Educação ambiental na escola: como promover?
Para reverter o cenário atual do nosso planeta, que apresenta um consumo desenfreado de produtos e a exploração inconsequente de recursos naturais, é preciso que a educação ambiental na escola seja diária, especialmente na infância, fase mais aberta à aprendizagem.
É preciso debater este assunto desde os primeiros anos da vida escolar e trabalhar constantemente a ideia de que é preciso estabelecer limites de consumo, evitar o desperdício de água e luz, utilizar transportes sustentáveis, reciclar sempre que possível, entre outras ações, que são possíveis de fazer. É só colocar em prática!
Não só as escolas, como até mesmo as empresas vêm adotando cada vez mais essas ações em seus ambientes de trabalho.
Elas trabalham em conjunto com a educação para ajudar as crianças a entenderem melhor como é importante a economia de recursos importantes para o planeta.
A ideia principal de seus projetos é conscientizar as crianças para que divulguem isso em casa, além de se tornarem adultos mais conscientes.
E como desenvolver essa educação ambiental na escola?
Confira algumas ideias:
Horta nossa
Crianças amam atividades coletivas e é possível ensinar educação ambiental na escola aproveitando essa predisposição.
Que tal cada turma criar sua hortinha coletiva? Além de ser um exercício dinâmico, os alunos ainda terão acesso a alimentos produzidos por eles mesmos.
E, assim, começarão a internalizar possibilidades alternativas de consumo – já adotando até mesmo uma breve consciência crítica sobre o uso de agrotóxicos, por exemplo.
Reduzindo a pegada
Que tal se, após uma aula sobre aquecimento global, os alunos calcularem a quantidade de recursos naturais que consomem em um determinado ano?
E, em seguida, como um grupo, determinar a “pegada” (isto é, o consumo de recursos naturais) de toda a classe?
Com essa visão, os alunos poderão pesquisar sugestões para reduzir sua pegada. Isso vai fazer com que eles desenvolvam a cidadania, tenham pensamento crítico e entendam o impacto do seu consumo.
E tal conscientização pode ser feita utilizando o conceito da gamificação.
Após apresentar o quadro geral, as crianças serão convidadas a trazer ideias para combater o mal (como o desperdício), diminuindo o impacto negativo das ações humanas sobre a natureza.
Essa é uma das dinâmicas atividades para conversar sobre meio ambiente na sala de aula!
“Vivo ou morto ecológico”
Essa ideia, da educadora Elaine Silva, é excelente para brincar e, ao mesmo tempo, conscientizar.
Após uma aula sobre coleta seletiva, explicando o que é ou não um produto reciclável, faça uma dinâmica em sala de aula. Reúna os alunos e defina que ficar de pé significa “produto reciclável” e abaixar é “produto não-reciclável”.
Peça, então, para um deles dizer o nome de um objeto (ex: papel) e os demais ficarem de pé ou abaixar, conforme a resposta.
Aqueles que responderem errado sairão da brincadeira. E os vencedores serão os que acertarem a definição de cada objeto, demonstrando um bom domínio sobre o conceito de reciclagem 😉
Projeto Light nas Escolas
Esse é um projeto de educação ambiental voltado para o consumo eficiente de água e energia, oferecido pela Light para escolas públicas e particulares.
Conta com curso de capacitação para educadores e doação de material didático para as escolas.
Durante todo o programa, são realizadas reuniões de acompanhamento das atividades desenvolvidas nas escolas para troca de experiências.
A capacitação de professores possui uma carga horária de 12 horas, dividida em 3 dias diferentes, com conceitos e atividades práticas sobre educação ambiental e a metodologia Procel nas Escolas.
Após essa etapa, é entregue pela Light um kit de livros aos professores no curso de capacitação e outro para a escola com livros, DVD, jogo educativo e álbum seriado para desenvolver a educação ambiental na escola.
O programa utiliza os recursos do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e desde sua criação, mais de mil escolas já foram capacitadas.
É possível acessar todo material didático no através do site Procel.
Todos essas sugestões ajudam a conscientizar, aos poucos, os alunos de que é possível tomar medidas para manter o conforto e qualidade de vida da forma certa, sem prejudicar o meio ambiente.
Thalita Cardoso é jornalista e assistente de produção cultural do Centro Cultural Light.
Silvia Maria Caetano
01/julho/2018 @ 13:38
Eu tenho um projeto de reciclagem na escola em trabalho e vamos para o terceiro ano. O aluno traz de casa resíduos (pet, embalagens de produtos de limpeza, latinhas e vários outros) nós vendemos para uma empresa e o dinheiro volta para o aluno em forma de prêmios. O nome do projeto é Escola limpa é Escola legal e reciclar é fundamental.