Atividades de escrita para educação infantil: conheça 4 criativas!
Texto publicado em 02/07/2019 e atualizado em 16/01/2024
Que tal conhecer 4 atividades de escrita para educação infantil criativas que irão ajudá-los no processo de alfabetização? Formar palavras, conhecer as sílabas e escrever seu nome é um desafio para os pequenos que estão iniciando esse momento.
Então, é necessário que os educadores tenham certos “truques na manga” para ajudar os alunos e tornar esse momento mais tranquilo. Para ficar por dentro dessas dicas que reunimos, é só continuar a ler esse texto!✨
Por que estimular a criatividade?
Antes de pensar em maneiras de estimular os pequenos a exercitarem sua imaginação, é necessário pensar qual a importância disso.
A criatividade é, sem dúvida, uma habilidade muito importante para todos nós. Isso porque ela nos ajuda a pensar em ideias, experimentações, soluções e invenções diferentes do comum.
Ou seja, podemos dizer que a habilidade nos ajuda a pensar em maneiras inusitadas de resolver problemas. Em outras palavras, nos ajuda a pensar fora da caixinha e se torna o nosso diferencial.
E, como boa parte da criatividade é desenvolvida e adquirida na infância, é necessário exercitá-la nas crianças desde cedo. Para isso, os educadores podem propor atividades de escrita para educação infantil em sala de aula.
Criatividade e escrita
Você sabia que a escrita e a leitura podem ajudar nesse processo? Isso porque, em conjunto, ambas transportam as crianças para o mundo lúdico da interpretação e da imaginação.
Ao lerem as palavras e visualizarem as ilustrações, os pequenos colocam a imaginação e a criatividade em prática. Eles pensam nos personagens, suas características, vozes e ações, e dão espaço para diferentes interpretações.
Cada um consegue imaginar a história da sua própria maneira, exercitando a sua habilidade criativa da melhor forma.
Logo, atividades de escrita para a educação infantil podem ser essenciais para ajudá-los nesse processo. Com elas, as crianças dão asas à imaginação e colocam seus pensamentos no papel.
Trabalhar o processo criativo logo na infância é muito importante para garantir o bom desenvolvimento da criatividade, que acompanhará os pequenos até a fase adulta.
Afinal, quanto mais exercitada essa habilidade for, mais soluções para problemas e desafios a criança conseguirá pensar. Além de ajudar em sua jornada de aprendizado também, garantindo o desenvolvimento escolar.
Leia também: Dia da Criatividade: como aplicar as ideias de Leonardo da Vinci em sala de aula
Atividades de escrita para educação infantil criativas
Você viu acima que uma maneira de estimular o aprendizado nos primeiros anos do ensino infantil é levar exercícios lúdicos para a sala de aula.
E as atividades de escrita podem ser uma maneira divertida de introduzir alguns conceitos básicos para as crianças. Por exemplo, elas podem ajudar nas tarefas de alfabetização, na formação de sílabas, fonemas e construção de palavras.
Com as atividades de escrita criativas, a atenção dos pequenos fica totalmente voltada para a dinâmica. Dessa forma, é possível entretê-los e treinar suas habilidades. Além disso, ainda torna o ensino muito mais prazeroso para toda a turma.
Confira abaixo 5 atividades de escrita para educação infantil que podem ajudar os pequenos a desenvolver a escrita. Garantimos que essas dinâmicas vão divertir (e muito) os pequenos!
1. Bingo das sílabas
Vai dizer que você não gosta de participar de um bom bingo? Essa dica pode servir para deixar seus alunos muito entretidos em um divertido jogo!
Então, para trabalhar de forma divertida e ainda aprender as famílias silábicas, uma boa ideia é fazer um bingo com a sua turma. 😁
Porém, essa versão vai ser adaptada para o processo de alfabetização dos pequenos. Nada melhor do que unir diversão e aprendizado, certo?
Nesta versão, deixe os números de lado e foque na formação de palavras.
Para isso, faça algumas cartelas coloridas e preencha-as com diversas palavras, mas com algumas sílabas faltando. Em seguida, distribua todas as cartelas para os pequenos e explique como vai funcionar a dinâmica.
Então, cada um vai receber a sua própria cartela com palavras incompletas e você, pessoa educadora, vai sortear algumas das sílabas que faltaram.
Assim, cada aluno pode escrevê-las em sua cartela e ir completando as palavras que tiver recebido. E a primeira criança que preencher todas as palavras com as sílabas ganha o jogo.
Essa dinâmica ajuda no aprendizado da separação de sílabas, no reconhecimento de fonemas e na memorização de palavras. Não é excelente?
Mas agora um detalhe importante: só não pode esquecer de gritar bingo quando completar a cartela! 😂
2. Dinâmica dos nomes
Uma coisa é certa: os alunos já têm seu nome memorizado. E muitos deles começam o processo de alfabetização aprendendo, justamente, a escrevê-lo.
Dessa forma, propor uma dinâmica com os nomes dos alunos também é uma ótima oportunidade para auxiliar nas atividades de escrita para educação infantil.
Isso porque, assim como o bingo, auxilia no aprendizado de sílabas, fonemas e incentiva a escrita.
A dinâmica de nomes funciona assim: você separa o nome de cada aluno em um papel e pede a ajuda deles para soletrar um nome de cada vez.
Isso vai incentivá-los a assimilar as sílabas que estão ouvindo, compreendê-las e tirá-las do “mundo abstrato dos sons” para o “mundo real das palavras“.
Se possível, chame cada pequeno para escrever o próprio nome no quadro enquanto o soletra. Essa dinâmica também ajuda muito na assimilação de palavras e na compreensão da palavra mais importante de sua jornada: seu nome.
Numa folha de papel, também, deixe um espaço em branco logo abaixo do nome para que a turma possa escrever também.
Na faixa etária de 2 a 3 anos, essa atividade é importante para fazer as crianças refletirem sobre a etiquetagem dos seus pertences e até mesmo a sua identidade.
Já nas idades mais avançadas, isso pode levar a criança a pensar sobre as diferentes formas de construção de palavras e o sistema da escrita.
Além de fazer com que eles tenham protagonismo no seu próprio aprendizado, eles conhecem ainda mais as letras e os seus coleguinhas de turma. 💙
3. Adedanha de palavras
Essa brincadeira clássica nunca sai de moda. Com certeza todos já jogaram na infância, não adianta tentar negar! 😂
Mas você sabia que ela, mesmo sendo uma atividade bem simples, pode ajudar na aprendizagem da escrita em sala de aula?
A adedanha de palavras, ou também chamada de Stop, geralmente é jogada a partir da escolha de uma letra do alfabeto. Depois, os participantes podem escrever palavras que começam com essa mesma letra (vogal ou consoante) em diferentes categorias.
Por exemplo: podem escrever objetos, cores, frutas, nomes, entre outras categorias que decidirem no início da partida.
Então, para a turma de educação infantil, você pode usar esse jogo para estimular atividades de escrita!
Funcionará assim: posicione no quadro algumas figuras, como, por exemplo, objetos, animais e cores.
Em seguida, escolha uma letra do alfabeto e peça para que a turma escreva em um papel palavras que começam com a letra escolhida.
Se quiser tornar a brincadeira mais interessante, pode pedir que sejam palavras que eles estão percebendo dentro da sala de aula.
Assim, ao invés de usar figuras e desenhos abstratos, usar os objetos do próprio ambiente escolar pode ser uma excelente forma para familiarizar os pequenos com algumas coisas que eles usam no dia a dia!
Essa brincadeira pode ajudá-los a entender como se escreve o nome daquilo que está inserido na sua rotina de forma natural. É uma ótima opção para quem deseja ajudar na ampliação do vocabulário dos pequenos!
A adedanha ajuda na memorização das palavras e no desenvolvimento cognitivo das crianças, pois trabalha a associação de um jeito bem dinâmico. É uma peça chave para o desenvolvimento da alfabetização. Vale a pena tentar!
Leia também: Dia Mundial da Alfabetização: quais ações você tem feito aí na sua escola?
4. Escrever sua própria história
Colocar a criança como protagonista de sua narrativa e dar o poder de escrever sua própria história é uma ótima atividade para estimular sua criatividade.
Assim, as crianças podem usar sua imaginação para contar histórias reais, que aconteceram em sua vida, ou irem além e inventarem seus personagens.
Então, estimule que contem suas histórias de forma livre: eles podem decidir os temas! Podem escrever sobre super-heróis, princesas, alienígenas de outros planetas e por aí vai… Deixe que a criatividade dos pequenos tome conta desse processo.
Dessa forma, as atividades de escrita vão auxiliar na escrita de frases inteiras, na leitura e na sua expressão emocional, o que a ajuda a desenvolver diversas competências socioemocionais de maneira lúdica.
Além disso, também ajuda no desenvolvimento da interpretação textual e da compreensão do que é a coesão. Afinal, o livro precisa ter início, meio e fim, então precisa ser uma história bem redondinha.
Você sabia que a Estante Mágica, a maior experiência de leitura e escrita do Brasil, propõe diversas atividades de escrita?
E não para por aí: o resultado de toda a dedicação das crianças é um livro de autoria de sua própria autoria.
Ah! A experiência é gratuita para escolas e atende da educação infantil ao ensino fundamental 1. 😍
Podemos garantir que a experiência vivida com a Estante Mágica pode transformar vidas e dar asas à imaginação dos pequenos.
Eles se tornarão protagonistas de sua própria jornada e colocarão em prática sua criatividade.
Para inscrever a sua escola na Estante, é só clicar aqui. Vem com a gente transformar a vida das suas crianças! ✨
Conclusão
Agora, educador, você conferiu diversas dicas de atividades de escrita para educação infantil. Então, é hora de colocá-las em prática!
Decida qual (ou quais 👀) mais se encaixam com a sua turma ou com a sua forma de ensinar. Depois, é só deixar a criatividade fluir. Sem dúvida as crianças vão adorar essas atividades inovadoras no aprendizado!
Ah, e pode repetir essas dinâmicas sempre que achar necessário. Quanto mais diversão para os pequenos, melhor. 😎
Curtiu essas dicas? Então compartilhe esse post para ajudar outros educadores também!
Maria José da Conceição Lima
06/julho/2019 @ 15:02
Quem vai aplicar o projeto é o professor?Porque eu escrevi a escola sou a diretora.Mas estou sem entende quem aplica o projeto
Victoria Fernandes
12/julho/2019 @ 13:18
Oiii, Maria José!
O projeto é desenvolvido em sala de aula com ajuda do professor 🤗
A direção pode ajudar no planejamento pedagógico para inclusão da atividade!