A importância das estratégias para aproximar alunos da escola
“Pequenos gestos que fazem a diferença”. Você já ouviu essa frase antes? Ela se encaixa muito bem no ambiente escolar, principalmente quando se trata da relação escola-estudante. E também em estratégias para aproximar alunos da escola e em como aplicá-las no dia a dia.
Educadores, vocês sabem, além dos nomes, algo relativo aos seus estudantes? Suas disciplinas favoritas, seus hobbies e suas aspirações? Já pararam para pensar em como saber esses detalhes é importante?
A fim de planejar estratégias para aproximar alunos da escola, os coordenadores e professores não precisam ir muito longe ou realizar planos mirabolantes.
A verdade é que para criar laços com os estudantes a escola tem que mostrar que eles são parte da comunidade. Vamos entender isso melhor nos tópicos abaixo 😉
O poder de ser visto
Além de entender como os alunos veem a sua escola, é necessário que a escola também enxergue os alunos. E como podemos fazer isso? Simples. O pontapé inicial pode vir das reuniões pedagógicas.
Os professores começam examinando atentamente as listas dos estudantes que estão presentes em sua classe, cruzando periodicamente as informações com os colegas.
No início, algumas crianças terão mais informações do que outras, que serão reconhecíveis apenas pelo nome e pelo rosto e suas vidas fora da escola serão um mistério.
A ideia é mudar essa perspectiva durante o ano letivo. A atividade leva a equipe pedagógica a olhar além de suas lições para refletir sobre o quão bem ela realmente conhecem seus alunos, levando-os a construir conexões reais que podem fazer a diferença no futuro de uma criança.
A prática também é o ponto de entrada para um maior foco na aprendizagem social e emocional do estudante, algo que a BNCC propõe ao falar sobre competências socioemocionais.
Diminuindo o distanciamento, construindo novas relações
Uma vez que os professores percebem essas lacunas no conhecimento dos alunos, eles são orientados a procurar maneiras de conhecer melhor os alunos com base em três eficientes práticas de sala de aula: rituais e rotinas de boas-vindas, métodos de ensino mais envolventes e reflexões da classe ao final da aula.
Essas estratégias para aproximar alunos da escola propõem nada menos que diminuir, inicialmente, a distância do professor com o seu aprendiz.
Às vezes, o educador tem um estudante exemplar em sua turma, mas em termos de socialização, ele é totalmente reservado. E com o tempo, o próprio professor deixa de se preocupar em interagir com o aluno, focando em outros que “requerem mais” a atenção.
Porém, isso se torna uma falha, pois dá a impressão que a escola se importa apenas com os resultados acadêmicos, deixando de lado a construção de habilidades sociais e emocionais do estudante.
Para reverter tal situação, os professores devem começar com pequenos atos de integração, como conversar sobre os brinquedos ou adesivos que o aluno traz para a aula ou qualquer coisa que possa fazer uma conexão pessoal.
Criar ou adotar jogos que estimulem a participação de todos na sala de aula também é uma forma de mostrar à criança que ela é importante para a turma.
Atividades em grupo como um círculo familiar ajuda a promover um senso de comunidade e pertencimento. Os alunos podem escrever elogios anônimos sobre seus colegas em bilhetes ou Post-it e colocá-los em uma caixa.
Ao fim da aula, o professor pode ler em voz alta. Os elogios servem para fazer com que cada aluno se sinta conhecido e apreciado dentro do grupo, além de ajudar o educador a aprender mais sobre os próprios alunos.
Vale lembrar também que as estratégias para aproximar o aluno da escola pode vir com simples práticas como uma saudação.
O professor pode criar um cumprimento diferente para a sua turma ou ao fim de cada aula se despedir com uma saudação individual.
Muitas vezes um simples “Bate aqui!” é o suficiente para quebrar o gelo e iniciar uma conversa com a criança.
Expandindo o ambiente acolhedor
As dinâmicas de boas vindas e coletividade na sala de aula podem ser excelentes estratégias para aproximar alunos da escola.
Isso cria um sentimento de pertencimento para o aluno, que percebe que a instituição tem o interesse em acompanhá-lo na jornada pedagógica.
Mas, vale também ressaltar que se os educadores se disporem a expandir tal prática para além das salas de aula, o resultado será ainda mais positivo.
Descobrir quais são os interesses das crianças para além da escola abre muitas portas. Por isso, saiba conversar com elas.
Perguntas como: “Quais desafios que você enfrenta atualmente?” ou “O que gostaria de mudar na escola?” são ótimas bases para desenvolver confiança e lealdade.
Outros funcionários da escola também podem se incluir nas atividades. Bibliotecários, funcionários da secretaria e da cantina também são essenciais para criar um ambiente acolhedor para os estudantes.
É sempre bom pensar em como alunos que não formam conexões significativas na escola podem estar em risco com problemas comportamentais.
Todo estudante precisa pertencer e se conectar a pelo menos um professor ou um adulto na instituição.
Tudo isso também é benéfico para o controle de situações desagradáveis ou problemas maiores que a escola pode enfrentar.
A aproximação dos professores com os alunos ajuda a resolver desde as dificuldades de aprendizagem ao combate ao bullying, por exemplo.
E mais, uma boa relação com os estudantes atrai também um bom relacionamento com os pais e responsáveis. Eles possuem um papel fundamental no desenvolvimento dos filhos e estreitar e priorizar essa comunicação é uma das práticas essenciais para trazer resultados positivos.
E você, tem usado quais estratégias para aproximar alunos da escola?
Renan Gomes
31/maio/2018 @ 09:29
Dicas valiosas. É dever da escola, garantir um ambiente propicio para que todos os alunos possam desenvolver também o campo social.
Perci
28/maio/2018 @ 12:37
Formei um grupo no WhatsApp com alunos de uma das minhas turmas e eles dialogam entre si sobre os mais diversos assuntos.