No Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que aproveitar esta data para levar conhecimento à sala de aula. Seus pequenos conhecem as mulheres na história? Além das homenagens, é super importante reforçar a importância da figura feminina ao nosso progresso civilizatório. Por isso, preparamos dicas mágicas pra você abordar didática e pedagogicamente o dia 8 de março!
Primeiro, vale lembrar aos pequenos, mesmo de forma breve, o motivo pelo qual a data é tão significativa e o que aconteceu. À primeira vista, pode parecer um pouco inadequado citar essa história para as crianças, mas é o contrário: faz com que elas entendam melhor o motivo pelo qual se criou esta data. Afinal de contas, sabemos que a curiosidade é uma constante no universo infantil, né? 😉
A partir disso, você pode sugerir ou buscar inspirações para que os alunos conheçam figuras femininas simbólicas e sua importância nos rumos da história mundial e brasileira.
Por isso, planeje aulas e atividades bem dinâmicas e criativas, a ponto de despertar a curiosidade dos estudantes quanto ao assunto. Após explicar a data, reúna os alunos e pergunte-os sobre o que conhecem em relação a essa homenagem e se já ouviram sobre mulheres que conquistaram novos espaços na história.
Ou seja, entenda, primeiramente, a noção dos seus pequenos sobre esse dia! Com essa visão, você conseguirá ter mais sucesso com o engajamento dos alunos e o rendimento do assunto nas aulas.
Agora, vamos aos tópicos que vão orientar sua prática em sala:
Estudando a História e a Mulher
Assim como qualquer outra aula, professores estudam, pesquisam e elaboram como explicar tal assunto. E neste caso não seria diferente. Comece por biografias e lições que contam as contribuições das mulheres e depois siga para as guerras, políticas, governo, artes, literatura, música, esportes, ciências, matemática e tecnologia.
É pura pesquisa! É a hora de sentar, estudar e organizar todo o planejamento pedagógico para a sala de aula. O que é mais importante para apresentar? Como posso abordar tal assunto? Quais mulheres na história devo selecionar para as atividades?
Inspire-se em figuras icônicas
Depois de estudar e planejar a aula, selecione algumas mulheres da história para apresentar aos estudantes. Vamos falar desde Dandara até artistas, escritoras e outras profissionais que estão fazendo a diferença. É legal ter uma variedade de exemplos de campos de atuação, então selecione de escritoras a atletas, de cientistas a guerreiras.
Para ter um referencial, escolha de 10 a 15 exemplos de mulheres que você citará em sala – podendo, é claro, aumentar o número durantes as aulas. O interesse e curiosidade dos alunos podem gerar mais debates e pesquisa sobre, podendo ser até pensado como um exercício de expansão para casa.
Então, para este primeiro momento, cite nomes como Maria Quitéria, Chiquinha Gonzaga, Tarsila do Amaral, Rachel de Queiroz, Marie Cure, Frida Kahlo e muitas outras, que podem ser usadas como ilustração para as atividades. Mostre aos alunos os motivos pelos quais esses nomes são relevantes para o assunto e como suas conquistas afetaram diretamente a história. O ideal é planejar aulas divertidas e engajadoras, que atraiam a atenção das crianças.
E como podemos aplicar o conteúdo para os alunos? Que tal fazer isso de forma bem descontraída, mas com grande participação deles? Confira algumas propostas:
Palavras cruzadas, quiz ou cartões: De um jeito bem divertido, os estudantes aprenderão a reconhecer e celebrar as realizações das mulheres ao longo da história através de jogos. Neles, dicas serão dadas, como fotos, profissões e conquistas. A ideia aqui é que a criança consiga associar os feitos à pessoa.
Palavras da sabedoria das mulheres: Faça com que seus alunos encontrem citações ou frases famosas de mulheres na história e crie um quadro para exibi-las. Transforme essas mensagens em um questionário e revele as respostas no verso dos cartões.
Faça um museu: Museu? Sim, essa proposta é bem lúdica! Peça para que os alunos escolham uma personagem histórica, tragam uma foto dela e crie uma exposição com cada uma dessas fotos. Promova um tour pela sala, onde cada aluno apresentará uma figura histórica feminina. Assim, eles estarão conhecendo e reforçando a figura da mulher, associando-na à nossa cultura.
Eduque através de textos criados por mulheres: Lembra sobre como alfabetizar alunos com poemas? A proposta aqui é a mesma! Os professores podem unir os dois métodos e alfabetizar com textos de poetas mulheres que se destacaram na literatura.
Assim, você estimula seus alunos a aprenderem sobre poetas famosas. Em seguida, atribua a cada um deles um poema específico e peça que escrevam o poema com fatos sobre a mulher que o escreveu. Então, coloque as peças em exibição.
Estimule os alunos a adivinharem quem fez o quê: Sabe aquele jogo clássico do “Quem sou eu”? Então, é hora de adaptar com imagens de mulheres famosas. Instrua os alunos a brincarem entre si, perguntando a identidade da figura famosa de seu oponente, fazendo perguntas sobre o período de tempo em que ela viveu, sua influência e seu legado.
Descubra mulheres na ciência: Apresente mulheres na história da ciência mundial, suas conquistas, suas descobertas e seus prêmios. Marie Cure, Nise da Silveira, Elizabeth Arden e Maria Gaetana Agnesi, são alguns dos nomes que podem ser citados neste plano de aula.
Descubra mulheres no esporte: Atletas profissionais, como a jogadora de futebol Marta, são reconhecidas pelos seus grandes feitios no esporte. Apresente outros exemplos brasileiros e mundiais para os alunos, como a jogadora de basquete Hortência, a nadadora Maria Lenk, a ginasta Daiane dos Santos e a judoca Rafaela Silva.
Personagens femininas nos livros: Além de pensar em figuras femininas emblemáticas na história, como estamos tratando de crianças, é legal também abordar grande personagens femininas da ficção. Que tal falar sobre Monica, Emilia, Mafalda e Alice, por exemplo? Todas são figuras que o público infantil, em geral, conhece, e são icônicas mundialmente.
Mulheres representadas nos filmes: Para estudantes do ensino fundamental, além da adaptar algumas da atividades propostas acima é legal também apostar em ferramentas audiovisuais. Por isso, separe um tempo para exibir filmes como Estrelas Além do Tempo, Olga, Malala, Nise: O Coração da Loucura e Frida. Incluir um exercício posterior sobre o filme também pode ser uma das opções a se aprofundar o tema.
A ideia de todo o planejamento de aulas sobre mulheres na história é apresentar novas perspectivas e possibilidades que muitas vezes são esquecidas ou desvalorizadas. Tais atividades podem ser também um teste para conhecer melhor os seus alunos e saber o que eles esperam com o ensino e da escola.
Vamos mostrar aos pequenos que a força da mulher se expande também aos livros didáticos? =D