Cidadania na escola: como incentivar e colocar em prática!
Texto publicado em 04/06/2018 e atualizado em 05/02/2024
Abordar a cidadania na escola vem se tornando cada vez mais importante. Isso porque ela é um dos mais importantes espaços para a aprendizagem e o desenvolvimento de uma criança. E, como é responsável por parte da construção da identidade do aluno, ela é formadora de indivíduos sociais.
Por isso, ações para estimular a cidadania na escola devem ser aplicadas desde cedo. Mas como fazer isso? Confira algumas dicas que separamos para trabalhar este conceito na sua escola.
Cidadania na escola: por que incentivar?
Antes de tudo, que tal ficar por dentro de abordar a cidadania na escola?
Segundo a sua definição, “cidadania” é um conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo enquanto ele estiver em sociedade.
As práticas cidadãs são essenciais, então, para a construção de uma sociedade democrática.
Além disso, “cidadania” também aborda questões sobre o impacto individual e coletivo da sociedade sobre si mesma.
Portanto, em outras palavras, podemos dizer que é a capacidade de uma pessoa (ou um grupo de pessoas) de exercer mudanças sociais.
Ou seja, ela é a contribuição ativa dos indivíduos na sociedade em que vivem. Então, educador, é muito importante passar essa mensagem para os alunos!
Isso porque quando você aborda o “poder de transformação” que cada um tem, está conversando com o protagonismo das crianças.
E é esse protagonismo que as ajuda a entender como fazer a diferença, lutar por justiça e garantir igualdade.
Logo, podemos dizer que é um assunto muito importante para ser debatido em sala de aula.
Pois é dentro dela que são educados os cidadãos desde cedo. E, quanto antes as crianças entenderem sobre cidadania, melhor será para o seu crescimento!
Leia também: 5 mitos sobre o protagonismo infantil que você deve desconstruir
6 dicas práticas para abordar cidadania na escola
Agora que você descobriu a importância da cidadania, que tal colocá-la em prática?
Abordar a cidadania na escola é muito importante para o exercício da responsabilidade e do amadurecimento dos pequenos. Assim, conseguem garantir um futuro melhor.
Por isso, separamos algumas dicas práticas de como abordar o tema dentro da sala de aula. Sem dúvida seus alunos vão aproveitar muito essas dinâmicas!
Para conferi-las, basta seguir lendo esse texto!
1. Envolva as crianças na criação de regras de sala de aula
Essa é uma dinâmica de abordagem da cidadania na escola muito útil! Isso porque ela reflete muito bem as leis sociais.
Funciona assim: converse com as crianças sobre os motivos das regras serem tão importantes. Em seguida, defina as consequências que acontecerão caso elas sejam quebradas.
Dessa forma, poderão aprender que todas as suas ações causam consequências. Por isso, é importante que os alunos enxerguem o papel das regras de convivência e como elas são estruturais para uma harmonia coletiva.
Assim, com a ajuda das regras, podem garantir que todos tenham seus direitos e deveres cumpridos de forma justa.
2. Peça às crianças que escrevam sobre cidadania
Essa dica serve, também, para exercitar a criatividade!
Depois de explicar à classe o que é cidadania e o motivo de ser tão importante, é hora de colocar a mão na massa. Peça para que as crianças escrevam um texto, contem uma história, escrevam uma música, um poema… por aí vai!
A única regra é que eles precisam explicar com suas palavras o que aprenderam sobre cidadania.
Em seguida, deixe que as crianças que apresentem sua criação para umas para as outras, explicando o termo do jeito que bem entenderem.
Ou seja, essa é uma ótima forma de fazê-los expressar a sua compreensão de cidadania na escola de uma forma bem criativa e divertida.
3. Peça aos alunos que procurem exemplos práticos
Toda criança tem um herói para chamar de seu, né? Seja um fictício ou uma pessoa de sua própria realidade.
Então, peça aos pequenos que eles encontrem “heróis” do seu dia a dia. Eles são os cidadãos que generosamente contribuíram para o bem da comunidade.
Em outras palavras, pessoas que ajudaram o mundo ou fizeram a diferença de alguma forma.
Em seguida, peça para que as crianças façam uma homenagem a eles.
Fazer uma homenagem é reconhecer que algo está sendo muito bem feito e serve como exemplo para outros. Com isso, os pequenos enxergarão como agir com cidadania traz seus benefícios e gera boas atitudes.
4. Incentive os alunos a participarem de projetos de serviços comunitários
Nada melhor do que os próprios pequenos experimentarem mudança social por si mesmos, não?
Por isso, incentive a classe a participar de algum projeto social que preste serviço comunitário.
A experiência vai ajudar a expandir seus horizontes e tornar a cidadania na escola um pouco mais real.
Você pode incentivar diferentes projetos sociais! Por exemplo: reciclagem, coleta de lixo e voluntariado. E esses são apenas alguns caminhos para seguir com esse objetivo.
Todas as atividades e projetos de serviço comunitário irão gerar a visão de fazer a sua parte para o bem da sociedade.
Leia também: Confira dicas para ensinar reciclagem para as crianças!
5. Peça aos alunos que participem regularmente de um exercício de “palavra do dia”
Nesta dinâmica para abordar cidadania na escola, vale abordar a importância das palavras.
Nesse exercício, peça aos alunos que identifiquem uma palavra que seja significativa para eles naquele momento específico. Em seguida, eles devem escrevê-la em uma folha de papel em branco.
Aliás, eles podem escrever apenas uma ou diversas que acharem necessárias. Essa é uma forma de compreender e conhecer novos valores.
Além disso, caso queiram, podem fazer um pequeno “manual de palavras”, no qual fazem um bloquinho de folhas grampeado e criam um mini livro.
Ali, podem reunir todas as palavras que separaram durante o passar do ano. E é uma ótima opção para ver quantas palavras aprendeu durante o estudo de cidadania na escola!
6. Faça com que todos reconheçam os próprios erros imediatamente
É importante também que os professores ensinem aos seus alunos que ninguém está livre de cometer erros.
Porém, saber reconhecê-los é a chave para transformar o erro em aprendizado.
Isso porque, por mais que seja frustrante errar de vez em quando, são essas lições que nos fazem crescer. Então, mostre aos pequenos que não existe erro bobo ou perguntas óbvias.
São com esses momentos que eles podem aprender a se tornar cidadãos melhores e que estão em constante aprendizado.
Cidadania na escola: desenvolvimento de habilidades emocionais
A grande razão para os professores aplicarem esses exercícios é que esses jogos também começam a construir as habilidades que ajudarão os alunos a aprenderem ao longo do ano.
Ensinar habilidades de cidadania isoladas como esta não constitui aprendizagem de cidadania.
O seu aprendizado, de fato, só ocorre quando essas habilidades são usadas para desenvolver o conhecimento da cidadania e, em seguida, são aplicadas a um contexto do mundo real.
Dessa forma, aceitação e afinidade são especialmente importantes na sala de aula, onde o desenvolvimento emocional e social de cada aluno afeta diretamente seu desempenho acadêmico.
Os sentimentos de comunidade e colaboração tornam o aprendizado significativo para todos.
E é esse senso de significado compartilhado que está no centro de um conceito chamado mentalidade de benefício.
Então, além dessas pequenas ações e atividades que estimulam a cidadania na escola, os educadores também podem focar em transmitir alguns valores importantes para o assunto.
Por exemplo: na sala de aula, você pode incentivar os alunos a buscar os significados das palavras, fazer cartazes e aplicar exemplos.
Para os valores básicos de cidadania, os educadores podem focar apenas nos principais. E são eles: cooperação, sinceridade, perdão, respeito, boa comunicação, solidariedade e bondade.
Assim como as habilidades emocionais que devem ser priorizadas na educação infantil, esses princípios também são de extrema importância a serem citados e lembrados em exercícios com a turma.
Com esses conceitos, as crianças serão ajudadas no seu desenvolvimento de capacidades e responsabilidades, além do crescimento em suas relações interpessoais, pois perceberá que seus direitos serão garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos outros e vice-versa.
Leia também: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: alunos lançam livro sobre ODS da ONU
Exercício do pensamento crítico das crianças
Por fim, todas essas dinâmicas e ações levam, também, ao exercício do pensamento crítico do aluno.
Permitir que os alunos pensem profundamente e discutam abertamente durante as atividades de pensamento crítico é a chave para eles assumirem a verdadeira responsabilidade pelo aprendizado.
Além disso, é importante que a escola sempre mantenha uma discussão sobre o que significa cidadania – incluindo direitos e responsabilidades dos cidadãos.
Uma boa ideia é definirem em conjunto o que seria um “bom cidadão“. Em seguida, peça aos alunos que contem histórias pessoais sobre quando exibiram cidadania.
Ajudar os alunos a explorar a cidadania e conectá-la às suas vidas é a chave para a verdadeira compreensão. Quando as crianças são expostas a histórias, dramas e outras atividades nas quais elas estão ativamente envolvidas, sua retenção é aumentada.
Por exemplo, um estudante pode dizer “eu ajudei a limpar o parque” ou “espero o sinal atravessar a rua e fico no caminho da faixa de pedestres”. É com pequenos atos que as crianças percebem a importância dos valores.
É recomendável, também, que a escola sempre crie um espaço para deixar os alunos atuarem como agentes ativos do progresso pedagógico.
Peça a seus alunos que identifiquem aspectos de sua sala de aula e da escola como um todo que poderiam se beneficiar de uma alteração ou adição.
As possibilidades podem incluir, por exemplo: planejamento e realização de uma reforma na biblioteca, início de um programa de reciclagem, realização de mediação entre colegas, plantação de um jardim, fornecimento de refeições e lanches nutritivos e criação de clubes novos ou um jornal escolar.
Permitir que os alunos proponham, planejem e atuem na mudança ensina que eles podem ser agentes de melhoria.
E isso vai de acordo com a proposta da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que zela muito pelo desenvolvimento do aluno como um indivíduo social.
Conclusão
Abordar a cidadania na escola serve não só para ensinar a responsabilidade às crianças, mas para criar adultos maduros.
Portanto, é muito importante que esse assunto seja abordado dentro de sala de aula, visando ampliar os horizontes dos pequenos. Mostre a eles que suas ideias e ações fazem, sim, a diferença no mundo!
Que tal dar uma chance às dicas citadas acima e colocá-las em prática com os seus alunos? Aposte na opção que achar que mais se encaixa no seu planejamento de aulas.
Entretanto, não deixe de apresentar aos pequenos a importância da cidadania e como eles podem se tornar ótimos cidadãos. Essa noção de responsabilidade social é muito importante para formar bons (futuros) adultos!
Falando nisso, você sabia que também pode incentivar o protagonismo e exercitar a cidadania dos seus alunos dando asas à sua imaginação? Para isso, pode contar com a ajuda da Estante Mágica!
Somos a maior experiência de leitura e escrita do Brasil e propomos diversas atividades de escrita. Ao final da experiência, cada aluno vai ter um livro escrito para chamar de seu.
E a melhor parte é que as crianças ainda terão a chance de ver seu trabalho lançado em um livro físico. Não é incrível? 😍
Com essa experiência, eles se tornarão protagonistas de sua própria jornada e vão exercitar a sua criatividade.
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Vamos adorar dar asas à imaginação dos seus alunos! ❤
Gostou dessas dicas? Então que tal compartilhá-las com outros educadores também? 🙂
Maria da Conceição Amorim Cardoso
04/novembro/2019 @ 19:27
Excente as ações inovadoras para o aluno onde o professor ao colocá las em prática vai ser sucesso total. Obrigada por compartilhar suas ideias.