Aprendizagem baseada em problemas: por que todo educador deve conhecer?
Método que tem sido cada vez mais adotado por escolas, a aprendizagem baseada em problemas traz benefícios para o ensino dos alunos e se adequa às novas demandas da educação.
A educação brasileira está exigindo novas demandas e com isso novas metodologias estão em alta. Tal é o caso da aprendizagem baseada em problemas, também conhecida pela sigla em inglês PBL (Problem Based Learning).
A proposta deste método é integrar, através de projetos, os principais conhecimentos e estimular o desenvolvimento das habilidades do século 21.
Vamos entender por que é interessante para os educadores conhecerem esta aprendizagem e levá-la para as salas de aula?
Mas, afinal: o que é a Aprendizagem Baseada em Problemas?
O aprendizado baseado em problemas é um modelo de ensino que busca preparar melhor os alunos para resolver problemas e questões do mundo real.
A ideia principal dessa metodologia é estruturar o ensino dos alunos em atividades e exercícios práticos, apresentando aos estudantes problemas em várias etapas para que eles resolvam ou fazer perguntas complexas às quais eles devem responder.
Esses projetos geralmente forçam os alunos a usar várias técnicas de aprendizado para obter sucesso, incluindo pesquisa, dedução lógica e aprendizado interativo (tentativa e erro).
Como esses projetos geralmente são muito grandes e, às vezes, complexos para um aluno fazer sozinho, a adoção desse ensino também tende a incentivar o trabalho em equipe.
Por que usar a Aprendizagem Baseada em Problemas?
A PBL funciona bem com todos os alunos, tornando suas estratégias ideais para salas de aula heterogêneas, onde os alunos com habilidades mistas podem reunir seus talentos de forma colaborativa para inventar uma solução.
Essas técnicas também se prestam a uma orientação interdisciplinar, pois a resposta a um problema frequentemente requer informações de diversas áreas acadêmicas.
Ao permitir que as crianças dirijam suas próprias atividades e dando-lhes maiores responsabilidades, os professores mostram como se desafiar e aprender por conta própria.
PBL ajuda os alunos a desenvolver habilidades de vida
O modelo da velha escola de aprender passivamente os fatos e recitá-los fora de contexto já não é suficiente para preparar os alunos para atuarem plenamente no mundo de hoje – vide a reformulação do ensino com a BNCC.
Resolver problemas altamente complexos exige que os alunos tenham habilidades fundamentais (leitura, escrita e matemática) e habilidades do século XXI (trabalho em equipe, resolução de problemas, coleta de pesquisas, gerenciamento de tempo, síntese de informações, uso de ferramentas de alta tecnologia).
Com essa combinação de habilidades, os alunos tornam-se gerentes de seu processo de aprendizagem, orientados por um professor qualificado.
A aprendizagem baseada em problemas oferece uma avaliação mais completa
A avaliação permite documentar sistematicamente o progresso e o desenvolvimento de uma criança. A PBL incentiva isso fazendo o seguinte:
• Isso permite que o professor tenha várias oportunidades de avaliação;
• Permite que uma criança demonstre suas capacidades enquanto trabalha de forma independente;
• Mostra a capacidade da criança de aplicar as habilidades adquiridas, como o ato de fazer uma pesquisa;
• Desenvolve a capacidade da criança de trabalhar com seus pares, construindo habilidades em equipe e em grupo;
• Permite que o professor aprenda mais sobre a criança como pessoa;
• Ajuda o professor a se comunicar de maneira progressiva e significativa com a criança ou com um grupo de crianças em uma série de questões;
O professor e a aprendizagem baseada em problemas
Na PBL, os professores fazem parte da jornada de aprendizagem do aluno em vários níveis, mas menos como “detentores de conhecimento” e mais como mentores. Para isso, é necessários que os docentes dediquem-se a:
• Fornecer apoio, empatia e inspiração;
• Facilitar o pensamento, crescimento e engajamento;
• Gerar atividades em sala de aula com base na compreensão dos alunos;
• Fazer o estudante se sentir seguro para experimentar novas abordagens e testar ideias.
Um educador adepto pode coletar fontes, facilitar o pensamento e inspirar os alunos a impactar o mundo com seu aprendizado.
E mais: é importante ressaltar que o professor que adote esta metodologia na sua sala de aula deve saber procurar questões e atividades que se aproximem da realidade dos seus alunos.
Por isso, os professores adeptos a essa aprendizagem buscam entender seus estudantes e, em seguida, elaboram perguntas ou projetos dirigidos para estimular o pensamento, a paixão e a ação.
PBL promove aprendizagem ao longo da vida
A aprendizagem baseada em problemas promove a aprendizagem ao longo da vida porque:
• Ao estimular o bom uso da tecnologia permite que alunos, professores e administradores alcancem conhecimentos além da escola;
• Os alunos tornam-se engajados construtores de uma nova base de conhecimento e se tornam aprendizes ativos e vitalícios;
• PBL ensina as crianças a assumirem o controle de sua aprendizagem, o primeiro passo como aprendizes ao longo da vida.
Sabe-se que as crianças têm vários estilos de aprendizagem. Eles constroem seus conhecimentos sob diferentes origens e experiências.
A PBL aborda essas diferenças, porque os alunos devem usar todas as modalidades no processo de pesquisar e resolver um problema, comunicando as soluções.
Quando as crianças estão interessadas no que estão fazendo e são capazes de usar suas áreas de força, elas alcançam um nível mais alto.
No geral, a aprendizagem baseada em problemas incentiva os alunos a desenvolverem uma abordagem equilibrada e diversificada para resolver problemas do mundo real, tanto por conta própria quanto em equipe.
A principal ideia é preparar os alunos para o sucesso no mundo real.
E você, já adota o método na sua escola?