Textos jornalísticos também podem auxiliar a alfabetização!?
Uma das grandes características de uma criança é a sua capacidade de fazer várias perguntas sobre diversos assuntos. A curiosidade é tão grande que cada questionamento soa como uma entrevista. Esse tipo de característica nos lembra um certo profissional: o jornalista. “Está bem, mas o que jornalismo tem a ver com ensino básico?”. Os seus gêneros textuais podem ajudar bastante no processo de alfabetização, colocando em prática a escrita, a coesão textual e o raciocínio lógico.
Um texto no formato de entrevista, por exemplo, trabalha linearidade e assertividade. Uma forma bacana de desenvolver isso com os pequenos pode ser através de uma lição de casa. Aqui, na Estante Mágica, por exemplo, temos um projeto pedagógico voltado para família. Nele, os pequenos perguntam sobre a história de vida dos seus pais para, a partir disso, escreverem uma história na qual eles são heróis. Transformar a entrevista em uma história, real ou fictícia, é um mecanismo excelente para trabalhar a alfabetização das crianças.
No caso de uma reportagem, a própria estrutura de lead (isto é: quem, quando, onde, quando, como e por quê) estimula o raciocínio lógico, pois auxilia na hierarquização de informações. “Mas como fazer isso com meus alunos de 7 anos?”. Tudo adaptado à linguagem deles, é claro. Quer um exemplo? A Disney acabou de lançar um filme sobre heróis. O pequeno está interessado na obra. Por que não estimular a criança a olhar o caderno de cultura do jornal para levantar as informações sobre o longa? Vale pegar entrevista no youtube, na TV… o legal é levá-lo a se aprofundar no assunto e trazer um olhar mais completo sobre a novidade no cinema. Na aula seguinte, pergunte sobre a produção! Será um bate-papo informal e divertido, onde os pequenos estarão replicando o que pesquisaram e leram.
E uma crônica? A crônica jornalística propõe um olhar analítico e subjetivo sobre os fatos do cotidiano. Com as crianças, é válido pegar alguma notícia e pedir para eles escreverem sobre isso. O natal está se aproximando? Qual foi a melhor lembrança que ele teve dessa data? Peça para que elas narrem! Ao mesmo tempo em que estarão se expressando, estarão também desenvolvendo a escrita.
Nestes casos citados, o trabalho dos gêneros jornalísticos é, sem dúvida, totalmente adaptado à linguagem infantil. E uma forma de tornar isso ainda mais lúdico é brincando com a ideia de repórter – improvisar microfone ou algo assim. As crianças amam se fantasiar e são muito interessadas nas diversas profissões. Sabe quando elas ficam perguntando “o que você quer ser quando crescer?”? Vamos aproveitar esse gancho para dinamizar ainda mais o processo de alfabetização! 🙂
Abraços mágicos e literários!
Silvia Márcia dos Santos
14/fevereiro/2018 @ 11:21
O professor deve trabalhar diferentes gêneros textuais com alunos do ensino fundamental,
entre eles o texto jornalístico.
liduina maria
22/novembro/2017 @ 23:34
Gostei bastante do assunto abordado e como este deve ser tratado na sala de aula.
Muito bacana!!!
Deizi
15/novembro/2017 @ 22:39
São excelentes os textos e temas abordados. Gostei.
Dúvida: esse espaço educacional está relacionado apenas com o Fundamental I ou para os demais do Fundamental II?
Valdete Cantu
09/novembro/2017 @ 22:01
Boa noite! Amei as sugestões para alfabetização.
Obrigada.
maria lucia barbosa
08/novembro/2017 @ 00:20
quando levamos fatos do cotidiano para a sala de aula,trabalhamos nos nossos alunos a curiosidade,e outras formas de ver o mundo,levando-os a criticar de forma mais inteligente e criar outras formas de resolver questões vividas dentro da sociedade,além de recriar situações através da escrita das cronicas.Vleu pela dica.
Adriana
07/novembro/2017 @ 17:58
Vocês têm ideias ótimas. Sempre aplico suas dicas.Obrigada
Cristiane
05/novembro/2017 @ 14:08
Sim. Em minha dissertação desenvolvi uma pesquisa – ação em turma do 3º ano, turma inicial, a produção do gênero notícia por meio de sequência didática, e o resultado foi excelente! ?
Editar
Maria Márcia da silvam
03/novembro/2017 @ 13:56
O texto jornalistico é muito importante na alfabetização de jovens e adultos e também para alfabetização de crianças .
Quando eu for escrever o projeto de alfabetização de jovens e adulto eu estarei explorando a questão do texto jornalistico.
o texto jornalistico ajuda a pessoa a criar o gosto e o prazer de ler porque o texto jornalistico tem varias informações importantes e são texto pequenos .
Solange
03/novembro/2017 @ 10:07
Amei a dica. No próximo ano letivo no semestre já iniciaremos o trabalho da estante mágica.