Dever de casa divertido e eficaz? Saiba como tornar isso possível!
O famoso dever de casa. Muitas vezes motivo de tensão para os alunos, esse exercício tem como ser divertido e super produtivo. Quer saber de que forma? Dá uma olhada nas dicas a seguir 😉
1. Crie um espaço divertido e criativo
Ninguém gosta de estudar ou consegue se concentrar em um local barulhento ou monótono. Trabalhar em um espaço chato ou perturbador pode dificultar o progresso. Não é diferente para as crianças. Comece, então, pelo caminho certo.
Crie um espaço acolhedor e criativo para o aluno estudar. Esse deve ser um conselho que os professores devem dar aos pais nas reuniões. Peça que eles evitem deixar os filhos estudando em áreas ocupadas da casa que possam causar distrações e mantenha os televisores e qualquer tecnologia desnecessária longe.
É importante que a criança goste do espaço e se sinta à vontade, portanto, pode ser uma opção adicionar um pouco de cor (amarelo é um estímulo ao intelecto, segundo alguns especialistas), imagens inspiradoras e muitos aspectos essenciais acadêmicos, como papel, canetas, lápis e etc.
Assim como normalmente é recomendado usar apenas sua cama para dormir e não para o trabalho, a criança associará esse espaço apenas ao aprendizado e trabalho escolar, em vez de brincadeiras.
2. Aposte em um jogo educativo
Essa estratégia pode funcionar de várias maneiras diferentes. O professor pode transformar a lição de casa em um jogo. Por exemplo, se seu aluno estiver trabalhando em palavras de vocabulário, você poderá criar um cartão de memória ou um jogo correspondente.
Se a criança está aprendendo conceitos matemáticos, você pode usar pequenos pedaços de doce para ajudar com os números. As unidades de subtração e divisão são muito mais divertidas quando podemos comer alguns desses doces! ;P
Atividades como quebra-cabeças, bingo, cruzadas, forca, quem eu sou? e adivinhação com desenhos podem ser ótimas ferramentas de explorar a percepção sobre um conhecimento dos alunos.
São jogos básicos que podem ser adaptados com a finalidade de ensino que o professor deseja – assim como as tarefas com ovos de páscoa, lembra?
3. Família de espiões
Este jogo ajuda a desenvolver habilidades em geografia e narrativa. Oriente os alunos e pais a fingirem que são uma família de espiões. Cada membro da família deve criar uma nova identidade e um histórico pessoal respondendo a essas perguntas: Qual é o seu nome? Em que país você vive? Qual língua você fala? Quais habilidades você possui? Qual a sua missão?
Se o professor sentir que esta atividade pode ter alguma dificuldade de se desenvolver com os pais e responsáveis, por inúmeros motivos, planeje como um exercício em grupo com os próprios alunos, que pode ser desenvolvido durante um determinado tempo e fora da sala de aula. Após a construção da tarefa, as crianças podem apresentar para toda a turma a história e as relações com a geografia.
4. Transforme os estudantes em educadores por um dia
Isso requer uma pequena inversão de papéis. Deixe a criança brincar de professor e os pais e/ou irmãos serão os alunos. Peça-lhes que ensinem uma habilidade ou conceito em que estão trabalhando – isso melhorará seu entendimento do conceito e construirá habilidades de raciocínio lógico.
Além disso, os pais também acompanharão de uma nova maneira o envolvimento da criança com o ensino, deixando mais claro se ela estiver enfrentando alguma dificuldade. A ideia é fazer o aluno expor seus conhecimentos adquiridos em sala de aula e aguçar a curiosidade quanto ao assunto.
5. Alie lições de casa com tecnologia
As crianças estão cada vez mais acostumadas a usar celulares, tablets e computadores. Por isso, nada melhor que tornar esses aparatos instrumentos de aprendizagem. Sabe a atividade de desenhar um personagem do livro? Ela pode ser feita digitalmente! Jogos educativos na internet também são uma ótima opção de estimulá-las a aprender de forma leve e criativa.
Peça que os alunos escrevam sua experiência com as tarefas destinadas e/ou prepare relatórios e exercícios que podem ser correspondidos ao conteúdo digital passado pelo professor. Outra forma é incentivar a pesquisa de determinados assuntos na internet.
Ela pode ser uma ótima aliada nas aulas de diversidade cultural e datas comemorativas, por exemplo. Lembrando que é muito importante que essa lição seja acompanhada pelos pais também.
6. Dê opções de escolha
Este é especialmente útil quando confrontado com uma revisão de capítulo, que tem dezenas de informações, ou no fim de um bimestre/trimestre. Prepare um dever de casa com dez assuntos diferentes e complementares e deixe que os alunos escolham suas opções.
É natural que entre as opções os estudantes escolham os dez conteúdos mais fáceis. Mas se o professor atribuir dez problemas iguais, poderá também estar atribuindo problemas que alguns alunos não precisam praticar.
Ofereça opções diferentes para cada aluno, de acordo com o que julga ser necessários que ele melhore no estudo.
Depois, diga-lhes para escolher os assuntos que foram estudados como lição de casa, a fim de fazer alguns mais temas fáceis e algumas resoluções de matérias mais avançadas.
Embora nem sempre seja bem-vindo pelos estudantes, o dever de casa é uma parte necessária da educação deles: reforça as lições aprendidas durante o dia e dá aos alunos a prática de aplicar habilidades e conceitos.
No entanto, não precisa ser algo exaustivo e chato para ser eficaz.
A chave para o sucesso no dever de casa é encontrar maneiras de torná-la divertido, ao mesmo tempo em que desenvolvemos habilidades cognitivas com atividades intensamente focadas. E, como sabemos, o aprendizado dos alunos aumenta se a atividade é divertida e envolvente.
Recorde-se sempre que diferentes crianças têm diferentes estilos de aprendizagem e formas de entender conceitos. E os jogos e as atividades lúdicas oferecem uma oportunidade para diferenciar o estudo para várias personalidades.
Da mesma forma, é importante que os alunos estejam cientes das estratégias de aprendizado que são eficazes e divertidas para eles. Se professores e alunos puderem ficar conscientes de como melhorar o processo de aprendizado regularmente, é muito mais fácil trabalhar em conjunto para manter as aulas envolventes e motivadoras.
Vamos então fazer do dever de casa uma excelente atração pedagógica para as crianças? 🙂
Graci Queiroz
18/maio/2018 @ 08:40
Nessa visão ficará produtivo e eficaz as atividades cheia de significado, lúdica, desafiante e dentro do nível de aprendizagem do aluno.
Para começar, pergunte-se:
Qual o objetivo de aprendizagem dessa atividade de casa?
Qual o nível de aprendizagem do meu aluno?
Que conceito/aprendizagem ele precisa reforçar?
Como essa atividade irá propiciar o desenvolvimento/fortalecimento dessa aprendizagem?
Como tornar essa atividade prazerosa?
É necessário envolver os familiares na realização dessa atividade? Como farei isso?
Uma atividade prazerosa considera a infância/adolescência do aluno. A fase de desenvolvimento em que se encontra e o contexto social e contemporâneo a que está inserido.
Graci Queiroz – Coach de pais, crianças e escolas. http://www.graciqueiroz.com
Eunice Rodrigues Fiorim
25/abril/2018 @ 10:29
A lição de casa não deve ser motivo de brigas . É um momento especial onde o aluno pode rever o que aprendeu, através do lúdico. Descrever ou desenhar como foi a ida ao mercado, receita de um bolo, frações ao dividir uma pizza, inventar uma história com as letras do próprio nome, descrever o amanhecer ou anoitecer, ir à feira para conhecer frutas,verduras, ver o preços , comparar,relacionar para saber data de validade, inventar histórias, como é o dia-a-dia dos pais no trabalho, nos feriados,etc.