Dicas para usar jogos educativos digitais na educação infantil!
Um dos propósitos da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) é trazer a educação para a realidade rotineira do aluno. Ou seja, aproximar de exercícios reais ao seu dia a dia. E sabemos que a tecnologia e os jogos educativos digitais são cada vez mais sucesso com as crianças.
Pesquisas apontam que 91% delas jogam videogames. Ou seja: os pequenos praticamente nascem com a capacidade de usar um smartphone e ter uma compreensão imediata da tecnologia desde muito cedo.
Por isso, que tal pensar em levar novas atividades e games para a sala de aula? É uma forma certeira de atrair e engajar melhor os alunos, assim como inovar o aprendizado!
Aproveitando o atual cenário, os professores podem embarcar na tendência e usá-la em seu benefício, permitindo que seus alunos joguem jogos educativos digitais que aprimorem as habilidades de ortografia, leitura, matemática e etc.
Então, confira algumas dicas para levar jogos educativos digitais aos seus alunos!
Conheça as opções de jogos educativos digitais disponíveis
Sites como PlayKids ou Ludo Educa Jogos são ótimos para você se familiarizar com as alternativas e ferramentas que pode ser usadas em sala de aula. Depois de escolher algumas opções, jogue. É uma forma de avaliar se o game será realmente funcional para a aprendizagem do aluno.
Encontre maneiras de conectar pontos fundamentais do currículo escolar ao jogo
Afinal de contas, a ideia é trazer os jogos educativos digitais como novas plataformas de ensino e para isso é necessário que eles atendam às necessidades dos estudantes.
Isso será importante também para justificar o uso de jogos na sala de aula para pais, professores e outros que se sintam duvidosos.
Permita que os alunos sejam especialistas no jogo
Isso facilita as experiências de aprendizado! A introdução de videogames como o Minecraft interrompe o modelo hierárquico de ensino, porque os alunos geralmente sabem mais sobre o meio do que seus professores.
Em vez de se preocupar com isso, deixe os alunos colaborarem, ensinando uns aos outros e pesquisando a mecânica do jogo – as regras e características únicas de um jogo.
A aprendizagem em sala de aula torna-se recíproca à medida que o professor projeta experiências de aprendizagem, enquanto os alunos ensinam mais sobre o jogo ao professor.
Seja você um professor da educação infantil e ensino fundamental que deseja integrar aplicativos de aprendizagem de matemática em sua sala de aula ou um professor de ensino médio procurando maneiras de usar o Minecraft na escola, os videogames são uma maneira divertida e eficaz de inspirar e motivar seus alunos.
Abrace problemas e desafie os alunos a resolvê-los. Os jogos digitais têm esse potencial de introduzir problemas com a tecnologia e até mesmo comportamento durante a aula. Da mesma forma, os professores devem tornar os alunos os atores centrais em quaisquer problemas que surjam.
Os games são ótimas ferramentas e têm o potencial de serem oportunidades valiosas para criar uma cultura de sala de aula de aprendizagem ativa e resolução de problemas.
E mais, os alunos que participam de atividades práticas de aprendizagem e brincadeiras experimentam os seguintes benefícios:
• Maior motivação para o estudo
• Criatividade
• Habilidades aprimoradas de resolução de problemas
• Um maior senso de responsabilidade pessoal
• A alegria da autonomia e independência
Qual professora não quer que seus alunos sejam motivados, criativos, inteligentes, responsáveis e cheios de alegria?
Os jogos educativos digitais é um forte mecanismo para integrar a sala de aula com a diversão, enquanto os alunos demonstram mais dinamismo com o objetivo de aprendizado.
Como acontece com qualquer nova estratégia pedagógica, há uma curva de aprendizado, mas a recompensa vale a pena.
A aprendizagem baseada em jogos tem o potencial de quebrar uma rotina monótona, incluindo energia na sala de aula e gerar interesse dos alunos.
Para apresentar motivos ainda mais concretos de como planejar aulas mais tecnológicas pode ser algo positivo, pesquisas recentes investigaram os efeitos de jogar videogames na aprendizagem de estudantes, habilidades sociais e saúde.
Profissionais de psicologia e desenvolvimento infantil relataram que jogar videogames ajuda a desenvolver a capacidade de uma pessoa de pensar tridimensionalmente, resolver problemas e estimular a criatividade.
Além disso, pode ser uma forma de apresentar as crianças um novo olhar sobre os games. Elas podem entender como conciliar o ensino e a diversão e como é necessário também limites quanto ao uso excessivo.
Assim como a BNCC – e suas competências – pregam adaptar novas maneiras de aprendizagem que equivalem ao engajamento do aluno e imersão em diversas perspectivas, é notável que há novas alternativas de ensino atualmente.
Jogos educativos digitais podem ser uma aula planejada para crianças em fase de alfabetização, alunos alfabetizados, resolução de problemas lógicos e atividades bilíngues, por exemplo.
Na aula de ciências, os jogos online podem apresentar oportunidades únicas para professores e alunos, pois envolvem atividades de observação, interpretação, simulação, inferência, previsão, hipótese, classificação e comunicação.
Ligado até mesmo à inserção do Movimento Maker e tecnologias na sala de aula, os jogos educativos digitais se firmaram como testes e a entrada de inovações para a escola. E, também, são excelentes e divertidos meios como lições de casa.
Os professores podem conversar com os pais e responsáveis, apresentando a proposta. Juntos, eles podem despertar um interesse na criança em procurar novos e pedagógicos jogos. Do mesmo modo que a atração dos jogos educativos online podem levar a novos caminhos interativos.
Afinal de contas, é muito importante que a escola esteja também aberta a novas alternativas de aprendizagens que podem vim de pequenas – e valiosas – sugestões dos próprios alunos.
A melhor maneira de fazer com que o aluno se engaje com a aprendizagem é torná-la atrativa. E usar os games é uma maneira de incentivá-los.
Procure professores que adotam essa ideia ou estão se preparando para usá-los com sua turma. A troca de informações e experiências sempre é uma forma muito rica de planejar novas tentativas.
E você, professor (a), já usa jogos educativos digitais em sala? 🙂
Laudicéia
20/maio/2018 @ 06:53
A escola que dou aulas na não tem computadores!