“Meus alunos têm diferentes níveis de alfabetização. E agora?”
Entre alguns obstáculos que todo professor encontra em sala de aula, um deles é ensinar a alunos com diferentes níveis de alfabetização. Por isso, neste artigo te mostraremos algumas medidas para lidar com a questão =)
Antes de tudo, é preciso que os educadores se preparem desde a boas reuniões pedagógicas até testes de alguns métodos.
E tudo começa com conhecendo o seu público e buscando medidas que atendam seus diferentes níveis de alfabetização.
Vamos ver como fazer isso?
Discussão e análise de necessidades
É fácil para os alunos ficarem frustrados em uma classe de habilidade mista. Alunos em nível mais avançado podem se sentir retidos, e estudantes em um nível mais moderado podem se sentir pressionados.
E, no meio disso, o professor pode se sentir estressado. Portanto, a melhor solução para isso é ter uma discussão de classe aberta sobre a situação da sala de aula. Ou seja: reconhecer a situação junto aos alunos.
Para a educação infantil, aborde o assunto com delicadeza, durante atividades de escrita e oralidade. De que maneira?
Pergunte aos alunos, por exemplo, o que eles acham difícil e fácil de realizar como exercício. Assim, você terá uma noção maior de como instrui-los.
Para não causar timidez, o professor pode separar um momento na aula para conversar em particular com cada criança, de forma bem descontraída.
Também é uma ótima sugestão juntar os alunos, pedindo para um ensinar ao outro, mostrando como ajudar ao colega faz bem para ambos.
Assim, eles se aproximam, aprendem mais e ainda colocam o espírito de equipe em prática.
Além disso, tenha uma conversa produtiva com os pais e responsáveis, para que eles apresentem suas observações sobre o desempenhos dos seus filhos quanto a aprendizagem.
Depois, estimule os alunos a refletirem sobre seu estilo de aprendizado, estratégias de aprendizado, aproveitamento da aprendizagem, motivação, pontos fortes e fracos. Perguntas que podem ser incluídas são:
– De que tipo de atividades de aula você gosta?
– Nas atividades escolares, você prefere apresentação oral ou escrita?
– Você prefere trabalhar individualmente ou com um colega?
Ensine o mesmo conceito de várias maneiras
Isso é importante em qualquer classe porque existem muitos tipos de estilos de aprendizado.
Mas isso é especialmente importante em uma classe de diferentes níveis de alfabetização, de modo que ninguém seja deixado para trás. Por isso, adote essas três fases:
Contar
O educador pode começar sua aula dando as informações verbalmente. Eles gradualmente conseguirão identificar palavras e entender frases. Fale bem devagar e escolha termos importantes.
Por exemplo, se eles não entenderem muito, você poderá repetir uma palavra-chave algumas vezes e fazer com que ela seja dita também.
Escrever
Use e abuse do quadro-negro da sala de aula. Ele é muito importante porque permitirá aos alunos ver a lição. Alguns alunos simplesmente aprendem mais visualmente. Isso é útil tanto para iniciantes quanto para alunos avançados.
Os mais novos precisam se familiarizar com a ortografia e, embora possam se esforçar para entender o que o professor está dizendo, a visualização da palavra permitirá que eles aprendam.
Mas isso também ajudará os alunos avançados, que podem não ter aprendido as ortografias adequadas.
Mostrar
É legal que o educador sempre use recursos visuais para ajudar seus alunos ou até mesmo fazer com que seus alunos mostrem algo agindo por conta própria!
Por exemplo, se o tema de formas geométricas está sendo ensinado em sala de aula, os alunos podem levar alguns objetos que correspondam a cada forma. Ao mostrar o objeto, os iniciantes poderão entendê-lo.
Depois, o professor pode questionar sua classe sobre outras formas similares e fazer com que ela nomeie, escreva e fale. Isso incentiva a participação dos alunos e torna a aula mais significativa para todos os níveis.
Forneça vários níveis de cada atividade
Mesmo que o professor esteja ensinando um livro ou um tema específico, sempre há maneiras de expandir uma tarefa para desafiar os alunos que precisam dela.
Essa é uma forma de abraçar todos e conseguir corresponder aos diferentes níveis de alfabetização da turma. Por isso, separamos algumas dicas de acordo com o nível de cada estudante. Dá uma olhada:
Principiante
Inicie qualquer tarefa com o aluno de nível mais baixo em mente.
Se sua turma incluir alguns alunos que estão no processo inicial da alfabetização, verifique se sua tarefa começa em um nível iniciante para que eles possam aprender o básico.
Não pule o básico só porque alguns alunos ficaram entediados. Em vez disso, expanda esses princípios para aqueles em um nível mais alto.
Intermediário
Depois de cobrir o básico, torne a tarefa um pouco mais difícil para os alunos no próximo nível. Qualquer aluno que já conheça as etapas básicas pode fazer algo mais desafiador do que a tarefa original.
Por exemplo, se no exercício anterior os alunos tinham que escrever as vogais e/ou o alfabeto completo na ordem certa, agora estimule a encontrar palavras que comecem com as letras escritas.
Avançado
Para desafiar esse grupo, o professor pode apostar na complexidade da tarefa. Um exemplo: se eles já conhecem o alfabeto e sabem escrever corretamente, planeje um ditado.
Comece falando devagar e em sílabas e vá aumento a velocidade da oralidade. Isso vai desafiar os alunos a se concentrarem na escuta e aprimorarem sua ortografia.
O mesmo vale para o exercício inverso. Palavras escritas que devem ser faladas pelas crianças, para saber se estão compreendendo os sons e entonações corretas.
Dê atenção pessoal
Enquanto os alunos estão trabalhando em uma tarefa, certifique-se de dar a volta e interagir com seus alunos.
Dê uma olhada no trabalho deles para garantir que os iniciantes o entendam e aproveite a oportunidade para desafiar os alunos mais avançados.
É extremamente importante que todo o processo seja acompanhado a todo momento, pois exigirá do professor enxergar as dificuldades e o desenvolvimentos dos seus alunos.
Principalmente para saber se suas técnicas planejadas estão progredindo ou merecem ser aprimoradas.
Atividades como poesia, música e exercícios com literatura são ótimos para ajudar a equilibrar os diferentes níveis de alfabetização das crianças.
Pois, além de darem um dinamismo na sala de aula, ajudam a estimular a criatividade e engajamento dos pequenos.
Isso faz com que eles treinem seu aprendizado com coisas do dia a dia e avancem com qualidade no ensino.
Além disso, vale lembrar que vivemos em um momento de mudanças na educação brasileira, com a implementação da BNCC e suas competências requeridas.
Por isso, é ainda mais necessário pensar sobre os modos de ensino e a atenção a cada aluno, para que todos tenham direito a uma educação plena uniformemente.
Todos os educadores são capazes de fazer a diferença na sala de aula. Vamos tentar algumas ideias novas? 💡
Ana Patrícia
12/setembro/2019 @ 00:31
Achei ótimo
Raiana Andrade
14/abril/2019 @ 20:34
Conteúdo rico em informações!
Denise Barreto
10/maio/2018 @ 17:33
A minha turma é exatamente assim.
Lucineide
10/maio/2018 @ 08:58
Nossa achei interessante o artigo , isso vai me auxiliar muito na minha aprendizagem, pois estou como auxiliar de alfabetização.