Dia Internacional do Livro Infantil e atividades literárias!
Hoje é o Dia Internacional do Livro Infantil e nada mais adequado do que pensar em atividades e novas histórias para trabalhar em sala de aula! A data é uma comemoração do universo lúdico e repleto de possibilidades que a literatura infantil traz. E você sabe por quê?
O Dia Internacional do Livro Infantil é celebrado anualmente no dia 2 de abril, aniversário do autor e poeta dinamarquês Hans Christian Anderson. Andersen não foi o primeiro a escrever para o público infantil, mas é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos.
Foi ideia do autor transmitir, através de antigas histórias, moral e valores na literatura infantil. Suas narrativas mais conhecidas são O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e A Princesa e a Ervilha, entre outras.
O objetivo do dia é reconhecer o poder da leitura e o papel dos livros no desenvolvimento e educação das crianças. Por isso, que tal inspirar o amor pela leitura entre as crianças com uma valiosa comemoração em sala de aula?
Como é o Dia Internacional do Livro Infantil, seria bem legal preparar atividades para a semana com leituras que englobem grande parte do universo lúdico mundial. Assim, apresente novos contos e narrativas que falem sobre diferentes histórias e tragam uma diversidade cultural.
Preparados para começar? Confira algumas ideias! ?
Viajando pelo mundo através dos livros
Através da leitura, as crianças podem fazer viagens para lugares distantes e aprender fatos fascinantes sobre países estrangeiros. Os livros nos dão a oportunidade de aprender sobre o mundo ao nosso redor, mesmo que não possamos estar fisicamente nesse local.
Uma maneira divertida de as crianças viajarem pelo mundo é lendo histórias internacionais, conhecendo autores locais e ilustradores que têm livros publicados globalmente e ouvindo autores ler em diferentes idiomas.
Para isso, planeje um evento do dia do livro em sua escola. Convide os autores locais para ler para seus alunos. Uma outra opção é fazer do cantinho da leitura um espaço mais especial ainda na comemoração. Procure livros internacionais para colocar no local e crie estações nas quais os alunos possam viajar e carimbar seu passaporte. A ideia é que os alunos sintam que estão viajando pelo mundo através dos livros.
Histórias de todo o mundo
Apresente os alunos diferentes países e suas culturas únicas, lendo contos de fadas mais comuns em cada um deles. É possível que muitas das histórias as crianças reconheçam. Isso dá mais incentivo para que elas se engajem com a tarefa e fiquem curiosas para conhecer novas narrativas.
Como inspiração, o professor pode usar o livro Volta ao Mundo em 52 Histórias, de Neil Philip, que traz conto desde Chapeuzinho Vermelho a outros poucos conhecidos no Brasil, como A Raposa Manca e Soliday e o Corvo, narrativas populares tcheca e jamaicana, respectivamente.
Antes de ler cada conto, indique onde o país está no mapa e forneça aos alunos uma variedade de artefatos daquele país (você também pode incentivar os alunos a trazerem artefatos que possam ter em casa). Depois de ler o conto, divida os alunos em pequenos grupos e peça que trabalhem juntos para desenvolverem um pequeno texto ou expliquem a moral da história. Forneça a cada grupo uma cópia da história para ajudá-los em sua missão.
Outro exemplo que aborda diferente cultura e tem ligação direta com a escola é o livro Malala – A menina que queria ir para a escola. Essa é uma versão infantil do livro que conta a história biográfica de Malala Yousafzai e traz interessantes questões de debate para alunos do Ensino Fundamental trabalharem em sala de aula.
Depois de ler é hora de usar a criatividade!
As duas atividades anteriores são bem ricas e podem ser repetidas durante o ano letivo. E aproveitando o gancho que o mês de abril tem com datas referentes à leitura, planeje diferentes exercícios com os livros e sua compreensão. Ou seja: é hora dos professores usarem a criatividade para usar bem a leitura como artefato para novos olhares e propostas.
Além das atividades já sugeridas aqui no blog e da opção de usar o cantinho da leitura como um espaço de estímulo, os docentes podem adotar outras propostas para o Dia Internacional do Livro Infantil, como:
– Nomear o livro: Explique ao aluno como é importante ter a capa e o título de uma história. Então leia para eles um livro sem dizer o título ou mostrar a capa. Peça que eles anotem e prestam bastante atenção nos detalhes e nos personagens. Depois de ler o livro, dê ao aluno um pedaço de papel para desenhar o que ele acha que deve ser o título e a capa deste livro. No final, diga para as crianças compararem seus desenhos e exiba a capa original do livro.
– O encontro de dois personagens: Peça para os alunos irem até a biblioteca, o cantinho da leitura ou trazerem seus livros de casa. A ideia é que eles escolham dois personagens favoritos, um de cada livro. Como são personagens que eles se identificam e gostam, será mais fácil de descrever. Depois, trabalhe com o aluno para ele escrever uma nova história em que os dois personagens irão se encontrar. Deixe a imaginação fluir!
– TV vs Leitura: Esse é um exercício simples, mas que tem um potencial valioso. Comece um gráfico de TV x Leitura para cada criança. A intenção é montar um gráfico semanal para manter um registro do tempo que cada criança gasta lendo e o tempo gasto assistindo TV em casa. Se o tempo total de leitura exceder o tempo total em frente da TV, a criança receberá uma recompensa (que tal um novo livro? ?).
Para os alunos maiores, como os do Ensino Fundamental, estimular a leitura com fantasias e histórias diferentes também é uma boa alternativa. Por isso, além de expandir o universo literário do estudante, sugestões de novos livros ajudam o próprio a buscar novas referências.
Assim, livros como Desventuras em Série, de Lemony Snicket, Coraline, de Neil Gaiman e Matilda, de Roald Dahl podem ser ótimas opções para aprimorar as habilidades de leitura e a criatividade. Inclusive, todos esses citados possuem filmes, podendo o aluno comparar sua imaginação com um das formas que foram retratadas as histórias.
Então, professores, prontos para apresentar novas narrativas aos alunos celebrando o Dia Internacional do Livro Infantil? ;D
Vera Lucia Mozzer de Oliveira
02/abril/2018 @ 20:22
Estas publicações são de grande valia para mim!!!
Obrigada!!!
Vera Lucia Mozzer de Oliveira
02/abril/2018 @ 20:19
Achei muito interessante, vai ma ajudar muito!!!