Dicas de ouro para melhorar o diálogo entre professor e coordenador!
Para manter uma escola que atenda às necessidades dos alunos é fundamental que as duas principais engrenagens funcionem juntas: os professores e coordenadores. E o relacionamento entre os dois deve sempre ser aprimorado. Por isso, como melhorar o diálogo entre professor e coordenador? Mostramos dicas valiosas abaixo 🙂
Comuniquem-se frequentemente
A comunicação é uma parte vital de qualquer relacionamento, mas com as agendas lotadas, conversas regulares podem não acontecer se não forem planejadas com antecedência. Para solucionar esse problema, é uma boa ideia que os professores e diretores tenham uma reunião semanal, se possível.
Lembra como as reuniões pedagógicas são importantes? Elas também servem para discutir problemas e soluções estruturais, com calendários, insatisfações e, é claro, alunos. Além das já pré-datadas reuniões, o professor deve se encontrar com o coordenador, ou vice-versa, sempre que houver necessidade.
Também é importante que o professor mostre sempre o valor do tempo do coordenador indo às reuniões na hora marcada e trazendo um esboço do que gostaria de discutir. Se os dois concordarem, tanto professores quanto os coordenadores poderão também se comunicar por e-mail.
Às vezes, há tópicos que um dos lados quer conversar, mas não necessariamente precisa de um encontro. E alguns assuntos podem ser resolvidos por mensagens ou conversas rápidas, mas o importante é que sempre haja o diálogo.
Professor, convide o coordenador para a sua sala de aula
Uma das melhores maneiras de melhorar o diálogo entre professor e coordenador é cada um se conhecer melhor. Ou seja, é ver cada um em ação.
Por isso, convide o coordenador para sua sala de aula. Isso é ótimo para estreitar o relacionamento, especialmente nas primeiras semanas da escola e quando se trata de um educador novo na escola.
Também serve como uma forma de demonstrar as inspirações e novos projetos que o professor leva para a sala de aula.
Visitas de sala de aula, observações ou passagens nunca devem ser experiências contraditórias, e se o docente colocar um tapete de boas-vindas para o coordenador, isso alivia muita pressão!
Pode parecer algo pequeno, mas o convite pode ajudar e muito ambos os lados a se sentirem mais à vontade.
Coordenador, traga sempre o professor para o planejamento pedagógico
É normal que, com a correria do dia a dia, seja difícil de trazer o professor para o planejamento pedagógico.
Embora o coordenador seja responsável pela capacitação continuada do professor, às vezes pode haver pouco espaço na agenda para escutá-lo em relação ao planejamento escolar.
E essa pode ser uma grande perda para a escola.
É importante que haja um canal de comunicação direta com o professor, para que ele opine sobre o planejamento pedagógico, dando sugestões, apontando dificuldades para implementação de um projeto específico etc.
Essa é uma troca riquíssima e vai ajudar todos os educadores a pensarem nas melhores formas de ensinar o aluno em sala, levando em conta também as necessidades, dificuldades e facilidades dos professores.
E, assim, coordenadores se aproximarão ainda mais dos docentes.
Tornem as necessidades de recursos conhecidas
Não adianta conversar somente com o coordenador dias antes de precisar de um material ou autorização para uma atividade.
Como dito no tópico anterior, o ideal é que o diálogo entre professor e coordenador seja contínuo e que haja sempre o compartilhamento das ideias para aplicar na sala de aula.
É importante que o coordenador saiba sempre do que o docente precisa em sala de aula, quais materiais e ferramentas apropriadas para criar ambientes de aprendizado eficazes e inspirar o aprendizado dos estudantes.
Se ele não sabe que ferramentas ou materiais está faltando, ele não poderá ajudá-lo. Por isso, organize uma planilha junto ao coordenador, para que ambos acompanhem o processo.
Criar um rede com calendários e listas no Google Drive, por exemplo, pode ser uma das alternativas de boa comunicação entre os profissionais.
Ofereçam incentivo um ao outro
Tanto o coordenador quanto o professor cometeram erros. Ambos estarão cientes disso e receberão feedback de todos os lados: pais, alunos e especialmente a equipe.
Por isso, o bom diálogo entre os dois favorece uma aprendizagem com os erros cometidos.
Além disso, vale acrescentar que os coordenadores confiam nos professores que reportam de forma proativa um erro, e vice-versa.
Isso gera uma atmosfera de confiança, transparência e responsabilidade, facilitando a resolução de eventuais problemas.
Aceite sugestões e procure aplicá-las na sala de aula
Os coordenadores ficam gratos quando os professores levam em conta suas considerações e vice-versa. Ainda que não haja concordância, é sempre importante valorizar a contribuição do profissional.
E justificar a adesão (ou não) à ideia. Isso garante um ambiente menos hierarquizado e maior valorização de todos os profissionais da escola.
A troca de experiências é sempre muito válida quando se trata de criar um ambiente de eterna aprendizagem.
Afinal de contas, todos estão presentes para criar um gestão escolar proativa e que dê excelentes resultados para os seus estudantes.
Entenda as políticas da escola
O manual do aluno pode não ser a leitura mais empolgante, mas reserve um tempo para ler as políticas da escola. Faça perguntas sobre essas políticas se elas não forem claras e esteja preparado para discuti-las com outros pais caso surjam dúvidas.
Ser informado ajuda tanto o professor quanto o coordenador a cumprir os seus devidos papéis na instituição. Além disso, fica mais fácil também entender os poderes e as limitações de cada cargo, tornando a conversa entre os dois profissionais ainda mais produtiva.
Coloque os alunos em primeiro lugar
O diálogo entre professor e coordenador pode estar polarizado, às vezes. Por isso, recorde sempre que toda decisão que você toma deve ser para o bem maior dos alunos.
Os pais são os primeiros professores de seus filhos e compartilham um papel vital com a escola a fim de criar crianças para se tornarem adultos e cidadãos fortes, empáticos e respeitosos.
Embora professores e diretores nem sempre concordem, ambos devem se comprometer a trabalhar juntos em prol dos alunos.
Construir um ambiente escolar positivo exige essa harmonia entre esses dois atores centrais do processo educacional =)
Primeiro, para que tudo se desenvolva é necessário que ambos os lados tenham o espírito de time e saibam que juntos possam unir forças para construir a melhor gestão e um excelente ambiente escolar.
A confiança é uma via de mão dupla que é conquistada ao longo do tempo por mérito e baseada em ações de ambos.
Então, lembre-se sempre que um bom diálogo entre professor e coordenador é o pote de ouro de uma boa gestão escolar e, consequentemente, de um ótima fonte de ensino.
Vamos conversar? 😀
Maria do socorro
17/julho/2018 @ 12:58
Muito boa
Miriam Daves Mendes André
04/maio/2018 @ 08:44
Amei! Muito válido.
Lilian Henriques
04/maio/2018 @ 08:22
Gostaria que você incluísse o bibliotecário escolar em seus textos e enfatizasse a importância de seu papel profissional e do seu trabalho pedagógico dentro da escola. E a importância da comunicação, das ações e reuniões envolvendo a equipe pedagógica e a biblioteca, porque a soma desses trabalhos só tendem a enriquecer o aprendizado dos alunos e é esse o nosso interesse…