Projetos para educação infantil: como ligá-los à BNCC e trabalhá-los!
Texto atualizado em 29/05/2024.
As competências gerais da Base Nacional Curricular Comum já estão definidas e precisam ser desenvolvidas em sala de aula. E como escolher projetos para educação infantil que contemplem essas competências requisitadas?
No texto de hoje falaremos mais sobre como colocá-los em prática. Confira!
A importância de projetos para educação infantil
Os projetos na educação infantil desempenham um papel crucial no desenvolvimento holístico das crianças. Eles proporcionam oportunidades valiosas para explorar, descobrir e aprender de maneira significativa.
Ao envolverem-se em projetos, as crianças são incentivadas a questionar, investigar e colaborar. E dessa forma estimulam sua curiosidade natural e promovendo um aprendizado ativo e envolvente.
Além de estimular a curiosidade, esses projetos também são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais.
E ainda, promovem a aprendizagem significativa, fornecendo experiências autênticas e contextualizadas que são relevantes para a vida das crianças.
Em suma, os projetos na educação infantil são uma ferramenta pedagógica poderosa que promove o desenvolvimento integral das crianças. E assim, as prepara para uma vida de aprendizado e crescimento contínuo.
Antes de tudo: conheça os tipos de projetos
Na educação infantil, há projetos que têm como foco o desenvolvimento de comportamentos leitores ou visam à aproximação com determinados conceitos científicos ou fatos históricos.
E há também outros voltados para os conhecimentos em arte.
São diversas as possibilidades de pesquisas e atividades feitas com as crianças que podem ser organizadas por meio desta forma de trabalho.
Os projetos podem reunir uma série de condições favoráveis. É assim que a escola poderá promover a construção de novos conhecimentos com sentido e profundidade.
Mas, para que isso ocorra, quais são os pontos a que os educadores devem prestar atenção?
Um aspecto muito importante é a escolha do tema e qual habilidade específica será desenvolvida com a atividade. Por isso, umas das primeiras perguntas deve ser: “Qual é a prioridade e a função de aplicar determinado exercício?”.
Nesse sentido, como escolher os projetos para educação infantil corretamente? Como englobá-los de acordo com as competências gerais da BNCC?
Para ajudar neste caminho, há alguns passos que podem ajudar a guiar o processo:
9 dicas para escolher os projetos
1. Escolha projetos que tenham como foco a ampliação dos saberes
Um projeto tem a função de dar sentido às aprendizagens.
E isso ocorre desde o início, com a escuta das crianças e a relação entre essa escuta e os propósitos de aprendizagens escolhidos para a atividade.
O papel do professor na condução de um projeto é de mediador, um provocador de novos sentidos e curiosidades.
E a intervenção acontece quando as crianças pedem e também quando ele mesmo vê essa necessidade. Ou seja, considera que há tempo adequado para acrescentar novas perguntas ou informações.
Dessa forma, a ampliação dos saberes será realizada com sucesso.
Exemplo prático: Sua escola pode iniciar o projeto “Exploradores do Meio Ambiente”; A ideia é realizar uma caminhada pela área externa da escola.
Nela as crianças serão incentivadas a observar e coletar diferentes elementos da natureza, como folhas, flores e pedras.
Em seguida, em sala de aula, os alunos poderão classificar e investigar as características de cada elemento. E assim, terão a curiosidade estimulada e ampliarão seus conhecimentos sobre o meio ambiente.
2. Tome cuidado para não ir longe demais – e aproveitar de menos
Outro aspecto que merece atenção especial é o processo de desenvolvimento dos projetos para educação infantil.
Quando é decidido envolver um grande número de áreas em um mesmo projeto, não há dúvida de que há uma boa intenção de ampliar os conhecimentos das crianças.
Porém, é importante considerar que o excesso de conteúdos pode comprometer o aproveitamento de todo o potencial. Ou seja, afetar as conexões entre os assuntos e a construção de alguns conceitos.
Para que a aprendizagem ocorra, é preciso envolver as crianças com regularidade em contextos de pesquisa sobre um mesmo assunto.
E mais, a intenção sempre é permitir que haja possibilidade de errar, socializar pensamentos, perguntar e estabelecer relações entre um conhecimento e outro.
Quando o planejamento e o desenvolvimento de um projeto transitam por muitos temas, as crianças podem não aprofundar seu conhecimento.
E o conteúdo que, inicialmente, deveria estar no foco da intenção educativa, termina por ser abordado somente de maneira superficial.
Exemplo prático: Uma ideia de projeto é ter como tema o “Mundo dos Sentidos”. O objetivo é se concentrar em explorar profundamente um tema específico, como os cinco sentidos.
Crie atividades em que as crianças possam explorar os cinco sentidos em estações sensoriais.
Por exemplo, visão (pintura), audição (adivinhação de músicas), olfato (adivinhação de cheiros), paladar (experimentação com olhos vendados) e tato (caixa de sensações.
Evite a tentação de incluir múltiplos tópicos que possam dispersar o foco e comprometer a compreensão dos alunos.
Em vez disso, mergulhe em atividades imersivas que permitam às crianças explorar cada sentido de forma significativa. Dessa forma, você garante que o aprendizado seja enriquecedor e que os conceitos sejam internalizados de maneira mais eficaz.
3. Aposte no estímulo à curiosidade das crianças
É inegável que as crianças possuem desejo constante de novos conhecimentos e isso pode ser explorado cuidadosamente em um projeto.
Cabe ao professor selecionar o que é essencial para determinado processo de pesquisa e cuidar para que as perguntas elaboradas sejam de fato ferramentas para a reflexão.
Trabalhar a curiosidade significa promover a interação da criança com ambientes desafiadores que guiem seu pensamento para o que está em foco na investigação.
É preciso ter em mente que os contextos planejados podem tanto alargar as experiências como restringi-las.
Por isso, colocar as crianças como protagonistas de suas aprendizagens significa interagir com as suas narrativas e expressões, interpretá-las e sempre relacioná-las com a intencionalidade do projeto.
Exemplo prático: Que tal aplicar um projeto com o tema “Descobrindo o Universo”? Incentive as crianças a explorar perguntas e temas que despertem sua curiosidade natural sobre o espaço sideral.
Organize visitas a planetários, atividades de observação do céu noturno e experimentos científicos simples relacionados à astronomia.
Ao criar um ambiente que estimula a investigação e a descoberta, você promove a curiosidade das crianças e as incentiva a se envolverem ativamente em sua própria aprendizagem.
4. Incentive o trabalho em equipe
Para os educadores que têm alunos da pré-escola, introduzir o conceito de trabalho coletivo pode ser desafiador e divertido.
Por isso, atividades de trabalho em equipe pré-escolar podem ajudar os alunos a aprenderem a trabalhar juntos.
É importante lembrar que atividades como essas são sobre o processo – a coisa mais importante é como as crianças as realizam.
Projetos para educação infantil com atividades colaborativas ajudam crianças a trabalhar em equipe, a respeitar e ouvir a opinião do outro, assim como a reconhecer suas capacidades.
Exemplo prático: Sua escola pode implementar o projeto que tenha como tema “Unidos pela Leitura”.
Nele as crianças são divididas em grupos para lerem um livro em conjunto. Cada grupo tem a tarefa de discutir o livro, compartilhar ideias e criar atividades relacionadas à história.
Ao trabalharem em equipe, as crianças aprendem a colaborar, respeitar as opiniões dos outros e reconhecer suas próprias habilidades.
Uma forma de colocar isso em prática é com o projeto da Estante Mágica. Ele pode ser integrado em sua escola e incentivar os alunos a escreverem e se aproximarem da leitura.
Com esse projeto eles poderão criar próprias histórias em equipe e se tornarem verdadeiros autores.
5. Foque em projetos que exijam pensamento científico e crítico
Aprender a pensar criticamente pode ser uma das habilidades mais importantes que as crianças de hoje precisarão para o futuro.
Incluída como uma das competências da BNCC (Base Nacional Curricular Comum), tal prática visa o desenvolvimento do raciocínio e habilidades emocionais do estudante, além de resolver problemas indo além da resposta óbvia.
Transformar a sala de aula em um teatro é um excelente método para exercitar o pensamento crítico entre os alunos. É por isso que os atores fazem pesquisas incansáveis por seus papéis, pois envolve habitar outra pessoa e suas características.
Tornar-se outra pessoa exige que você estenda sua mente analítica e criativa.
Cada aluno terá pontos de vista opostos neste conflito. Peça-lhes que discutam até que possam explicar mutuamente o ponto de vista do outro. O desafio final será sugerir um acordo entre os dois.
Quanto ao pensamento científico, projetos práticos e que abordem a metodologia ativa e até mesmo tecnologia são ótimas opções.
Exemplo prático: Introduza um projeto com o tema “Explorando o Universo”, onde as crianças se aventuram no estudo do espaço sideral.
Por meio de observações astronômicas, pesquisa de planetas e estrelas, e construção de maquetes do sistema solar, os alunos são desafiados a investigar e compreender os mistérios do cosmos.
Ao estimular o pensamento crítico, eles aprendem a formular hipóteses, analisar evidências e chegar a conclusões fundamentadas, desenvolvendo habilidades científicas essenciais para enfrentar os desafios do século XXI.
6. Incentive o autoconhecimento
Assim como é bom estimular o trabalho em equipe, também é necessário incentivar as crianças a valorizarem seus gostos e sua personalidade.
O importante neste ponto é deixar claro a diversidade humana e ensinar o respeito pelo próximo e a si mesmo.
Para isso, atividades criativas de autoconhecimento como projetos para educação infantil são excelentes opções para fazer as crianças se expressarem.
Isso ajuda no ensino das habilidades socioemocionais, de vida e no incentivo do protagonismo infantil.
Exemplo prático: Com o projeto “Descobrindo Eu Mesmo”, as crianças têm a oportunidade de criar um diário pessoal. Com esse tema elas podem expressar seus pensamentos, sentimentos e experiências do dia a dia.
Essa prática não só promove o autoconhecimento, mas também incentiva a reflexão e a auto expressão.
7- Promova a interdisciplinaridade
O sétimo dos projetos para educação infantil é promover a interdisciplinaridade e a conexão entre diferentes áreas de conhecimento de forma abrangente.
Ao integrar disciplinas como linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza em um projeto, você cria oportunidades ricas para os alunos explorarem como esses campos se relacionam e se complementam na vida cotidiana.
Essa abordagem não apenas enriquece a experiência de aprendizagem, mas também ajuda os alunos a entenderem a interconectividade do conhecimento, preparando-os para enfrentar desafios complexos no futuro.
Exemplo prático: No projeto de tema “Mundo em Cores”, as crianças exploram diferentes culturas através da arte, criando obras inspiradas em artistas de diversas origens.
Essa abordagem interdisciplinar não só desenvolve habilidades artísticas, mas também amplia o entendimento das crianças sobre a diversidade cultural e sua relação com as expressões artísticas.
8- Incentive a reflexão e a autoavaliação
Proporcione momentos deliberados para que os alunos pensem sobre seu próprio processo de aprendizagem.
Ao invés de focar apenas nos resultados finais, é crucial que eles reconheçam e valorizem os progressos feitos ao longo do caminho.
Incluir espaços regulares para a reflexão permite que eles identifiquem suas próprias estratégias de aprendizagem, analisem seus pontos fortes e áreas para melhoria.
E além disso, que desenvolvam habilidades metacognitivas que são essenciais para uma aprendizagem autônoma e significativa.
Exemplo prático: Sua escola pode criar o projeto que tenha o tema “Jornada do Conhecimento”. Reserve regularmente momentos para que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado.
Incentive-os a analisar seus progressos, identificar estratégias eficazes de aprendizagem e reconhecer áreas que precisam de melhoria.
Isso pode ser feito através de diários de aprendizagem, discussões em grupo ou avaliações individuais. Ao incorporar essa prática, os alunos desenvolvem habilidades metacognitivas essenciais para uma aprendizagem autônoma e significativa.
9- Valorize a diversidade e a inclusão de maneira ampla e profunda
Ao abordar temas relacionados à diversidade cultural, étnica, social e de gênero, os projetos podem contribuir significativamente para a construção de uma comunidade escolar mais inclusiva e empática.
É importante que os alunos aprendam não apenas a tolerar, mas a apreciar e celebrar as diferenças. E assim, poderão reconhecer que cada indivíduo traz consigo uma riqueza única de experiências e perspectivas.
Ao incorporar narrativas diversas e proporcionar espaços para discussão e reflexão sobre temas sensíveis, os projetos podem ajudar a criar um ambiente escolar acolhedor e seguro para todos.
Exemplo prático: Crie o projeto “Mundo de Cores e Sons”. Nesse tema, explore temas relacionados à diversidade cultural, étnica e de gênero de forma abrangente.
Promova discussões abertas sobre diferentes culturas, tradições e perspectivas, incentivando os alunos a apreciar e celebrar as diferenças.
Integre narrativas diversas em atividades artísticas, musicais e literárias, proporcionando um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos.
Ao fazer isso, você constrói uma comunidade escolar mais empática e prepara os alunos para viver em uma sociedade diversificada.
Lembrete
As competências gerais serão trabalhadas, posteriormente, em cada uma das áreas de conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso – , construídas por habilidades desenvolvidas a partir de atividades em sala de aula.
Uma das principais propostas da BNCC é colocar o estudante como agente ativo da sua própria educação.
Sendo assim, selecionar os projetos para a educação infantil de acordo com as orientações acima ajuda a sintonizar a aprendizagem com as necessidades dos alunos.
O projeto literário da Estante Mágica, por exemplo, é uma das ferramentas didáticas que ajudam as escolas a atingirem esse objetivo. E além disso, todo o programa está alinhado à BNCC.
Afinal de contas, dar a cada aluno a chave de escrever e publicar o próprio livro é um grande incentivo ao protagonismo infantil 😉