Jogos educativos digitais na educação infantil: 4 dicas para usar
Texto publicado originalmente em 18/05/18 e atualizado em 09/04/25.
Com a proibição do uso de celulares nas escolas, o foco agora é claro: a tecnologia deve ser usada com fins pedagógicos.
Isso abriu ainda mais espaço para a integração dos recursos digitais ao processo de aprendizagem. Especialmente os jogos educativos digitais, que já são um sucesso entre as crianças.
Pesquisas apontam que 91% delas jogam videogames. Ou seja: os pequenos praticamente nascem com a capacidade de usar um smartphone e ter uma compreensão imediata da tecnologia desde muito cedo.
Por isso, que tal pensar em levar novas atividades e games para a sala de aula? É uma forma certeira de atrair e engajar melhor os alunos, assim como inovar o aprendizado!
Aproveitando o atual cenário, os professores podem embarcar na tendência e usá-la em seu benefício.
Permitindo, assim, que seus alunos joguem jogos educativos digitais que aprimorem as habilidades de ortografia, leitura, matemática e muito mais.
Então, confira algumas dicas para levar jogos educativos digitais aos seus alunos!
4 dicas para usar jogos educativos digitais em sala
1 – Conheça as opções de jogos educativos digitais disponíveis
Hoje em dia, existem diversas plataformas pensadas especialmente para o contexto educacional. Nelas encontramos jogos que vão desde alfabetização até raciocínio lógico e ciências.
É importante que o professor explore essas ferramentas com tempo e curiosidade, pensando sempre nas necessidades específicas da sua turma.
Sites como PlayKids ou Ludo Educa Jogos são ótimos para você se familiarizar com as alternativas e ferramentas que podem ser usadas em sala de aula.
Depois de escolher algumas opções, jogue. É uma forma de avaliar se o game será realmente funcional para a aprendizagem do aluno.
2 – Encontre maneiras de conectar pontos fundamentais do currículo escolar ao jogo
Afinal de contas, a ideia é trazer os jogos educativos digitais como novas plataformas de ensino. E para isso é necessário que eles atendam às necessidades dos estudantes.
Isso será importante também para justificar o uso de jogos na sala de aula para pais, professores e outros que acreditam que esse uso pode ser inadequado.
Uma boa dica é usar o próprio conteúdo programático como ponto de partida.
Para isso, identifique os temas que mais geram dúvidas ou desinteresse entre os alunos e procure jogos que ajudem a trabalhar esses tópicos de forma mais leve e engajadora.
3 – Permita que os alunos sejam especialistas no jogo
Isso facilita as experiências de aprendizado!
A introdução de videogames como o Minecraft interrompe o modelo hierárquico de ensino. Isso porque os alunos geralmente sabem mais sobre o meio do que seus professores.
Em vez de se preocupar com isso, deixe os alunos colaborarem. Ou seja, que ensinem uns aos outros e pesquisem a mecânica do jogo, as regras e características únicas.
A aprendizagem torna-se recíproca, à medida que o professor projeta experiências, enquanto os alunos ensinam mais sobre o jogo.
Você pode ser um professor da educação infantil que quer explorar aplicativos de matemática em sala de aula. Ou então, um professor do ensino médio em busca de formas criativas de usar o Minecraft com seus alunos.
Seja qual for o caso, os videogames são uma maneira divertida e eficaz de engajar, ensinar e motivar.
4 – Use os games para desenvolver empatia, cooperação e habilidades sociais
Jogos educativos não servem apenas para ensinar matemática ou ciências. Eles também são excelentes recursos para trabalhar competências socioemocionais em sala de aula.
Quando os alunos jogam em equipe, precisam respeitar regras, negociar estratégias, escutar o outro, lidar com frustrações e celebrar conquistas coletivas.
Essas interações promovem empatia, cooperação e comunicação, além de fortalecer o senso de pertencimento ao grupo.
Você pode explorar jogos com missões colaborativas ou desafios em dupla, promovendo a troca entre alunos com diferentes perfis.
Um aluno mais tímido pode se destacar ao resolver um problema, enquanto outro mais comunicativo pode ajudar na liderança.
Com isso, a sala se torna um espaço de aprendizagem integral, onde o conteúdo anda junto com o desenvolvimento pessoal.
Benefícios de usar games na educação
Os games têm o potencial de introduzir situações com tecnologia ou comportamento durante a aula. Da mesma forma, os professores devem tornar os alunos os atores centrais em qualquer desafio.
Isso ajuda a criar uma cultura de aprendizagem ativa e resolução de problemas.
E mais, os alunos que participam de atividades práticas de aprendizagem e brincadeiras experimentam os seguintes benefícios:
• Maior motivação para o estudo;
• Desenvolvimento da criatividade;
• Habilidades aprimoradas de resolução de problemas;
• Um maior senso de responsabilidade pessoal;
• A alegria da autonomia e independência;
E qual professora ou professor não quer que seus alunos sejam motivados, criativos, inteligentes, responsáveis e cheios de alegria?
É por isso que os jogos educativos digitais são um forte mecanismo para integrar a sala de aula com a diversão. Tudo enquanto os alunos demonstram mais dinamismo com o objetivo de aprendizado.
Claro que, como acontece com qualquer nova estratégia pedagógica, há uma curva de aprendizado, mas a recompensa vale a pena.
A aprendizagem baseada em jogos tem o potencial de quebrar uma rotina monótona. Injetando, dessa forma, energia na sala de aula e gerando interesse dos alunos.
Para apresentar motivos ainda mais concretos de como planejar aulas mais tecnológicas pode ser algo positivo, pesquisas recentes investigaram os efeitos de jogar videogames na aprendizagem de estudantes, habilidades sociais e saúde.
Vantagens de integrar os games ao ensino
Profissionais de psicologia e desenvolvimento infantil relataram que jogar videogames ajuda a desenvolver a capacidade de uma pessoa de pensar tridimensionalmente. Ou seja, de resolver problemas e estimular a criatividade.
Além disso, pode ser uma forma de apresentar às crianças um novo olhar sobre os games.
Elas podem entender como conciliar o ensino e a diversão e como é necessário também estabelecer limites quanto ao seu uso excessivo.
Games aplicados nas disciplinas e no cotidiano escolar
Com a nova lei que proíbe o uso de celulares nas escolas, exceto quando utilizados com fins pedagógicos, fica evidente que novas alternativas de ensino ganham espaço e relevância.
Jogos educativos digitais podem ser planejados como parte das aulas para crianças em fase de alfabetização.
Da mesma forma, também podem ser aplicados com alunos já alfabetizados, em atividades de resolução de problemas lógicos, propostas bilíngues e muito mais.
Na aula de ciências, os jogos online podem se apresentar como oportunidades únicas para professores e alunos.
Afinal, envolvem atividades de observação, interpretação, simulação, inferência, previsão, hipótese, classificação e comunicação.
Além disso, eles dialogam diretamente com a proposta do Movimento Maker e com a inserção de novas tecnologias na sala de aula.
Nesse contexto, os jogos educativos digitais se firmaram como testes e a entrada de inovações para a escola. E, também, são excelentes e divertidos meios como tarefas de casa.
Aproximação com famílias e escuta ativa dos alunos
Os professores podem conversar com os pais e responsáveis, apresentando a proposta.
Juntos, eles podem despertar um interesse na criança em procurar novos e pedagógicos jogos. Do mesmo modo que a atração dos jogos educativos online podem levar a novos caminhos interativos.
Afinal de contas, é muito importante que a escola esteja também aberta a novas alternativas de aprendizagens que possam vir de pequenas e valiosas sugestões dos próprios alunos.
Conclusão
A melhor maneira de fazer com que o aluno se engaje com a aprendizagem é torná-la atrativa. E usar os games é uma maneira de incentivá-los.
Procure professores que adotam essa ideia ou estão se preparando para usá-los com sua turma. A troca de informações e experiências sempre é uma forma muito rica de planejar novas tentativas.
Integrar jogos educativos à rotina escolar não é apenas inovar por inovar, é reconhecer que aprender também pode ser leve, prazeroso e eficiente.
A cada nova iniciativa, quem educa têm a chance de aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, despertar o interesse e fortalecer vínculos.
E você, professor (a), já usa jogos educativos digitais em sala? 🙂
20/maio/2018 @ 06:53
A escola que dou aulas na não tem computadores!