Criatividade infantil através da arte: saiba como incentivar!
Educadores sabem que para o planejamento pedagógico é necessário, além de organização, inspirações. E que tal se motivar com novas ideias espelhando-se em Andria Zafirakou, professora de artes vencedora do Teacher Prize 2017? Ela nos traz novos olhares sobre a criatividade infantil através da arte. Vamos ver, a partir do exemplo da educadora, como isso pode ser feito na prática? 😉
Trabalhando como professora de arte e como membro da equipe de liderança sênior da escola, Andria foi encarregada de ganhar a confiança de seus alunos e suas famílias – de diversas nacionalidades – para entender suas complexas vidas das quais vieram. Com isso, ela redesenhou o currículo de todos os assuntos do zero, trabalhando cuidadosamente ao lado de outros professores, para que atendesse as necessidades e expectativas dos seus alunos.
Após ganhar o prêmio, a professora de arte fez questão de exaltar o papel da arte no desenvolvimento de uma criança. Em entrevistas, afirmou diversas vezes que a arte é fundamental para a formação dos pequenos: “Uma criança precisa ser criativa; se você tirar a criatividade dela, ela ficará entediada e não será capaz de pensar com clareza. E quando você está praticando arte, você está sempre desafiando o processo de pensamento”.
Quais os ganhos que a arte traz para a sala de aula?
Promover a criatividade não quer dizer necessariamente que o aluno vai se tornar o próximo Picasso. Mas sim que está ajudando-o a desenvolver mentalmente, socialmente e emocionalmente. Criar arte pode impulsionar a capacidade de análise e resolução de problemas de crianças pequenas de inúmeras maneiras.
Enquanto as crianças manipulam um pincel, suas habilidades motoras finas melhoram. Contando peças e cores, eles aprendem o básico da matemática. Quando as crianças experimentam materiais, elas se interessam pela ciência.
Mais importante: quando as crianças se sentem bem enquanto estão criando, a arte ajuda a aumentar a autoconfiança. E as crianças que se sentem capazes de experimentar e cometer erros ficam à vontade para inventar novas formas de pensar, que se estendem muito além da sala de artesanato.
Como destacou a professora Andria, a arte ajuda as crianças a desenvolver ideias e pensar fora da caixa. Ajuda-os a comunicar de forma mais eficaz, a gerir o seu próprio tempo, a socializar, para que possam conversar com as pessoas. Por isso, como mostra a ganhadora do Global Teacher Prize, é uma habilidade crucial e fundamental.
A alfabetização inicial não gira em torno de ensinar as crianças a recitar letras, ler e contar. Sendo assim, a arte pode ter um profundo impacto sobre esse processo e, consequentemente, sobre o desenvolvimento também. Esta é uma valiosa de oportunidade para as crianças aprenderem e explorarem as habilidades que precisam para ter sucesso na vida.
A importância de expor as crianças à arte no início da vida é muitas vezes desvalorizada por falta de compreensão sobre o significado dessa área. Dar um incentivo à criatividade infantil estimula a autoexpressão, o raciocínio lógico, a autoestima e a imaginação.
As primeiras experiências de arte também ensinam as crianças a pensarem abertamente, criarem um novo significado, serem mais tolerantes com as diferenças dos outros e tomarem coragem para correr riscos.
Sendo assim, planeje atividades e exercícios que trabalhem a criatividade infantil através da arte e acompanhe o desenvolvimentos dos estudantes! Entenda nos tópicos abaixo como se preparar para praticar isso em sala de aula:
Prepare-se para uma bagunça – Crie um espaço de arte onde a criança possa ser livre para experimentar (e ficar confuso!). Jogue uma toalha ou um jornal em cima da mesa da sua cozinha ou na garagem. Se o tempo permitir, deixe as crianças pintarem do lado de fora.
Evite dar orientação – Não diga ao aluno o que fazer ou como fazê-lo. Em vez de dizer “Pinte um arco-íris”, incentive-o a misturar cores usando diferentes tipos de pincéis e papéis.
Fale especificamente sobre arte – Ao conversar com a criança sobre o trabalho dela, tente ser mais preciso nos seus comentários. Por exemplo, em vez de dar um elogio genérico, o professor pode dizer: “Vejo que você usou muito roxo. Por que você escolheu essa cor?”.
Explore o processo de criatividade do aluno – Muitas vezes, a melhor maneira de incentivar a conversa sobre a arte de seu filho é simplesmente dizer “Conte-me sobre o que você fez” ou pergunte: “Você se divertiu fazendo isso?”.
Deixe o aluno praticar sua criatividade sozinho – Quando os professores e pais desenham algo representacional enquanto uma criança mais nova está desenhando, isso pode frustrá-lo. É melhor estar perto dele e deixá-lo saber que você está interessado e apoia sua arte.
Deixe como está – Quando uma criança termina uma peça, não sugira adições ou mudanças. É importante para uma criança sentir que o que ela criou é o suficiente – mesmo que seja apenas um ponto na página.
Use objetos simples – Pegue objetos do cotidiano (tampas de garrafa, pedaços de madeira, papelão cortado, fatias de frutas e vegetais, rolhas, esponjas, tampas) e deixe as crianças mergulharem em tinta lavável espalhada em uma bandeja de espuma. Use os objetos para fazer impressões únicas.
Planeje atividades diferentes – Já pensou em pedir para o seu aluno construir uma narrativa apenas com imagens e desenhos? Ou usar apenas um objeto ou representa-lo com formas geométricas? É hora do professor usar a sua criatividade para incentivar a dos alunos!
Além de estimular a criatividade infantil através da arte, essa também pode ser uma maneira de adquirir novos conhecimentos e praticar aprendizados. Lembra da importância de ensinar diversidade cultural e coletividade? O processo artístico é um grande aliado nesses momentos e é bem fácil adaptar ideias e conteúdos de diversas matérias à arte.
Filmes, peças de teatro, literatura e jogos, por exemplo, são excelentes meios para se desenvolver isso com os pequenos. Além de serem uma forma de arte, servem também como inspiração para outras atividades que estimulem a criatividade dos alunos e acrescente em seu desenvolvimento.
Tarefas assim, por exemplo, contribuem muito nas habilidades de compreensão, narrativa, escrita, leitura, cognitivas e emocionais. Olha quantos benefícios!
Portanto, encoraje os alunos a se envolverem cada vez mais com suas aptidões artísticas. E deixe que os projetos de criatividade infantil através da arte sejam um pontapé para um engrandecimento pedagógico da escola. Vamos lá?! 🙂
Habilidades de vida: o que são e por que as escolas devem desenvolvê-las? | SEPE-GO
20/agosto/2018 @ 11:32
[…] A criatividade importa como uma habilidade de vida em qualquer idade e em qualquer setor, porque é fundamental para passar pelas mudanças recorrente ao nosso mundo moderno. É também sobre o uso de novas formas de pensar e estruturar algo. A criatividade na solução de problemas também é valiosa no nível de equipe e no ambiente escolar, pois estimula novas práticas, pensamentos e atitudes. Além disso, ela também promove a inclusão e o avanço da diversidade de ideias e experiências. […]