Dia Nacional do Livro: 5 obras que todo diretor escolar deve ter na prateleira
Hoje é o Dia Nacional do Livro! Neste artigo, confira alguns livros indispensáveis aos diretores escolares.
Em geral, todo educador tem uma estante repleta de livros profissionais. E, para comemorar o Dia Nacional do Livro, nada melhor do que aproveitar a data para enchê-la de mais livros inspiradores!
Por isso, confira cinco obras que todo diretor escolar deve ter na sua biblioteca pessoal:
1. O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Diretores de Escola, da Comunidade Educativa Cedac (Editora Moderna)
Este livro é um guia que tem a intenção de treinar o olhar do profissional para refletir sobre os espaços escolares sem dúvidas ou mistérios.
A ideia da leitura é proporcionar a percepção de cada situação e seu lado pedagógico para resolver os conflitos sem buscar culpados.
A intenção dos autores é apresentar as diversas formas de solucionar os problemas que podem surgir e como comunicar a proposta que a escola desenvolve para o público.
2. Dimensões da gestão escolar e suas competências, de Heloísa Lück (Editora Positivo)
A essência do livro é fundamentar os princípios da educação e da gestão escolar e suas competências.
Para a autora, as limitações das ações gestoras estariam associadas diretamente às concepções dos próprios gestores sobre a área.
Ou seja: para um bom trabalho cabe ao profissional conhecer profundamente sua área. Só assim será capaz de compreender processos, desafios e exigências de uma direção escolar.
3. Ser Professor e Dirigir Professores em Tempos de Mudança, de Lourdes Bezerra, Olga Casanova, Jerônimo García Ugarte (Editora Paulinas)
Todo o princípio deste livro é a busca por um novo modelo de direção e como ela pode ser realizada a partir de novos processos de comunicação – tendo a empatia como a alma de todo o desenvolvimento.
Para isso, os autores dão foco ao trabalho em equipe, papel da liderança e como trabalhar o clima organizacional que predomina na escola.
O livro também traz reflexões sobre a ideia de educação como tarefa de humanização. São divididas em quatro seções – direção, ser professor, educação em geral e temas variados – e com outras indicações bibliográficas.
4. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas, de Adelar Hengemühle (Editora Vozes)
A ideia do autor neste livro é, através de referências teóricas, fundamentar e orientar a forma como a educação pode ser concretizada.
Desta forma, o livro apresenta uma lista de fatores que devem ser considerados em qualquer projeto educacional, como o perfil do aluno que os professores e gestores estão buscando.
Além disso, também é posto em foco os fundamentos educacionais que podem dar vida aos conteúdos, à metodologia e à avaliação para uma escola.
5. O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública, de Claudia Zuppini Dalcorso (Palco Editorial)
Como o próprio título já sugere, o livro aborda a importância do planejamento estratégico para o trabalho dos gestores escolares.
Nele, a autora frisa como ele é importante para o sucesso final e que o primeiro passo para a mudança é o diagnóstico preciso da realidade para elaborar um plano de ação que envolva todos na escola.
O legal da leitura é que a autora parte de sua própria experiência em sala de aula e na direção para refletir sobre projetos que podem ser aplicados e realizados de maneira coletiva.
Bônus: A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho, de Fernando Hernández e Montserrat Ventura (Editora Artmed)
Pensando sobre as novas metodologias pedagógicas e o modo como escolas inovadores se estruturam, esse livro pode ser uma ótima leitura para tempos de mudanças na educação brasileira.
Com base na obra de John Dewey, pedagogo estadunidense, os educadores Hernández e Ventura questionam a organização tradicional dos currículos escolares e sua eficácia.
Os autores defendem que todos os conteúdos podem ser aprendidos com a elaboração de projetos coletivos, o que evita que os alunos assumam um papel passivo na aprendizagem.
Ou seja: os estudantes devem ser os protagonistas da própria educação e, se possível, mediados através de metodologias ativas e projetos interdisciplinares, com os professores como auxiliadores da aprendizagem.
Todas essas sugestões de leitura neste Dia Nacional do Livro são em prol de uma boa e eficaz prática pedagógica. Como líder de uma escola, o diretor tem como maior compromisso melhorar sempre o aprendizado dos alunos.
Portanto, refinar a prática como diretor e gestor e entre a equipe deve estar no topo da lista de prioridades. É o que leva a criação de uma cultura escolar positiva e a busca notória pelo sucesso da escola.
Uma cultura escolar positiva incentiva maior esforço e produtividade, melhora a colaboração colegial, apoia esforços bem-sucedidos de mudança e melhoria.
Também constrói compromisso e identificação de alunos e professores com sua escola e amplifica energia e motivação de funcionários e alunos.
Além dessas obras, outras publicações oficiais como manuais, informativos e cartilhas educacionais são ótimos documentos para se recorrer.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação (MEC), por exemplo, são dois órgãos que oferecem informações muito importantes para manter-se atualizado sobre as leis e indicações que norteiam o trabalho dos educadores.
Sem falar da importante e recente Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que é um documento que deve estar sempre nas considerações pedagógicas atuais.
Ter sempre tempo para uma leitura deixa o diretor mais próximo de também de ser um formador da comunidade de leitores que a escola busca atingir.
Nesse contexto, aproveite o Dia Nacional do Livro para compartilhar essa prática com a equipe e manter espaços pedagógicos de leitura dentro e fora da sala de aula para os alunos, como referência.
E mais: como um educador, inspire-se em pessoas que buscam sempre melhorar a perspectiva pedagógica no país. A troca de experiências e novos projetos pode sempre resultar em grandes benefícios.
Recorra a espelhos profissionais e faça da equipe de educadores a sua melhor inspiração para novos caminhos na sua escola.
Pesquise, ouça e troque ideias. Reflita sobre tentativas de inovações e relembre que o educador é um mensageiro de diversos aprendizados.
E vocês, diretores, quais títulos são suas referências neste Dia Nacional do Livro?