

Habilidades emocionais
"Habilidades Emocionais"
Já pensou em ajudar alunos a reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos?
Guia BNCC
Guia BNCC
Um guia completo com as orientações ideais para te ajudar na implementação da Base Nacional Comum Curricular!
A Estante Mágica é uma startup que busca mudar o mundo por meio da educação! Sim, parece utopia, mas já estamos conseguindo e a sua ajuda é fundamental nessa trajetória!Leia mais
A cena é clássica: o estudante na carteira da sala, copiando fórmulas, temendo aquela prova de cálculo. Uma rápida pesquisa na escola comprova: a matemática é, de longe, uma dasLeia mais
Querida Coordenadora Hoje, dia do coordenador pedagógico, estive pensando em todas as coordenadoras que tive na minha vida escolar. E é muito bom lembrar de cada uma delas. De comoLeia mais
A escola e a família são duas importantíssimas instituições que sustentam a formação de uma sociedade. Há séculos realizam a manutenção social de uma determinada cultura, desenvolvendo e criando novosLeia mais
Século XIX. Cenário na escola: Quadro negro, professores com giz na mão e alunos em carteiras copiando tudo. Método de avaliação: provas – memorização de conteúdos, foco em datas específicas.Leia mais
O termo resiliência, na física, é a capacidade de um determinado material retornar ao seu estado natural após ser submetido a uma alta pressão e/ou temperatura. Na psicologia, o termoLeia mais
Durante uma aula, o professor disse que aluno significava “sem luz”. Esse suposto significado causou um grande incômodo na maioria dos integrantes da turma. Mas, pesquisando brevemente a etimologia daLeia mais
Na biologia, as chamadas “relações interespecíficas” definem as relações entre seres de diferentes espécies. A competição corresponde à relação em que os participantes disputam os mesmos recursos. A cooperação (ouLeia mais
“Escrever é a arte de cortar palavras”. A frase, do célebre Carlos Drummond de Andrade, puxa um debate essencial, ainda mais para a área de educação: Como desenvolver a habilidadeLeia mais
João é um aluno do primeiro ano do ensino médio e tem muita dificuldade em física. Se esforça para fazer os exercícios, mas os resultados nunca estão certos. Ao verbalizarLeia mais