Gestão democrática: como aplicá-la na sua escola
Texto originalmente publicado em 12/11/19 e atualizado em 23/04/24.
No cenário educacional contemporâneo, a gestão escolar democrática surge como um princípio fundamental para promover uma educação inclusiva e participativa.
Este post irá explorar os desafios enfrentados ao implementar esse modelo. E também como os benefícios substanciais que ele pode proporcionar à comunidade escolar.
Ao considerar a importância de uma gestão democrática, é vital entender seus princípios fundamentais. E além disso, saber estratégias para sua aplicação efetiva e os resultados positivos que podem ser alcançados. Leia mais!
O que é gestão escolar democrática
A gestão escolar democrática é, atualmente, vista como o melhor caminho a seguir pelos gestores. Isso porque faz a escola funcionar de forma a atender às expectativas da formação adequada dos alunos.
Esse modelo de gestão está legitimado pela Constituição Federal. Ela estabelece que o ensino será ministrado nesta base, como um processo de construção permanente. Assim como deve contar e estimular uma forte participação da comunidade escolar.
A ideia é instituir um sistema organizativo mais horizontal. E que dessa forma valorize ideias que deem foco ao aprimoramento da gestão e uma excelente elaboração das ações pedagógicas.
Além disso, todos esses campos que envolvem a gestão democrática devem estar expressos no Projeto Político Pedagógico.
Mas, como sabemos, muitas vezes a teoria é ótima, mas a prática nem tão eficaz. Afinal, quais os benefícios e os reais desafios de uma gestão escolar democrática?
Como ela busca uma educação de qualidade, esse modelo de gestão propicia meios para que as escolas sejam capazes disso.
E assim, possam fornecer ao aluno um bom desenvolvimento pedagógico e prepará-lo para conviver na comunidade como um bom cidadão.
Vejamos a seguir quais são as vantagens desse tipo de gestão.
Benefícios desse tipo de gestão escolar
A gestão escolar democrática oferece uma série de benefícios significativos para toda a comunidade educativa. Em primeiro lugar, envolver todos os membros da comunidade escolar nas decisões e processos promove um sentido de pertencimento e coletividade.
Quando pais, alunos, professores e funcionários se sentem parte integrante do ambiente escolar, estão mais propensos a se envolver ativamente em atividades escolares e a contribuir para um ambiente positivo de aprendizado.
Além disso, a gestão democrática aumenta o engajamento dos alunos no processo educacional.
Quando os alunos têm a oportunidade de participar ativamente das decisões que afetam suas vidas escolares, eles se tornam mais motivados e interessados no aprendizado. Isso pode levar a uma maior frequência escolar, melhor desempenho acadêmico.
Além de prover uma experiência educacional mais gratificante e significativa para os estudantes.
Outro benefício importante é o desenvolvimento de habilidades democráticas e de liderança nos alunos.
Ao participar de conselhos estudantis, assembleias escolares e outras atividades democráticas, os alunos têm a oportunidade de praticar habilidades essenciais. Por exemplo, o pensamento crítico, tomada de decisões e resolução de conflitos.
Essas habilidades beneficiam os alunos durante sua trajetória escolar. E também os preparam para se tornarem cidadãos responsáveis e ativos em suas comunidades e na sociedade em geral.
Princípios da gestão escolar democrática
A gestão democrática escolar é fundamentada em princípios-chave. Esses princípios, que visam garantir a participação e o envolvimento de todos os membros da comunidade escolar são:
- Participação e envolvimento: Todos os membros da comunidade escolar – pais, alunos, professores e funcionários – têm o direito e a responsabilidade de participar ativamente das decisões e processos relacionados à escola.
Isso promove uma cultura de colaboração e responsabilidade compartilhada.
- Transparência e prestação de contas: A transparência é essencial para uma gestão democrática eficaz.
As decisões e processos administrativos devem ser transparentes e acessíveis a todos os envolvidos, garantindo que a prestação de contas seja uma prioridade constante.
- Respeito à diversidade: A diversidade de opiniões, experiências e culturas é valorizada e respeitada dentro do ambiente escolar.
A gestão democrática reconhece a importância de criar um espaço inclusivo onde todas as vozes são ouvidas e respeitadas.
- Princípio da partilha de responsabilidades: No campo da gestão educacional democrática, todos os que estão mais ou menos envolvidos no processo devem assumir a responsabilidade de participar do trabalho.
- Princípio da igualdade: A igualdade é a marca básica da democracia. Deve ser tratada e aceita no campo da gestão educacional democrática.
Assim, todo o pessoal envolvido no processo deve obter facilidades, direitos e oportunidades iguais para cumprir seu dever.
- Princípio da liberdade: No campo da gestão educacional democrática, cada pessoa deve ter liberdade para cumprir seu dever em sua própria jurisdição.
Isso levará a tornar a gestão educacional de todos os programas educacionais bem-sucedidos na perspectiva democrática.
- Princípio da cooperação: A fim de tornar a gestão educacional de qualquer programa educacional um sucesso, deve-se assegurar uma maior cooperação entre diferentes pessoas envolvidas no campo da gestão educacional.
Como aplicar a gestão democrática na sua instituição?
Implementar a gestão democrática na escola requer estratégias específicas e um compromisso contínuo com a participação e a inclusão.
Algumas maneiras de aplicar esse modelo incluem:
- Estabelecimento de Canais de Comunicação: Criar canais de comunicação abertos e acessíveis que permitam o diálogo e a troca de ideias entre todos os membros da comunidade escolar.
Isso pode incluir reuniões regulares, fóruns online e outros meios de comunicação.
- Fomento de Conselhos e Comissões Representativas: Encorajar a formação de conselhos escolares, comissões de pais e outras instâncias de representação que tenham autoridade para tomar decisões ou fazer recomendações à administração escolar.
Esses órgãos devem ser compostos por uma variedade de membros da comunidade escolar.
- Promoção da Educação para a Cidadania: Integre a educação para a cidadania no currículo escolar, ensinando os alunos sobre democracia, direitos humanos, responsabilidade cívica e participação cidadã.
Exemplos práticos
Esses são alguns dos princípios da gestão escolar democrática que podem ser colocados em prática. E dessa forma, podem promover uma cultura de participação, colaboração e responsabilidade compartilhada na escola:
- Conselho Escolar Ativo: Uma escola pode estabelecer um conselho escolar composto por membros da comunidade escolar, incluindo pais, alunos, professores e funcionários.
Este conselho pode se reunir regularmente para discutir questões importantes relacionadas à escola, tomar decisões e fornecer orientação à administração escolar.
- Assembleias Escolares: Realização de assembleias escolares regulares onde os alunos têm a oportunidade de expressar suas opiniões.
E também fazer propostas e votar em questões importantes relacionadas à vida escolar, como eventos, políticas disciplinares e projetos extracurriculares.
- Comitês de Gestão Pedagógica: Formação de comitês compostos por professores, pais e alunos para discutir e planejar atividades pedagógicas.
E também desenvolver currículos e propor estratégias de ensino que atendam às necessidades e interesses dos alunos.
- Orçamento Participativo: Envolver a comunidade escolar na elaboração e alocação do orçamento da escola.
Isso permite que os membros participem de decisões financeiras importantes, como investimentos em recursos educacionais, melhorias na infraestrutura e programas extracurriculares.
- Eleição do Grêmio Estudantil: Realizar eleições democráticas para o grêmio estudantil.
A ideia é permitir que os alunos votem em seus representantes e participem ativamente da liderança estudantil, organização de eventos e defesa de interesses dos alunos.
- Avaliação e Feedback Contínuos: Estabelecer canais de comunicação abertos e transparentes para todos os membros da comunidade escolar.
Essa é uma forma de possibilitar feedbacks regulares à administração escolar sobre questões acadêmicas, infraestrutura, políticas e práticas escolares.
- Programas de Mentoria e Tutoria: Implementação de programas de mentoria e tutoria onde alunos mais experientes, professores ou membros da comunidade oferecem apoio e orientação a alunos que precisam de assistência acadêmica, social ou emocional.
Desafios enfrentados
O conceito é atrativo e prega um processo benéfico para todos, mas infelizmente a realidade não é tão perfeita.
Em pesquisas realizadas, nota-se que os professores têm a clareza conceitual do que é e como deve ser executada uma gestão escolar democrática.
Mas reconhecem que a participação nas decisões relacionadas às atividades desenvolvidas na escola poderia ser maior. Sendo assim, tendo mais pessoas participando e mais abrangente, atuando nas áreas administrativa, pedagógica e financeira.
Além disso, alguns outros fatores influenciam para que a situação se mantenha. Salários baixos, sobrecarga de trabalho, desprestígio social, pouco tempo para realização de cursos.
Além da participação em congressos e seminários e burocracia são alguns dos desafios para quebrar esta barreira.
A falta de integração entre os segmentos da comunidade escolar também gera discordâncias. E não apenas isso, como indefinições sobre os caminhos a serem seguidos pela escola.
É necessário que haja uma mudança no olhar sobre a relação professor e coordenador, a fim de melhorar os diálogos.
Com isso, percebe-se que, apesar da gestão democrática estar garantida pela legislação, ainda encontram-se muitas dificuldades para sua afirmação na prática das escolas, principalmente as públicas.
Reconhecer, valorizar e, principalmente, difundir as práticas democráticas realizadas nas escolas pode servir de estímulo e exemplo para o avanço desse modelo de gestão em outras.
Como mudar essa realidade
É importante ressaltar que a consolidação do modelo de gestão democrática em uma escola demanda anos de trabalho duro e perseverança.
E isso por parte dos gestores, dos professores, dos funcionários, dos pais e alunos, além da contribuição da comunidade local.
A participação da comunidade escolar nas decisões relacionadas às áreas pedagógica, administrativa e financeira mostra-se como um dos principais aspectos de maior contribuição para a gestão.
Outros fatores considerados positivos são o diálogo permanente entre os segmentos escolares, o que demonstra uma horizontalidade nas relações, superando a divisão do trabalho, independentemente da função exercida.
E a formação permanente dos docentes, resultado da atuação proativa dos coordenadores e diretores em conjunto com os professores.
Sendo assim, nota-se que o alcance de uma gestão escolar democrática deve sempre resultar na percepção de “um por todos e todos por um”.
A importância do Conselho de Escola
Por isso, diante de tudo que foi apresentado, a instância máxima de um colégio, o Conselho de Escola, deve ser o momento crucial para tomada de decisões e debates importantes.
Ou seja, todos os assuntos, problemas e projetos, até mesmo aqueles que vêm dos outros fóruns de discussão, devem ser deliberados por maioria simples dos votos dos seus membros.
Da mesma forma, a criação e manutenção de outros grupos de fóruns devem coexistir nesta organização educacional.
Grêmio estudantil, associação de pais e mestres, conselho de representantes de classe e reuniões com pais são algumas coletividades que a escola deve estimular.
É muito importante ter sempre em mente que, para instituir uma gestão verdadeiramente democrática, é necessário criar espaços de diálogo.
Além de dedicar tempo às pessoas, para que os projetos e as questões do cotidiano da escola sejam realmente cuidados por todos.
Lembre-se que tudo é em prol de uma educação de qualidade. Quando isso é feito, os resultados aparecem e a cultura de paz e harmonia reina no ambiente escolar.
Acredite na Gestão Democrática Escolar.
Não adianta querer instituir uma gestão escolar democrática se o seu gestor não acredita nela. É necessário que haja sempre uma motivação e proatividade de todos.
É o famoso trabalho de formiguinha. Pequenas ações que em conjunto fazem toda a diferença. Tenha sempre em mente que uma escola não funciona apenas com administradores, professores ou alunos.
É a junção de vários indivíduos que formam esta pequena sociedade a se prezar.
E o processo de construção coletiva é possibilitado através da preservação de princípios. Esses princípios seriam igualdade, liberdade, fraternidade, respeito, solidariedade, empatia, entre outros.
Vale lembrar também que o acesso aos bens culturais e intelectuais proporcionados pela educação. Estamos falando de aprender a ler, escrever e desenvolver o pensamento crítico criando a base de uma democracia.
Mas, para tudo isso ocorrer e ser bem aproveitado pelos alunos em sala de aula, é essencial mais organização. Mas sim, que ela seja vista sempre como uma precursora de bons valores e priorize seus relacionamentos internos.
Conclusão
Resumindo, a gestão escolar democrática fortalece a comunidade escolar e prepara os alunos para enfrentarem os desafios do mundo real.
Ela promove a participação, o engajamento e o desenvolvimento de habilidades democráticas. Por isso, esse modelo contribui para uma educação mais inclusiva, participativa e capacitadora para todos os envolvidos.
Apesar dos desafios enfrentados na implementação desse modelo, é evidente que seus benefícios justificam os esforços para sua adoção.
Para garantir uma educação de qualidade e uma experiência escolar enriquecedora para os alunos são necessárias algumas ações.
Ações como a participação ativa dos membros da comunidade escolar e o compromisso com os princípios fundamentais da gestão democrática.
Portanto, precisamos reconhecer a importância da gestão escolar democrática e nos dedicarmos a promovê-la em nossas instituições de ensino.
É assim, que estamos investindo no futuro não apenas dos nossos alunos, mas também da sociedade como um todo. E mais do que isso, acreditando na força da colaboração, do diálogo e do respeito mútuo.
Afinal, será com essas atitudes que podemos construir escolas mais inclusivas e preparadas para enfrentar os desafios do século XXI.
E você, desenvolve uma gestão escolar democrática no seu dia a dia?