4 dicas para tornar as aulas produtivas após férias e feriados
Nas férias, Pedrinho viajou para outro estado para passar o natal com a família. Jogou Minecraft, assistiu a desenhos na TV e foi ao cinema. Agora, Pedrinho está sentado, sonolento, bem na sua frente, para o primeiro dia de aula do ano. Depois de tantas atividades fora da escola, o pequeno ainda está com a cabeça bem longe daí. Familiar, não?
A volta às aulas podem ser um grande desafio para todos nós. Afinal de contas, é comum que haja uma dispersão depois de tanto lazer. O que podemos fazer, então, para engajar os alunos após o período de férias? Separamos 4 dicas para te ajudar!
1) Mude a estrutura da sala de aula
Logo no primeiro momento, mudar a organização da sala de aula vai prender a atenção dos alunos, que, geralmente, estão acostumados às tradicionais fileiras de carteiras. Faça um grande círculo com as mesas, para que todos, inclusive você, possam se sentar em uma grande roda. Antes de qualquer coisa, eles irão tentar, mesmo que inconscientemente, entender o que está acontecendo ali.
Além de surpreendê-los, há a grande probabilidade de que muitos deles não tenham se encontrado durante as férias. Portanto, o formato circular é ideal para esse momento de reencontro, pois dá a oportunidade de que todos vejam a todos, mesmo não quando não estão sentados lado a lado.
E você sabe que nós adoramos histórias, não é? Já que as crianças naturalmente ainda se encontram com a cabeça nas férias e possivelmente estão propensos a compartilhar todas as novidades sobre as experiências que vivenciaram durante o recesso, esse é o momento perfeito para realizar uma atividade que envolva tudo isso. O aprendizado pode vir de todos os lugares e sempre surgirão ganchos para ensinar a partir da experiência de cada aluno fora do contexto escolar.
Mesmo que as crianças não falem inicialmente, você pode sempre começar dando o exemplo. Conte sobre suas próprias férias, sobre um filme que viu, um livro que leu ou um lugar para onde foi. Instigá-los com perguntas também pode ser uma boa opção para fazer a atividade fluir melhor. E lembre-se: uma viagem para a Disney e uma ida para a casa da vovó podem ser interessantes na mesma medida!
2) Use o método scrum
Scru… o quê? Calma, vamos te explicar o que é! Antes, pense só na seguinte situação: você quer aproveitar o gancho das férias para estimular um debate coletivo. Troca de ideias, organização de conteúdos, metas para as próximas aulas. Mas vem aquele pequeno grande problema: muitas crianças, muitas vozes, e o caos facilmente se instala. Procurando formas de driblar esse agito? Pra te ajudar a lidar com esse obstáculo, o método scrum é uma ótima alternativa. Ele é uma técnica usada para otimizar o trabalho em equipe, estabelecendo questões básicas para orientar a discussão em grupo e tornar o mais produtivo possível o tempo gasto durante a reunião.
A premissa é que a equipe se reúna por um determinado tempo (por exemplo, 15 minutos) e responda a questões práticas, diariamente. Divididas as funções de cada estudante, o scrum como ferramento para acompanhar o progresso da turma. Se vocês estiverem realizando um projeto sobre inovação na sala de aula, por exemplo, conduza o encontro fazendo perguntas como “o que você fez ontem para atingir seu objetivo?”, “quais são as principais dificuldades?” e “como você vai ajudar sua equipe?”.
Outra forma de implementar o scrum é criar um quadro, com os tópicos “a fazer”, “feito” e “sendo feito”. Dessa forma, a turma tem um panorama sobre que tem sido explorado e se conscientiza sobre o andamento do projeto. Aqui, o professor atua como mediador, orientando as atividades de cada aluno para que eles contribuam de forma efetiva para o projeto.
3) Trabalhe com estímulos sensoriais
Primeiro de tudo, o que seriam esses estímulos sensoriais? Nós, humanos, percebemos o mundo em cinco sentidos, de forma simultânea: visão, audição, tato, olfato e paladar. Ademais, existem milhões de terminações nervosas na nossa pele, músculos e órgãos, bem como existem milhares de estímulos diferentes que são percebidos o tempo todo pelo nosso cérebro. Como, com tanta informação competindo, conseguimos prestar atenção em algo específico?
Pesquisas científicas sobre o funcionamento do cérebro humano apontam que nós priorizamos aquele tipo de informa.
Você percebeu que, de repente, o texto ficou estranho? Ficou tentando entender o que aconteceu, procurando pelo erro? Durante o decorrer da frase, ocorreu algo que não era esperado e isso fez com que você ficasse mais atento aos detalhes. Bem, é exatamente isso que as pesquisas científicas sobre o cérebro humano apontaram.
O nosso cérebro dá prioridade para o tipo de informação que é inesperada. Na verdade, essa é uma resposta que todos os mamíferos têm, para propósitos de sobrevivência. A mudança ou a novidade chama a nossa atenção para que não sejamos surpreendidos de maneira que nos cause problemas. É necessário que estejamos prontos o mais rápido possível para as mais diversas emergências.
Sendo assim, já que o inesperado prende a atenção de nossos cérebros, existem algumas estratégias que você pode utilizar para despertar a curiosidade dos seus pequenos. A sugestão de alterar a conformação da sala seria uma delas, por representar uma novidade. Claro que existem outras abordagens além dessa.
A maneira como você transmite a informação também pode surpreender. Um silêncio súbito, inesperado, no meio da sua fala, faz com que as crianças deem mais atenção àquela informação essencial. Mais ou menos como a interrupção que fiz no texto um pouco acima. O suspense antes de dizer algo pode contribuir para o estado de alerta e para a memorização daquele momento.
Movimente-se! Movimentos recebem alta prioridade de nossos cérebros e ajudam na captação do interesse das crianças. Mover-se de maneiras inesperadas pode ser ainda mais eficiente. Por exemplo, você pode andar para trás para introduzir um tema de história, para ensinar números negativos ou para falar sobre tempos verbais pretéritos.
Outra sugestão para trabalhar com o imprevisto é propor pequenos desafios logo de cara, onde as crianças sejam convidadas a interagir. Entregue papéis com pequenas charadas ou sinônimos e antônimos já na porta de sala e as respostas se encontrarão nas mesas. A criança, então, localiza a carteira com sua resposta e ali se senta. Dessa forma, os pequenos podem aprender um novo conhecimento ao mesmo tempo que participam de um jogo divertido e inesperado.
4) Desperte o interesse das crianças
Você pode aproveitar a primeira semana para fazer atividades diferentes. Elas podem já introduzir temas que serão melhor explorados no decorrer do ano letivo ou mesmo transmitir algum conhecimento relevante para os pequenos. Esse pode ser o momento perfeito para trabalhar com o interesse dos seus alunos, os engajando ainda mais nas atividades em sala.
Quais filmes estrearam durante as férias? Star Wars, Jumanji, Viva: a vida é uma festa, O Touro Ferdinando… qualquer um desses pode ser o suficiente para chamar a atenção das crianças. Não há a necessidade de que o filme inteiro seja didático, apenas uma cena é suficiente para introduzir um tema que será abordado. E, com certeza, as crianças estarão mais animadas pela menção inicial ao filme que gostam.
Traga vídeos, filmes, jogos! Descobrir maneiras de inserir o interesse das crianças em sala de aula pode resultar em um aumento considerável no engajamento, principalmente nesse momento de volta às aulas, quando muitas crianças estão dispersas. Traga um desafio e deixe que as crianças o resolvam, algo estimulante e interativo. Aproveitar um tempinho do recesso para planejar uma atividade nova e inusitada pode significar toda a diferença não só na primeira semana, mas também no resto do ano.
Agora, que tal experimentar uma atividade inesperada nessa primeira semana de aula? Você já fez algo assim antes? Compartilhe com a gente como foi! =D
Edna Cerqueira
04/fevereiro/2018 @ 11:10
Amei a ideia e vou colocá-la em prática. Planejei algumas situações diferentes para este ano e espero que dê tudo certo. Contarei pra vocês os resultados. Conheci a Estante Mágica no ano passado e trabalhei o 1º livro dos alunos, agora vocês se tornaram mais atraentes ainda, com projetos inspiradores. Amei!