Por que adotar metodologia baseada por projetos?
Por que adotar metodologia baseada por projetos?
Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, disse certa vez que “a educação formal atual ainda prepara alunos para um mundo que já passou, em vez de preparar para possíveis mundos que estão por vir.”
Você por vezes se pega tentando dar suas aulas sem conseguir engajar os alunos como gostaria? Alguns alunos parecem desmotivados e sem paciência?
No aprendizado baseado por projetos, os alunos são os protagonistas do próprio aprendizado.
Seus pequenos passam pelo conteúdo acadêmico por meio de desafios reais e desafiadores. Trabalham em grupo, desenvolvendo a colaboração, buscam pistas para avançar em seus projetos, aguçando a curiosidade, desenvolvem soluções alternativas para os problemas, estimulando a criatividade.
De quebra, pesquisadores descobriram que essa metodologia:
– é mais efetiva no aprendizado do que a aula tradicional;
– aumenta a motivação do aluno e o engajamento em aprender;
– melhora a retenção do aprendizado do aluno no tempo;
– contribui no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para o século XXI
– é especialmente efetivo nos alunos que apresentam menos interesse na aula tradicional ou com menor performance acadêmica.
Dê a seus alunos um motivo real e instigante para aprender e demonstrar seu aprendizado. Comece, ainda que devagarzinho, a adotar a metodologia por projetos em sua sala de aula. 😉
Tânia Regina Fraga Pereira
12/setembro/2017 @ 01:12
Para a aplicação de aulas através de projetos se faz necessário que os professores repensem, revejam suas metodologias para melhor desenvolver os conteúdos. Desenvolver conteúdos a partir de projetos leva os alunos a construírem o conhecimento de forma mais apropriada e segura porque eles identificam suas dúvidas e vão em busca das respostas, na maioria das vezes segundo pesquisas e até mesmo experimentos.