Turma agitada? Veja 7 técnicas para acalmá-la!
“Silêncio!”, “Atenção, por favor!”, “Sem conversas”… Você, professor, provavelmente se identifica com essas falas. Como isso pode ser algo rotineiro na sala de aula, então são necessários novos meios para moderar seus alunos. Vamos, então, conhecer 7 dicas poderosas para acalmar essa turma agitada? 😉
1. Faça um intervalo e leve os alunos para uma área externa
Quando as crianças estão inquietas na aula, muitas vezes é um sinal de que elas estão com muita energia acumulada. Continuar insistindo em uma atividade que não está funcionando no momento é como agitar uma garrafa de refrigerante e esperar que a pressão se afaste por conta própria. Quando a classe está fora de controle, talvez seja hora de sair.
Pode-se pensar que levar toda a classe para fora é desperdício de um tempo precioso. Mas, se os alunos estão agitadas demais para ensinar, cada minuto que você tentar continuar levá-los a se concentrar é desperdiçado. Levo-os para fora, faça uma atividade no pátio, e então volte e continue com a classe.
2. Reproduza um vídeo de música
Semelhante a correr ao redor, a ideia aqui é queimar energia e “arrancar os movimentos”. Crie uma lista de músicas que seja apropriada para a aula e que as crianças gostem de dançar. É legal trazer músicas do universo infantil atual, como Show da Luna, animações da Disney, entre outras.
Quanto mais elaborada e diferente for a dança, melhor será para queimar energia. Tome um momento para mostrar às crianças quaisquer movimentos difíceis e depois deixe-as livres para se sentirem à vontade com a tarefa. Tomar três minutos para dançar através de um vídeo irá ajudá-lo a obter mais concentração do resto do tempo juntos.
3. “Se você pode ouvir minha voz, faça isso!”
Esta técnica permite que o professor use as crianças que ainda estão atentas na tarefa de recuperar rapidamente o controle da classe. Dependendo do volume da classe, o professor pode sussurrar ou falar em um tom normal.
Diga às crianças que estão ouvindo para fazer algo estranho – como fazer orelhas de alce, colocar a língua para fora ou colocar as mãos na cabeça. Uma opção também é pedir que elas aplaudam um número específico de vezes ou em um ritmo. As crianças ao seu redor verão que todos estão participando de algo que eles não fazem parte. Depois de fazer isso um par de vezes, todos devem estar ouvindo.
4. Bolhas de sabão
Soprar bolhas de sabão é um convite simples para brincar – qual criança não deseja instintivamente estourá-las? ?
Porém, além da brincadeira e uma distração, as bolhas são ajudantes visuais que trazem de volta o controle da turma de toda a agitação. Quando as bolhas acabarem, as crianças olharão para o professor – a fonte das bolhas – para mais. E assim você terá a atenção dos alunos novamente.
5. “Estátua!”
Lembra aquela famosa brincadeira da infância? Aqui a ideia é quase a mesma, mas com uma adaptação para a sala de aula. Quando a proposta for a turma ficar focada em uma tarefa, informe aos alunos que às vezes você gritará “Estátua”, e eles terão que ficar parados no lugar.
Se achar que é apropriado, o professor pode oferecer um incentivo para quem for o mais rápido a ficar parado, por exemplo. Certifique-se de praticar algumas vezes enquanto as crianças estão na tarefa.
6. Enfatize a importância da concentração
Alguns alunos, em meio a toda turma agitada, se concentram e conseguem realizar o exercício proposto em aula. Chame a atenção e use essas crianças como modelos para a classe.
“Obrigado, João, por fazer a tarefa. Classe, vejam como fulano está fazendo um ótimo trabalho com o exercício? Vamos todos nos inspirar no colega?”. Esses são alguns pontos que o professor pode exaltar em sala e estimular que os outros alunos copiem.
7. Identificar comportamento inadequado e exaltar as boas atitudes
Chamar a atenção dos alunos pelo nome é arriscado. Mais do que lembrar da lição, a criança vai se lembrar de como se sentiu na situação e isso pode reprimi-la. Mas se o reforço positivo de realçar o bom comportamento não funcionar, pode ser hora de realçar o mau comportamento.
E há maneiras mais tranquilas de fazer isso. Manter o aviso impessoal dizendo coisas como: “Qualquer um que está fazendo tal coisa agora não está fazendo o que devemos fazer”, ou “Se o seu colega está tendo tal comportamento inadequado, fale com o ele o que não se deve fazer”.
É legal que o professor trabalhe em conjunto com a turma, mostrando para os alunos que eles próprios podem se ajudar. Isso também retira a figura séria de autoridade do professor e faz com que as crianças o enxerguem como mentor e acolhedor.
E quando há bons comportamentos no meio da turma agitada? Enfatize! Aqui, os métodos para ensinar regras de convivência e coletividade também são bem-vindos. Por isso, adotar a ideia de um potinho do bom comportamento em classe pode ser uma das soluções. Nele, o professor pode colocar estrelas, por exemplo, e quando cheio, a turma ganha um brinde.
Quando a turma fica muito inquieta, eles perdem pontos. Quando eles estão focados na tarefa, eles ganham pontos. O docente pode decidir se eles têm a oportunidade de ganhar pontos de volta e a rapidez com quem pode ganhar ou perder pontos.
É um incentivo positivo que a criança vai encontrar para obedecer as regras e saber o tempo de brincar e o tempo dos estudos.
Bônus: Alterar as técnicas uma vez por mês para manter as ideias frescas
Depois de um tempo, as crianças podem perder o interesse nas técnicas utilizadas pelas professores e aí a sala volta a ter uma turma agitada. Assim, mantenha a curiosidade e a proatividade dos alunos.
Pratique um método para controlar a classe por duas semanas e elogie quando os alunos responderem conforme solicitado. E então, quando sentir que eles dominaram ou o efeito está passando, introduza outra técnica. Instigar as crianças a aprender algo novo é um dos motivos pelos quais elas se engajam com os exercícios.
E você, professor(a), como faz para acalmar sua turma agitada?
05/outubro/2019 @ 23:00
Gostei muito,muito. Com certeza são ideias valiosas que levarei para a minha prática pedagógica.
24/setembro/2019 @ 12:55
Não consigo baixar o e-book ler e plano de aula,site está com erro
11/maio/2019 @ 10:46
Adorei todas as estratégias. Já utilizo a estratégia” se você pode ouvir minha voz” na acolhida após o recreio , demora um pouco pois voltam muito agitados, mas funciona bem. Vou tentar utilizar as outras. Obrigada
28/agosto/2018 @ 11:23
Eu sou Cintia,tenho uma turminha de maternal agitada,meu maior problema é a fila,muito complicado,alguns dançam,correm,abrem os braços sem parar,empurram,enfim.Gostaria de uma dica se possível.obrigada
23/agosto/2018 @ 18:40
Amei as dicas. Estou passando uma fase difícil com uma turma grande e bem agitada. Vou experimentar essas técnicas e pedir a Deus que funcionem. Obrigada pelas ideias.
12/agosto/2018 @ 13:34
Olá , boa tarde.
Venho em busca de métodos para direcionar aos conteúdos,turma de pre adolescente e pre-adolescente.
Fico aguardando .
Abraços
05/julho/2018 @ 21:15
Ótimas estratégias.Em minha sala trabalho com o semáforo da disciplina.Quem tiver mais carinhas verdes como pontuação,ganha um kit de aluno nota 10.
14/setembro/2018 @ 10:40
bom dia
voce poderia me enviar o modelo desse semaforo
24/junho/2018 @ 08:09
Ótimas estratégias vou trabalhar em minha sala.Gostaria de receber textos e dicas para Educação Especial.
25/maio/2018 @ 00:42
Eu usei objetos durante meu estagio do magistério, na turma do pré escola, a turma era bem agitada e não me ouviam mais dai me surgiu a ideia, comecei com uma bolinha de jogar tênis, simplesmente comecei a andar em meio a turma sem falar nada, apenas quicava a bolinha no chão e a segurava, os alunos um por um foram sentando na rodinha.
Cada dia usei objetos diferentes, como chocalhos, pandeiros, sininho etc, com o passar dos dias eles já sabiam, quando eu pegava alguma coisa na mão, eles ficavam curiosos para saber o que iriamos fazer.
Foi uma aprendizagem e tanto para mim.
Obrigada pelas dicas, vou aderir todas.
30/abril/2018 @ 09:22
Bem se vê que sua classe não é como a minha!! Nem a professora de educação física consegue dar aula para eles. Ninguém suporta eles no recreio. Têm que chamar a atenção deles 75 segundos por minuto. E lá se vai a aula. Deve funcionar com alunos da creche.
18/abril/2018 @ 18:51
Gostei das dicas!Precisamos renovar a nossa prática e cada dica nos ajuda.
As crianças tem muita energia, trabalhar o movimento, atividades lúdicas contribui para a concentração.
Na minha sala gosto de iniciar sempre com uma dinâmica ou brincadeira, isso ajuda a iniciar a aula mais tranquilo.
30/março/2018 @ 08:53
Gostei das dicas!
29/março/2018 @ 12:10
Gostei muito.
28/março/2018 @ 19:36
Class dojo é um site de pontuação que você cria o perfil e pontua cada aluno. Recomendo.
28/março/2018 @ 17:07
Geralmente faço a ” HORA DO DESCANSO” após o intervalo e canto em um tom bem baixinho cantigas populares e calmas com eles:alecrim,o cravo e a rosa,se essa rua…
e vario com músicas intrumentais que os deixam bem tranquilos !
28/março/2018 @ 09:11
Adorei as dicas!! Obrigada!
27/março/2018 @ 22:18
Tenho muita dificuldade com umá turma de 35 crianças.
27/março/2018 @ 11:42
Gostaria de receber textos, artigos e outros conteúdos.
24/março/2018 @ 10:14
Uso a técnica das estrelas também. Faço um cartãozinho estilo calendário do mês, chamado cartão do bom aluno. Se ele teve bom comportamento durante a aula, realizou atividades, no final do mês ganha um brinde. Funciona super bem. Pra perder a estrela o aluno que foi chamado atenção muitas vezes durante o dia de aula, não a ganha.
30/março/2018 @ 23:21
Olá gostei da sua ideia do cartão do bom aluno, você poderia me passar o modelo?
24/março/2018 @ 01:51
Amei muito bom!
23/março/2018 @ 14:20
Muito bacana.
14/março/2018 @ 18:14
Gostei muito essa dicas são muito válidas