Skip to content

mm

Estante Mágica

7 Comments

  1. Leila Miranda Ribeiro
    22/novembro/2017 @ 20:48

    Muito bom. Usei essa sugestão para falar mais sobre racismo no Brasil com minha turminha do 3º ano fundamental I.

  2. Roberto Camara
    22/novembro/2017 @ 09:05

    Bom dia!

    Hoje temos alguns estereótipos de difícil interpretação. O “politicamente correto” está ficando uma coisa muito chata. Pode-se rotular um loiro de “alemão”, mas não se pode rotular um soteropolitano de “baiano”…

    Devíamos nos preocupar mais com o “ser humano” de dentro de cada etnia e não com a sua condição de cor de pele, cor dos olhos ou dos cabelos lisos ou encarapinhados…

  3. Contents | Pearltrees
    22/novembro/2017 @ 08:29

    […] Trabalhe a questão racial com as crianças! – Estante Mágica – Blog. Assunto polêmico e incômodo! O racismo ainda existe no nosso país (um dos que têm mais negros no mundo). Falar sobre o assunto com as crianças pode ser mais fácil do que você imagina! O Brasil é um paraíso, em termos de diversidade, e um dos lugares mais atrativos para trabalhar a pluralidade. Entre as diversas etnias e raças que compõem nossa sociedade, os negros representam 54% da nossa população. Somos o segundo país com a maior população negra no mundo, perdendo apenas para Nigéria, localizada no continente africano. Apesar de tamanha expressão numérica e cultural, ainda enfrentamos o mal do racismo. 1) Autoestima Uma das principais formas de desenvolver esse tema é focando na autoestima e autoconfiança da criança negra, que muitas vezes não se vê representada na mídia e em outros produtos culturais. 2) Valorização da herança cultural africana 3) Destacar grandes personalidades negras Importantes figuras negras são indispensáveis para essa conscientização. […]

  4. Joyce Mariana Cano Fuganti
    22/novembro/2017 @ 08:16

    Bacana e vital a proposta. Vou compartilhar.

  5. William
    21/novembro/2017 @ 16:42

    Excelente iniciativa, parabéns!!!

  6. Maria Tereza de Souza
    16/novembro/2017 @ 19:47

    Felizmente há uma variedade intensa de literatura infanto- juvenil escrita por escritores que pesquisaram amplamente sobre os grupos étnicos mais visados pela discriminação: índios, negros, nordestinos, mulheres, etc. Há um farto material nesse sentido que podem ser usados a partir de um roteiro como este proposto aqui no blog…

  7. Solange Costa
    16/novembro/2017 @ 14:55

    Muito boa a dica para se trabalhar racismo, não só a raça negra,serve também com as demais.