5 ideias para estimular o trabalho coletivo na educação infantil
A sala de aula da educação infantil é um ótimo lugar para ensinar importantes habilidades socioemocionais. Ensinar como brincar com outras crianças, por exemplo, é uma forma de estimular essas competências – o que, futuramente, acaba se tornando uma colaboração com outras pessoas no trabalho. E nada melhor do que os professores começarem a estimular habilidades de trabalho coletivo na educação infantil com jogos e atividades lúdicas!
Para os educadores que tem alunos da pré-escola, introduzir o conceito de trabalho coletivo pode ser desafiador e, ao mesmo tempo, divertido. Por isso, pensamos em algumas atividades de trabalho em equipe pré-escolar que os professores podem usar para ajudar os alunos a aprenderem a trabalhar juntos. É importante lembrar que atividades como essas são sobre o processo – a coisa mais importante é como as crianças as realizam.
5 atividades colaborativas para usar em sala de aula com crianças pequenas:
1. Siga o líder
Este velho, mas bom exemplo, dá às crianças a oportunidade de aprender a importância de quando liderar e quando seguir.
Ao fazer isso com sua turma, intercale o papel de líder a cada poucos minutos, para que todos experimentem ser um. Comece escolhendo um aluno para pular, pular, pular, etc., enquanto todo mundo segue suas ações. Incentive os líderes a fazerem grandes gestos que os outros possam imitar facilmente.
2. Corridas de revezamento
Use as corridas de revezamento para incentivar o trabalho coletivo na educação infantil e, ao mesmo tempo, fazer com que as crianças fiquem ativas.
Se o professor não realizou corridas de revezamento com seus alunos antes, convém que eles pratiquem primeiro para aprender o conceito.
Concentre-se em passar para os alunos a importância deles conseguirem terminar a atividade em vez de vencer.
Oriente as crianças através de um curso simples e faça com que elas saiam de uma bandeira ou simplesmente marquem o próximo membro de sua equipe. Continue assim até que todos tenham tido a chance de fazer o curso.
Com essa atividade, todos os alunos podem se ver como companheiros de equipe e colaboradores positivos.
Uma parte importante do trabalho coletivo na educação infantil é o encorajamento – deixar todo mundo empolgado por ter os alunos incentivando seus colegas de equipe.
3. Imite um paraqueda
Paraquedas oferecem muitas possibilidades para ensinar trabalho em equipe. Por exemplo, tenha as crianças ao redor das bordas, segurando o paraquedas com as duas mãos.
Coloque uma bola de plástico no centro e faça com que ela se mova de volta para esticar o paraquedas e lançar a bola para cima, e então pegue-a e lance-a novamente. Veja se eles podem começar a correr sem deixar a bola tocar o chão.
Este jogo ensina as crianças a sincronizar seus movimentos com as ações dos outros, de modo que todos eles estão pegando e, em seguida, lançando juntos.
O professor pode ajudar as crianças a testar diferentes ideias para obter uma sequência, de modo que cada voz seja ouvida.
4. Labirinto em grupo
Obtenha uma caixa grande e rasa ou uma tampa de caixa e crie um labirinto 3D colorido com tiras de espuma ou borracha.
Peça a um grupo de crianças que fique ao redor da caixa, segurando-a pela borda. Coloque um carrinho de brinquedo ou uma bola (use um objeto apropriado para a idade, por segurança) em uma extremidade do labirinto e faça as crianças trabalharem para movê-lo pelo labirinto, levantando, abaixando e inclinando a caixa.
O professor também pode fazer isso sem um labirinto em si, fazendo com que os alunos rolem a bola ao redor da borda da caixa e não a deixem rolar para o meio.
Esta atividade é ótima para praticar habilidades de resolução de conflitos (lembra da BNCC?). Observe como as crianças identificam o problema – movendo o objeto – e veja se elas podem trabalhar juntas para tentar soluções diferentes até encontrarem uma que funcione.
Depois de observar por alguns minutos, ajude a facilitar diferentes ideias e soluções fazendo perguntas para que possam ver que, em muitos casos, há mais de uma resposta correta.
5. Arte colaborativa
A arte colaborativa é perfeita quando o professor precisa de uma atividade interna de trabalho em grupo. Permita que as crianças decidam sobre um tema para uma imagem e dê a elas um grande pedaço de papel, e giz de cera, lápis e canetas coloridas.
Divida as crianças em grupos para abordar vários aspectos da imagem. Permita o máximo possível de independência e que ela treine sua coordenação motora, mas pode intervir se necessário para ajudar na solução de problemas.
Eles estão compartilhando ideias e designando tarefas? Se um aluno pedir para desenhar com o azul e outro pedir para usar vermelho na mesma área, o educador poderá perguntar: “Bem, o que acontece se misturarmos as duas cores?”
Fale se houver problemas e valide todas as ideias, mas, novamente, o processo é mais importante que o resultado final. ?
Isso ajuda a ensinar as crianças a se comunicar e a conversar sobre o que elas farão para concluir um projeto. Eles vão adorar ver a obra de arte que criam juntos – assim que a imagem terminar, pendure-a na sala de aula.
O jogo cooperativo ensina aos estudantes de pré-escola o trabalho em equipe e a solução de problemas, duas habilidades cruciais que eles estão aprendendo nessa idade.
Essas atividades também são ideais para reforçar o desenvolvimento de habilidades motoras, um aspecto importante de seu desenvolvimento físico.
Além de jogos e atividades, os educadores podem reforçar o trabalho coletivo na educação infantil de outras formas em sala de aula – falando sobre isso e usando declarações encorajadoras quando vê crianças trabalhando juntas de outras maneiras, como guardar brinquedos e livros.
A escola também pode incorporar livros sobre trabalho em equipe no momento da história – os alunos podem ver como seus personagens favoritos usam a prática.
Por fim, forneça aos pais ideias sobre como praticar o trabalho em grupo e a cooperação em casa. Quanto mais as crianças tiverem oportunidades de colaborar com os outros, mais elas começarão a entender e a praticar essas importantes habilidades sociais e emocionais por conta própria.
Que tal colocar isso tudo em prática com um projeto pedagógico prontinho sobre colaboração?
Baixe gratuitamente o projeto “Criando em grupo” clicando abaixo e estimule ainda mais o trabalho coletivo na educação infantil ?
Liliane Da Silva Alves
31/julho/2018 @ 16:02
Boas ideias!
Mais que nunca as emoções necessitam ser trabalhas e compreendidas.
Grade abraço
Liliane Alves