5 filmes para inspirar o protagonismo infantil na escola!
Texto publicado em 06/07/2018 e atualizado em 09/01/2024
Você sabe a importância do protagonismo infantil? Ele vai muito além de ser um termo bonito. Ele é essencial para a formação e o desenvolvimento dos pequenos, uma vez que é importante dar destaque aos alunos.
Assim, é uma premissa que cada vez mais ganha força no cenário pedagógico. Porém, como incentivar o protagonismo infantil no dia a dia? O universo cinematográfico traz boas inspirações! Confira algumas delas abaixo.
O que é protagonismo infantil?
Primeiramente, precisamos conversar sobre o que é protagonismo infantil. Afinal, o que esse termo significa?
O termo está sendo muito discutido no cenário pedagógico, já que tem se tornado muito importante nas instituições escolares. E não podemos deixar a sua importância de lado!
Isso porque o “protagonismo infantil” está relacionado à ideia das crianças assumirem o controle de sua própria narrativa. São elas que vão conduzir o seu aprendizado. Mas como isso funciona na prática?
Pense assim: em um filme ou um livro, temos um personagem protagonista, certo? Ele é o mais importante e acompanhamos a sua vida, seus pensamentos e suas vontades.
Então, tudo o que acontece na história dele é resultado de suas próprias escolhas ou reflete os seus desejos.
Dessa forma, como é o protagonista daquela obra, é esse personagem que guia a sua própria jornada. É ele quem toma suas decisões e facilita o seu aprendizado.
Portanto, dar esse poder de protagonismo às crianças garante que elas possam contribuir para o seu próprio aprendizado e desenvolvimento.
Ou seja: é algo muito importante pois garante a manutenção da autoestima e autoconfiança dos pequenos. Eles se tornam mais seguros de si e passam a desempenhar um papel muito mais ativo no seu aprendizado.
Assim, é possível fazer com que os pequenos se sintam capazes de superar desafios e escrever a sua própria história, o que pode até emocionar os responsáveis.
Então, educador, é essencial que você os ajude a fortalecer esse poder.
Leia também: Protagonismo infantil: asas para criatividade e autoconhecimento
Protagonismo infantil: filmes que inspiram
Agora que já conceituamos o termo e explicamos o que é protagonismo infantil e sua importância, vamos à prática. Como que trazemos essa ideia para as crianças?
Existe uma forma bem divertida e descontraída para isso: os filmes.
Eles podem ser uma porta de entrada muito boa para que as crianças percebam que são capazes de exercer sua autonomia e protagonizar a sua própria jornada. Então, que tal apresentar aos pequenos algumas obras inspiradoras?
Por isso, separamos 5 filmes que vão incentivar o protagonismo infantil aos seus alunos! Essas são ótimas opções para passar em sala de aula em uma dinâmica de Dia de Cinema, quem sabe. 🍿
Aproveite para curtir com os pequenos! E, para conferir nossas recomendações, continue lendo o texto!
1. Moana (2017)
“Moana” é um filme sobre uma grande jornada de aventura. Entretanto, o verdadeiro conflito na história é de autoconhecimento. A personagem principal, Moana, luta ao longo do filme com essa questão central “Quem sou eu?”.
E essa é uma pergunta que muitos alunos podem se fazer durante a infância. Principalmente porque ainda estão se descobrindo e se entendendo.
O filme também aborda essa tensão entre as expectativas dos outros e as suas próprias vontades. Além disso, traz a importância de ouvir nossas próprias vozes interiores, o que pode ser uma questão bem familiar para muitos.
No final, Moana é capaz de ouvir a si mesma e encontra sua identidade como uma viajante e seu propósito em sua comunidade, além de ser a líder.
A construção de identidade e liderança são dois assuntos muito importantes no enredo. Assim como deve ser para as crianças na escola temas centrais da vertente do protagonismo infantil.
A personagem da Vovó Tala é um ótimo exemplo para inspirar as crianças também. Ela nunca teve medo do que as outras pessoas na ilha pensavam sobre ela e das maneiras pelas quais ela vivia sua vida de forma diferente das deles.
Ela simplesmente fez as coisas que a fizeram feliz e tentou ensinar os outros a fazer o mesmo. Essa é uma grande lição para passar aos seus alunos.
Além disso, a animação também fala sobre superação, aprender com os erros e trabalhar a confiança e empatia.
A temática de resolução de problemas com persistência e criatividade também são bem exemplificados no longa.
Leia também: Habilidades de vida: o que são e por que as escolas devem desenvolvê-las?
2. Onde Vivem os Monstros (2009)
Apesar de a história parecer um pouco sombria para as crianças, a narrativa possui um olhar valioso sobre o mundo dos pequenos e suas percepções.
No longa, Max é um garoto rebelde e sensível que foge de casa após sua mãe o colocar de castigo.
Ele, então, cria o seu próprio universo, onde vivem os monstros e ele se torna o rei, responsável por criar atividades e jogos como diversão.
Nesta obra estão representadas diversas fases e emoções do desenvolvimento infantil, da raiva ao luto, da imaginação à tirania. Em alguns momentos, o filme é mais voltado para o público jovem-adulto, mas também traz lições valiosas para os pequenos.
Assim como a jornada de Max neste lugar assustador, escondido, próximo e familiar no qual vivem os – nossos, de todos – monstros.
É uma oportunidade para perceber como aprender a lidar com os comportamentos das crianças em sala de aula, num trabalho em conjunto com os responsáveis e as famílias.
Além disso, “Onde Vivem os Monstros” também estimula a autonomia na escola. Pois ajuda os alunos a perceberem as suas dificuldades e facilidades e até mesmo dá conselhos para incluir alunos introvertidos e aplicar regras de convivência.
3. O Pequeno Nicolau (2009)
“O Pequeno Nicolau” é um filme inspirado na série literária infantil franco-belga de mesmo nome. Essa obra retrata a perspectiva do menino Nicolau sobre a escola, os pais e a chegada de um possível irmãozinho.
O filme traz sentimentos muito comuns da infância, como o medo e o ciúme, e os aborda de uma forma leve e didática.
Os sentimentos fortes da infância colocam Nicolau e seus amigos em situações engraçadas, representando um pouco do universo infantil e suas típicas atitudes e emoções.
Portanto, é uma oportunidade para iniciar uma conversa com os pequenos sobre o seu emocional.
Isso porque prezar o diálogo sobre como a criança está se sentindo, suas expectativas e ansiedade, é essencial para uma boa comunicação.
Fazer as crianças entenderem os seus próprios sentimentos com facilidade é uma etapa muito importante para seu crescimento.
Então, com a ajuda do filme, as crianças começam a entender a importância de compreender certas emoções e alguns comportamentos.
Além disso, as incentiva a buscar sempre compreender o motivo por trás de tudo isso, o que chamamos de “a raiz do problema”.
Outros direcionamentos possíveis para se abordar em sala de aula podem ser sobre a relação de Nicolau com seus amigos, a personalidade de cada um deles, o trabalho em grupo, a relação com a escola e o carinho pelos professores.
Ou seja, o protagonismo infantil nas escolas também é dar voz aos alunos e observá-los com suas atitudes diárias.
4. Divertida Mente (2015)
A animação da Disney traz um grande diferencial para os filmes infantis. Isso porque ela retrata um pouco do que se passa dentro da mente humana.
No filme, acompanhamos a jovem protagonista Riley, uma garota de 11 anos, que precisa lidar com as mudanças que estão ocorrendo na sua vida.
Sendo assim, o mais interessante do filme é a materialização das emoções básicas humanas. Por exemplo: a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza.
Elas são as emoções que contribuem para que a criança compreenda a importância de identificar cada uma delas. Como é um filme muito colorido e bem didático, as ensina a equilibrá-las de acordo com as suas experiências de vida.
Além disso, o caráter lúdico e alegre costuma predominar na primeira infância, produzindo belas memórias, como o próprio filme mostra.
Porém, com o passar do tempo e com novas experiências, outras emoções começam a exercer certa influência em nossas atitudes.
E é neste processo de transformação que a narrativa se encontra e mostra como é necessário encontrar equilíbrio entre todas as emoções e saber compreendê-las.
O filme é uma ótima oportunidade para explorar as habilidades emocionais das crianças, fazendo-as entender suas frustrações, alegrias e outras reações que surgem no dia a dia e em variadas situações.
Assim como pensar em alternativas para que os alunos possam expressar suas emoções e pensamentos, como projetos práticos, e em geral, artísticos e tecnológicos.
Ah! E uma continuação da história está para sair já já. E ela promete abordar novas emoções, como por exemplo, a ansiedade. Por isso, Divertida Mente (e, futuramente, sua sequência) é uma ótima escolha de filme para abordar protagonismo infantil.
5. D.P.A. – O Filme (2017)
O filme é oriundo da série de mesmo nome: os Detetives do Prédio Azul.
Nessa obra, a história continua a acompanhar as aventuras dos três amigos que moram no mesmo prédio. E eles têm um grupo dedicado a desvendar mistérios que ocorrem por lá.
Tudo isso acontece, claro, longe dos olhos dos adultos. As crianças são detetives independentes! Então, podemos dizer que é um filme repleto de protagonismo infantil, né?
Ou seja, as crianças têm um espaço onde podem ser e pensar de maneira original, sem interferência sobre instruções a seguir demandadas por outros.
Assim, elas são capazes de resolver os problemas que surgem, como por exemplo, o desaparecimento de um quadro falante, e lidar com a síndica do prédio, que é uma bruxa.
Sempre de maneira criativa, o trio trabalha em equipe e sabe reconhecer as melhores qualidades de cada um e como isso pode contribuir na solução do mistério.
A individualidade de cada personagem é destacada no filme, mostrando que, mesmo sendo diferentes, conseguem trabalhar em equipe.
“D.P.A. – Detetives do Prédio Azul” é nada menos que uma criação de um universo lúdico, algo similar ao que projetos literários e tecnológicos podem oferecer aos alunos quando se foca no protagonismo infantil na escola.
A história brinca muito com elementos fantasiosos e incentiva a criatividade dos pequenos que estão assistindo.
Além disso, também vale lembrar que tornar a criança mais ativa na tomada de decisões e ter iniciativas para desafios e projetos é formar seres humanos mais ativos na sociedade.
Da mesma forma que estimula maior senso de responsabilidade, crianças mais ativas e empáticas, desenvolvimento da autoestima e habilidades sociais, além do sentimento de pertencimento àquele espaço.
Conclusão
Viu só como existem vários filmes que ajudam a desenvolver o protagonismo infantil? E a lista não acaba por aqui! Essas são apenas algumas sugestões, educador.
Que tal dar uma chance às obras audiovisuais e apresentá-las aos seus alunos? Você pode decidir o melhor momento: um Dia de Cinema na escola, durante o recreio, na aula depois de uma prova… Fica a seu critério!
Não deixe de apresentar aos pequenos a importância do protagonismo infantil. Essa noção de autonomia é muito importante para o crescimento e amadurecimento das crianças.
Falando nisso, você sabia que também pode incentivar o protagonismo dos seus alunos dando asas à sua imaginação? Para isso, pode contar com a ajuda da Estante Mágica!
Somos a maior experiência de leitura e escrita do Brasil e propomos diversas atividades de escrita. Ao final da experiência, cada aluno vai ter um livro escrito para chamar de seu.
E a melhor parte é que as crianças ainda terão a chance de ver seu trabalho lançado em um livro físico. Não é incrível? 😍
Com essa experiência, eles se tornarão protagonistas de sua própria jornada e vão exercitar a sua criatividade.
Não perca tempo e aplique sua escola agora! É muito fácil!
Basta inscrever a sua escola na Estante Mágica clicando aqui.
Vamos adorar dar asas à imaginação dos seus alunos! ❤
Vânia
06/julho/2018 @ 14:41
Tenho gostado muito das publicações que recebo.
Essa última sobre os filmes, muito boa. Pois trabalho muito com minha filha sobre as mensagens trazidas nos filmes que essistimos, em especial Divertida Mente, que eu amo.