Dinâmicas para a primeira semana de aula!
Retornar às aulas é um momento que requer bastante preparação pedagógica. A chave de ouro é fazer com que seus alunos se sintam bem-vindos. E, para isso, é preciso estabelecer um bom relacionamento durante as primeiras semanas de aula. Então, para tornar a volta às aulas um momento mais especial, que tal pensar em receber seus alunos com dinâmicas? Pensamos em algumas sugestões de atividades que irão ajudá-lo a criar um ambiente confortável com os alunos 😉
Dinâmica do nome
O primeiro passo para conhecer seus alunos é pelo nome. E como todo professor(a) passa todo ano pelo mesmo dilema de memorizar o nome dos estudantes, nada melhor que fazer uma dinâmica que seja benéfica tanto para as crianças quanto para os docentes.
Para começar, peça aos alunos que se sentem em círculo no meio da sala. O ideal é que os professores também participem dessa atividade, já que isso o ajuda a aprender os nomes dos alunos. Em seguida, peça a cada criança que diga seu nome e repita os nomes que vieram antes deles. Para facilitar a lembrar os nome, é uma boa ideia ser o último da roda.
Outra ideia é colocar uma ficha com o nome e a foto de cada aluno em uma caixa. Peça para que a caixa circule entre as crianças até que o professor apite ou sinalize para parar. O aluno que ficar com a caixa em mãos deve pegar um ficha e dizer características e qualidades do nome escolhido até que a turma adivinhe quem é.
Fazendo um auto-retrato
Aqui a ideia é deixar o aluno explorar sua criatividade. Pode ser feito com palavras, imagens, colagem ou desenhado manualmente. A intenção é que eles se descrevem de uma forma bem divertida. E será bem interessante e eficaz se o professor fizer um também.
Oriente a fazer algo de forma lúdica, para que a criança abuse da imaginação. Por exemplo, peça para que eles se retratem como se fossem um personagem, como um super-herói/super-heroína, de acordo com suas características, medos e habilidades.
Como iniciativa, o(a) professor(a) pode fazer um seu, desenhando um personagem que ama ler, adora comer chocolate, tem medo de altura e pratica esportes, por exemplo. A ideia da dinâmica é se apresentar de modo bem descontraído, mostrando que todos possuem características próprias.
Conhecendo os colegas
Conforme os alunos entram na sala de aula, entregue a cada criança uma peça de quebra-cabeça. Uma vez que os alunos se instalem, instrua-os a caminhar pela sala e encontrar a outra parte do desenho. À medida que vão se conhecendo, eles devem se apresentar e contar um fato importante sobre si mesmos.
No final da dinâmica, cada dupla que completar o quebra-cabeça deve se apresentar e informar a classe sobre curiosidades que aprenderam um com o outro. Esta atividade também pode ser feita com um pedaço de fio. Corte cada pedaço de fio em diferentes comprimentos. Os alunos que têm o mesmo comprimento de fio são um par e, consequentemente, realizam o resto da interação.
Trabalhando em grupo
Divida sua turma em cores, especificando uma para cada estudante. Faça uma roda ou escolha uma mesa principal para colocar um desenho em branco. Cada parte do desenho deve ser colorido com uma determinada cor, que é especificada com cartões a parte.
Assim, de forma sortida, cada aluno deve escolher um cartão e ler em voz alta a cor necessária para pintar tal parte do desenho. Ao falar a cor, a criança que tiver a tinta/lápis/caneta da mesma tonalidade deve dar um passo a frente e pintar o desenho. A atividade segue assim até toda a imagem ser colorida completamente.
Essa dinâmica serve para mostrar como trabalhar em grupo e que cada um tem sua parte essencial no exercício. Todos são necessários para completar a atividade. Inclusive se, por exemplo, um dos cartões pedir uma cor que só é possível ter a partir da mistura de duas delas, reforça a importância do trabalho em equipe.
Mensagens de boas-vindas
No primeiro dia de aula, peça aos seus alunos que escrevam mensagens alegres, de boas vindas, entre outras. Após feito, coloque em balões – marcando o nome do aluno que escreveu. No último dia da primeira semana de aula, distribua os balões, de forma que cada criança pegue o de um coleguinha da turma.
Cada criança deve estourar um balão e ler em voz alta a mensagem escrita. A intenção é propagar uma boa comunicação com a turma. É legal que essa seja uma atividade em que todos participem, inclusive você, professor! 🙂
Montando uma cápsula do tempo
Com uma caixa de biscoito ou uma lata vazia, explique os alunos como criar uma cápsulas do tempo em miniatura. Primeiro deixe que eles usem a criatividade ao pintá-la, colar adesivos e etc. Depois, peça a cada criança que inclua itens feitos durante o ano, como um exercício, o auto-retrato e um texto.
Cada cápsula deve ser mantida na sala de aula, nomeada e exposta de forma que a criança sempre a veja. Ao final do ano letivo, abra a caixa e compare as mais recentes atividades com as do início do ano. A intenção da dinâmica é mostrá-los suas evoluções, fazendo com que os pequenos enxerguem seu crescimento na escola.
Elogios
Incentive seus alunos a elogiar os coleguinhas. Tal ato pode ser praticado de vários formas e uma das mais simples é fazer com que os alunos escrevam sobre os outros. Uma das ideias é criar um grande quadro onde as crianças escrevam elogios, uma para a outra.
Cole uma foto ou até mesmo o auto-retrato e deixe um espaço em branco para os recados. Canetas coloridas e adesivos também ajudam bastante a deixar um ar descontraído, o que incentiva o uso pelos alunos. Essa é o tipo de dinâmica que pode ser usada durante todo o ano letivo, estreitando as relações dos alunos e criando um ambiente mais amigável na sala de aula. E o mais legal é que é uma atividade que pode ser feita desde os pequenos até os adolescentes.
Inserir um pouco de brincadeiras com fundamentos ricos pedagogicamente é um caminho muito interessante a se tomar. E aí professores, preparados para usarem novas dinâmicas com seus alunos? 😀
05/março/2018 @ 17:04
Excelentes sugestões!!
26/fevereiro/2018 @ 19:43
Adorei as dinâmicas!