Alunos participantes da Estante Mágica lançam os próprios livros na FLIP
A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), um dos eventos mais importantes de literatura do Brasil, foi palco de lançamento dos livros feitos por alunos do 5º ano. A ação é resultado da parceria de uma escola municipal com a Estante Mágica e a Parceiros da Educação. Saiba mais!
Este é o primeiro ano de aplicação do projeto da Estante Mágica na Escola Municipal Parque da Mangueira, que fica localizada em Paraty, onde acontece a festa literária.
A parceria começou quando, ainda em 2018, a coordenação da escola e Einara, representante da Parceiros da Educação na escola, realizavam o planejamento pedagógico para o próximo ano.
Depois da análise dos índices do Ideb e das conversas com os professores, o projeto da Estante Mágica surgiu como solução para o desenvolvimento de escrita e leitura entre os alunos do 5º ano da escola.
Motivação que contagia
Em entrevista ao nosso blog, o diretor da escola, Eliezer, conta que a coordenação pedagógica ficou tão motivada com a aplicação de um projeto que desperta o protagonismo infantil que a alegria contagiou os professores e os alunos:
“Sempre houve o estímulo ao protagonismo do aluno, mas com o formato que a Estante Mágica proporciona e com o resultado final das obras impressas, foi a primeira vez”, conta.
O evento de autógrafos na FLIP
A ideia de levar os alunos para realizar o lançamento das obras na Festa Literária Internacional de Paraty surgiu da direção da escola:
“O educativo FLIP tem uma parte que abre para a participação das escolas. A direção e coordenação pedagógica da entendeu, então, que seria um bom momento para valorizar essa produção do aluno e melhorar a autoestima deles, levando-os para participar de um evento literário”, conta Eliezer.
Com o apoio da Estante Mágica, a escola entrou em contato com a produção da Casa Azul, que organiza a feira literária, e eles encararam a ideia como um momento muito importante para a agenda da edição.
O resultado desse super evento de autógrafos foi tão impactante que virou, inclusive, matéria no RJTV – que você pode ver clicando aqui 😉
Valorização dos alunos
Um dos maiores ganhos que é possível notar em alunos que tiveram a oportunidade de escrever seu próprio livro através do projeto da Estante Mágica é a autoconfiança.
E nos alunos da E. M. Parque da Mangueira, que foram prestigiados na FLIP, esse benefício foi ainda maior:
“O nome já diz, ‘festa literária’. Realmente, o clima lá no dia do lançamento foi um clima de festa. Os alunos felizes, os olhares de espanto diante do sonho, do desejo materializado nas mãos em formato de livro”, conta Eliezer.
“As crianças perceberam que elas podem. Perceberam que com sonhos, com ideias e com apoio, a gente pode ir além, a gente pode melhorar, a gente pode aprender mais”, afirma.
Envolvimento das famílias
Os responsáveis acompanharam o desenvolvimento do projeto e participaram ativamente, escrevendo a biografia dos pequenos para finalizar a obra com chave de ouro.
Como a festa envolve a cidade inteira, muitos familiares já atuavam na festa de alguma maneira. Eliezer conta que quando as crianças chegaram, no ônibus exclusivo para os alunos, os pais já estavam lá, ansiosos.
A partir de então, foram só agradecimentos aos professores, depoimentos para telejornais e emoção ao ver seus filhos lendo suas próprias obras no grande evento.
Afinal de contas, como conter as lágrimas diante de tamanha conquista? ❤
A Estante Mágica, maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, está com vagas abertas. Quer aplicar o projeto gratuito na sua escola? Clique aqui e inscreva-se =)
Élcides Anghinoni
25/julho/2019 @ 09:42
Eu me inscrevi no projeto Estante Mágica porque gostaria de aplicá-lo numa turma de pré em uma escola infantil que faço trabalho voluntário. Por isso me interessei e adorei a idéia de poder levar as crianças um pouco mais de dinamismo e criatividade das coisas que eles falam. E que eu fiz uma roda de história esses dias e es adoraram contar as suas histórias e não apenas a ouvir história de livros. Por isso solicito permissão para adotar esse projeto com as crianças mesmo não tendo uma escola para firmar parceria.
Obrigada
Victoria Fernandes
02/agosto/2019 @ 13:21
Oiii, Élcides! Que trabalho lindo que você vem fazendo com seus alunos 😍
Assim como você, trabalhamos intensamente todos os dias para continuar impactando cada vez mais o mundo da educação!
Nosso projeto é pensado para ser desenvolvido exclusivamente com a escola.
Continue nos acompanhando! Qualquer novidade, você será a primeira a saber 🤗