Dia Mundial do Refugiado e seus ensinamentos para a sala de aula
O Dia Mundial do Refugiado se aproxima e esta data é um ótimo pontapé de conscientização sobre o assunto nas escolas. E como é possível abordar o assunto na sala de aula?
Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é legal usar recursos educacionais que explicam os direitos dos refugiados de forma mais suave.
Com isso, será desenvolvida a percepção dos estudantes de como é necessário debater sobre e conhecer outras realidades, culturas e políticas.
Encoraje perguntas
Diga aos alunos que eles podem interromper e fazer perguntas durante a fala dos professores, que também podem lançar questionamentos durante sua explicação.
Isso estimula a prender a atenção dos estudantes e a gerar uma interação maior, deixando a aula mais dinâmica. As crianças são curiosas e para começar as atividades, o educador pode começar com as informações sobre os refugiados (o que significa a palavra) e porque eles se tornaram refugiados.
Não torne uma situação complicada muito simples
As crianças podem aceitar e entender situações que não têm respostas fáceis. Não tenha medo de responder a uma pergunta difícil com: “Eu realmente não sei” e, em seguida, uma explicação de algumas das complicações ou com uma descrição honesta de como nem sempre há uma única resposta certa.
Por exemplo, uma dúvida que surge até com os adultos é como ajudar e dar assistência para as crianças e famílias que eles veem nas ruas.
Isso pode gerar um debate e a escola pode pensar em levar um especialista para uma palestra com pais e alunos. O importante é que todos entendam que não é uma situação simples e de fácil resolução.
Atividades com desenhos e percepções
Desenhar paralelos entre a vida das crianças das escolas primárias e as dos refugiados, os dois recursos visam criar um sentimento de interconexão global entre os alunos.
O pacote de atividades Seeking Safety (Buscando Segurança, em tradução literal), por exemplo, é projetado para uso de alunos entre 8 a 12 anos de idade.
Ele apresenta oito atividades interativas para entender por que as pessoas fogem de seu país e desmascaram os mitos e estereótipos geralmente associados a pessoas que buscam asilo.
Pode ser uma ótima ferramenta para estudar o tema e realizar atividades bilíngues.
Livros, contos, histórias…
É claro que para explicar um assunto tão denso para as crianças, usar livros é um método excelente! Por isso, aposte em livros infantis que retratem sobre pessoas refugiadas, já que eles têm a linguagem necessária para dialogar com as crianças.
Títulos como Para Onde Vamos (de Jairo Buitrago e Rafael Yockteng), A Viagem (de Francesca Sanna) e a história em quadrinhos Um outro país para Azzi (de Sarah Garland) são exemplos de diversos outros livros que podem ser usados na sala de aula e servir de inspiração.
Use tecnologia
Que tal usar o Google Earth ou outros aplicativos para mostrar aos alunos os países, suas histórias e os conflitos? Isso dará a eles uma percepção maior de todo o conteúdo.
Jogos online educativos também são excelentes ferramentas para dar aos estudantes o olhar sobre fronteiras, continentes e conflitos.
Planeje uma semana especial
Que tal pensar em uma semana inteira, ou alguns dias, para abordar diversas atividades de conscientização sobre direitos humanos e refugiados?
Essa é uma ótima oportunidade de incluir os pais, familiares e responsáveis nos eventos da escola. Um estímulo a diversidade cultural e a pensar sobre o Dia Mundial do Refugiado como algo além de uma data e sim como um momento de reflexão e ensinamentos!
Conteúdo para os estudantes
Os módulos de aula da Agência da ONU ajudam os professores a integrar o tema dos refugiados em diferentes disciplinas do currículo, como Arte, História, Geografia, Educação Cívica, Direitos Humanos ou Linguagem e Literatura.
Os módulos visam alunos de três faixas etárias diferentes (9 a 11; 12 a 14; Jovens de 15 a 18 anos) para desenvolver uma compreensão do processo de asilo dentro de um contexto de direitos humanos. Eles incluem planos de aula, métodos de ensino e estratégias de aprendizagem.
Ajude-os a agir
As crianças podem agir, como decorar a escola com faixas de “Bem-vindos” para dar a uma nova família de refugiados, escrever cartas ou coletar itens para uma família local de refugiados.
Se eles tiverem uma ideia, incentive-os a fazê-lo porque esse sentimento de agir realmente apoia seus sentimentos de eficácia individual a longo prazo – que eles podem fazer algo que fará diferença no mundo. Isso é ensiná-los sobre cidadania! ?
Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado no dia 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Para o Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a data é uma oportunidade para celebrar a coragem, a resistência e a força de todos os homens, mulheres e crianças forçados a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos e perseguições.
Estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.
Essa data é uma lembrança para estimular o olhar para o outro, o respeito, os direitos humanos e valores como compaixão.
E como a escola também tem a responsabilidade de ensinar tudo isso aos seus alunos, nada melhor do que abordar um assunto tão essencial para diálogos em sala de aula.
E você, como aborda o tema sobre os refugiados com os seus alunos?