Dia Internacional do Livro Infantil e atividades literárias!
Texto originalmente publicado em 02/04/18 e atualizado em 31/03/25
O Dia Internacional do Livro Infantil, nos convida a pensar novas atividades para trabalhar em sala de aula! A data é uma comemoração do universo lúdico e repleto de possibilidades que a literatura infantil traz.
Sendo assim, o objetivo do dia é reconhecer o poder da leitura e o papel dos livros no desenvolvimento e educação das crianças. Por isso, que tal inspirar o amor pela leitura entre as crianças com uma valiosa comemoração em sala de aula?
É interessante preparar atividades para a semana com leituras que englobem grande parte do universo lúdico mundial. Assim, apresente novos contos e narrativas que falem sobre diferentes histórias e tragam uma diversidade cultural.
Neste texto vamos falar um pouco mais profundamente sobre essa temática e apresentar 3 dicas valiosas. Confira!
Origem do Dia Internacional do Livro Infantil
Primeiramente é importante enterdermos mais sobre o surgimento dessa celebração.
Essa data, é comemorada anualmente no dia 2 de abril, aniversário do autor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen. Andersen é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para uma linguagem mais adequada ao universo dos pequenos.
Isso porque, foi ideia do autor transmitir, através de antigas histórias, moral e valores na literatura infantil. Suas narrativas mais conhecidas são:
- O Abeto,
- O Patinho Feio,
- A Caixinha de Surpresas,
- Os Sapatinhos Vermelhos,
- O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio,
- O Soldadinho de Chumbo,
- A Pequena Sereia,
- A Roupa Nova do Rei
- A Princesa e a Ervilha, entre outras.
Preparados para começar? Confira algumas ideias!

4 atividades literárias ligadas com o Dia Internacional do Livro Infantil
1- Viajando pelo mundo através dos livros
Através da leitura, as crianças podem, por exemplo, fazer viagens para lugares distantes e aprender fatos fascinantes sobre países estrangeiros.
Os livros nos dão a oportunidade de aprender sobre o mundo ao nosso redor. E o melhor é que isso acontece mesmo que não possamos estar fisicamente nesse local.
Dessa forma, uma maneira divertida de as crianças viajarem pelo mundo é lendo histórias internacionais. Para isso, apresente autores e ilustradores que têm livros publicados globalmente e ouça suas histórias autores em diferentes idiomas.
Como colocar em prática?
Planeje um evento chamado “Dia do livro na sua escola” e convide autores locais para ler para seus alunos.
Uma outra opção é fazer do cantinho da leitura, um espaço mais especial ainda na comemoração. Procure livros internacionais para colocar no local e crie estações nas quais os alunos possam viajar e carimbar seu passaporte.
A ideia é que os alunos sintam que estão viajando pelo mundo através dos livros.
2 – Histórias de todo o mundo
Agora é a sua chance de apresentar os alunos diferentes países e suas culturas únicas. E isso pode ser feito por meio da leitura de contos de fadas mais comuns em cada um deles.
É possível que muitas das histórias as crianças reconheçam. Isso dá mais incentivo para que elas se engajem com a tarefa e fiquem curiosas para conhecer novas narrativas.
Sugestões de leitura
Como inspiração, nossa dica é que a pessoa educadora use o livro “Volta ao Mundo em 52 Histórias”, de Neil Philip.
Essa obra traz contos desde Chapeuzinho Vermelho a outros poucos conhecidos no Brasil. Por exemplo: A Raposa Manca e Soliday e o Corvo, narrativas populares tcheca e jamaicana, respectivamente.
Atividades antes da leitura
A dica é: antes de ler cada conto, indique onde o país está no mapa e forneça aos alunos uma variedade de artefatos daquele país.
Você também pode incentivar os alunos a trazerem artefatos que possam ter em casa).
Atividade pós leitura
Após a leitura do conto, divida os alunos em pequenos grupos e peça que trabalhem juntos para desenvolverem um pequeno texto ou expliquem a moral da história.
Forneça a cada grupo uma cópia da história para ajudá-los em sua missão.
Atividade extra
Outro exemplo que aborda diferente cultura e tem ligação direta com a escola é o livro Malala. Pode criar um dia temático chamado como “A menina que queria ir para a escola”.
E então apresente a versão infantil do livro que conta a história biográfica de Malala Yousafzai. Essa história traz interessantes questões de debate para alunos do Ensino Fundamental trabalharem em sala de aula.
3 – Depois de ler é hora de usar a criatividade!
As duas atividades anteriores são bem ricas e podem ser repetidas durante o ano letivo. E aproveitando o gancho que o mês de abril tem com datas referentes à leitura, planeje diferentes exercícios com os livros e sua compreensão.
Ou seja: é hora dos professores usarem a criatividade e fazer da leitura como artefato para novos olhares e propostas.
Além das atividades já sugeridas aqui no blog e da opção de usar o cantinho da leitura como um espaço de estímulo, os docentes podem adotar outras propostas para o Dia Internacional do Livro Infantil, como:
Nomear o livro
Explique ao aluno como é importante ter a capa e o título de uma história.
Então leia para eles um livro sem dizer o título ou mostrar a capa. Peça que eles anotem e prestam bastante atenção nos detalhes e nos personagens.
Depois de ler o livro, dê ao aluno um pedaço de papel para desenhar o que ele acha que deve ser o título e a capa deste livro.
No final, diga para as crianças compararem seus desenhos e exiba a capa original do livro.
O encontro de dois personagens
Peça para os alunos irem até a biblioteca, o cantinho da leitura ou trazerem seus livros de casa.
A ideia é que eles escolham dois personagens favoritos, um de cada livro. Como são personagens que eles se identificam e gostam, será mais fácil de descrever.
Depois, trabalhe com o aluno para ele escrever uma nova história em que os dois personagens irão se encontrar. Deixe a imaginação fluir!
TV vs Leitura
Esse é um exercício simples, mas que tem um potencial valioso.
Comece com um gráfico de TV x Leitura para cada criança. A intenção é montar um gráfico semanal para manter um registro do tempo que cada criança gasta lendo e o tempo gasto assistindo TV em casa.
Se o tempo total de leitura exceder o tempo total em frente da TV, a criança receberá uma recompensa (que tal um novo livro?).
Para os alunos maiores, como os do Ensino Fundamental, estimular a leitura com fantasias e histórias diferentes também é uma boa alternativa.
Por isso, além de expandir o universo literário do estudante, sugestões de novos livros o ajudam a buscar novas referências.
Assim, invista em indicações de livros como Desventuras em Série, de Lemony Snicket, Coraline, de Neil Gaiman e Matilda, de Roald Dahl. Esses títulos podem ser ótimas opções para aprimorar as habilidades de leitura e a criatividade.
Inclusive, todos esses citados possuem filmes. Então, que tal convidar o aluno a comparar sua imaginação com a forma que as hisótias foram retratadas.
Como a Estante Mágica pode ajudar ainda mais nesse processo?
Além de conhecer histórias incríveis, que tal incentivar os alunos a criarem as próprias?
Com a Estante Mágica, cada criança se torna autora do seu próprio livro. E isso acontece porque é ela quem escreve e ilustra a história com começo, meio e fim.
Ao longo dessa jornada, os alunos desenvolvem habilidades de leitura, escrita e criatividade, mas também exercitam suas emoções.
Afinal, ao colocar no papel seus sentimentos, ideias e vivências, as crianças aprendem mais sobre si mesmas, fortalecem a autoestima e desenvolvem empatia.
E o melhor? Essa experiência de incentivo a leitura e a escrita é 100% GRATUITA.
Sendo assim, essa é uma maneira poderosa de unir leitura, expressão e desenvolvimento emocional. E ao final da experiência, cada criança recebe um exemplar físico com sua obra. Um livro de verdade para chamar de seu!
👉 Clique na imagem abaixo para saber mais:

Conclusão
Em resumo, o Dia Internacional do Livro Infantil é muito mais do que uma data comemorativa. Essa data é uma oportunidade real de transformar a relação das crianças com a leitura.
Portanto, ao explorar histórias de diferentes culturas e criar atividades envolventes abrimos portas tanto para o desenvolvimento emocional, quanto para o intelectual e social dos alunos.
É por isso que cada livro lido, cada história contada ou criada, é um passo a mais na construção de leitores apaixonados. E mais do que isso, individuos curiosos e mais conscientes do mundo ao seu redor.
Então, que tal tornar essa semana uma verdadeira celebração do poder da imaginação e da importância da leitura desde a infância?
02/abril/2018 @ 20:22
Estas publicações são de grande valia para mim!!!
Obrigada!!!
02/abril/2018 @ 20:19
Achei muito interessante, vai ma ajudar muito!!!