais e a trocarem informações relacionadas à matéria além da escola.
Às vezes, você precisa acompanhar o ritmo do seu aluno mais lento para que ele não se sinta deixado para trás
Todos possuem ritmos diferentes. Uns aprendem mais rápido do que outros. E isso não significa que um é melhor do que o outro, claro. E é isso que você, professor, deve mostrar para os seus alunos.
Quando tiverem experiências em sala de aula em que algumas crianças e jovens, que já entenderam sobre o assunto, pressionem para avançar, estimule a compreensão entre os colegas.
Muitas vezes, alunos que aprendem mais rápido são mais expressivos que aqueles que estão tendo alguma dificuldade e trabalham arduamente para esconder sua dificuldade, até mesmo do professor. Converse com os alunos que você não vai seguir em frente até que todos entendam e que eles podem ajudar uns aos outros.
Às vezes, você precisa deixar os alunos mais avançados avançarem por conta própria
Nas salas de aula com uma grande variedade de habilidades, essa diferenciação pode levar ao sucesso de todos. Aqueles que se sentem mais seguros obtêm um senso de empoderamento, enquanto ainda possuem um recurso para responder perguntas. E aqueles que se esforçam recebem mais atenção do professor, certificando-se de que não estão muito atrás.
Embora a abordagem para se mover no ritmo dos alunos mais lentos pode realmente ajudar estudantes em dificuldades, muitas vezes deixa os alunos mais avançados frustrados e entediados.
Tanto quanto não queremos deixar atrás estudantes em dificuldades, também não queremos limitar os alunos mais avançados. Esses alunos precisam ter liberdade para explorar; podemos fazer isso e ajudar os alunos que precisam de mais atenção. Ou seja, o ideal é tentar buscar um equilíbrio entre os estudantes na sala de aula. ?
Bônus: Transforme o aluno no protagonista
Toda transformação pedagógica é possível, mas que para ela acontecer é necessário a mudança de olhar. E para aprimorar cada vez mais o aprendizado e os resultados na educação é preciso que toda a equipe de educadores e pais enxerguem que o aluno é o protagonista de tudo que acontece. Dê voz aos seus estudantes, é algo fundamental.
Como um educador, inspire-se em pessoas que buscam sempre melhorar a perspectiva pedagógica no país. A troca de experiências e novos projetos pode sempre resultar em grandes benefícios.
Recorra a espelhos profissionais e faça da equipe de educadores a sua melhor inspiração para novos caminhos na sua escola. Pesquise, ouça e troque ideias. Reflita sobre tentativas de inovações e relembre que o educador é um mensageiro de diversos aprendizados.
É poderoso ajudar os alunos a superar suas intimidações, a dominar uma nova habilidade e a enxergar a escola como um lugar de crescimento e acolhedor. Por isso, sempre relembre o poder que você, professor, tem sobre seus estudantes. Pense com carinho sobre suas atitudes e como você pode oferecer o melhor para eles.
Torne-se um professor inesquecível e que inspire confiança, amizade e engajamento pelo ensino. É sempre bom buscar inovações, assim como recordar lições que são adaptáveis a rotina escolar.
Um novo ano é o momento perfeito para assumir o papel de aluno, tentar algo diferente e a pensar em maneiras de se aperfeiçoar. As novas experiências certamente irão revigorar seu ensino.
Todas são bem acessíveis e, em parte delas, a chave é saber se colocar no lugar do aluno. Professores passam por diversas situações em salas de aula todos os dias, com uma enorme variedade de crianças e jovens. E se imaginar do outro lado do processo pode lembrar algumas coisas importantes que podem ter esquecidas depois de anos de ensino.
E aí, o que você fez recentemente que o ajudou a se tornar um professor melhor? Como você trabalha para se tornar um educador nota 10? ?