O que todo professor deve saber ao usar a tecnologia nas aulas
Assunto em voga na educação, as ferramentas digitais vêm ganhando casa vez mais espaço nas escolas. E com isso surge a dúvida: como usar a tecnologia na sala de aula, integrando-a da melhor maneira aos conteúdos pedagógicos?
Algumas medidas básicas devem ser adotadas para ajudar a escola a ter uma experiência mais positiva com a adoção da tecnologia.
Veja abaixo algumas delas 😉
– É necessário que os professores estabeleçam a “prática de uso aceitável” da tecnologia na sala de aula desde o início.
Por quê? Quando não se gerencia a responsabilidade pelo uso incorreto dos aparelhos e meio tecnológicos pelos alunos, é quase certo que problemas a longo prazo aparecerão. Por isso, passar os primeiros dias discutindo e definindo parâmetros para uso é essencial.
– Use palavras-chave para ajudar a fazer rapidamente a transição durante o tempo de instrução. Por exemplo, usar as palavras “Ligar, abrir janela, abrir aplicativo e desligar” em uma base consistente permite que os alunos sigam rapidamente as instruções.
E para começar, o professor pode instruir: “Esta lição está quase no fim. Quando eu contar a partir de 5 você terá todos os seus aplicativos fechados e seus computadores desligados”. Os alunos saberão o que é esperado pelo uso constante dos termos durante as aulas.
– Os professores não devem se mover pela sala de aula apenas para fins de monitoramento durante as atividades com tecnologia.
Um professor que se movimenta não apenas mantém o aluno sob um olhar vidrado, porque seu foco pode se mover, mas também pode dar voz ao aluno tímido, porque a proximidade do professor a esse aluno lhes dá coragem para falar.
– Para que as crianças não se distraiam com os aparelhos, sempre reserve um momento para compartilhar algo importante fora do exercício.
Se você disser “todos os olhos em mim” e todos os olhos não se voltarem imediatamente para você, então diga: “Ok, então, vire ou feche seus dispositivos até que estas instruções acabem”.
Neste caso, eles aprenderam que perderam um privilégio porque não responderam imediatamente e isso os ajuda a não repetir a ação no futuro.
– Nas duas primeiras semanas de aula, lembre aos alunos que nenhum aplicativo ou janela do navegador, além dos que deveriam estar usando durante a sessão da aula, deve ser aberto.
Como professor, se você acha que um aluno está fora da tarefa, caminhe e aponte o que está errado. É necessário que os estudantes entendam os limites e aprendam a trabalhar e respeitar as regras.
– Se o docente vê um aluno fora de tarefa, é recomendado pegar o dispositivo e colocá-lo em cima da mesa.
Se eles estiverem usando para fazer anotações, coloque imediatamente um papel e um lápis em um lugar da sala que você possa apontar. Uma ruptura deve ser sempre uma dor de cabeça maior para o aluno do que para um professor.
– Se você tem um aluno que parece propenso à distração, peça para que ele desligue suas notificações e lhes dê trabalhos para fazer durante uma discussão em sala de aula.
Por exemplo, “Fulano, estamos discutindo sobre os estados físicos das matérias. Você pode, por favor, ir até tal site e descobrir quais são?”. Pronto: este aluno é agora um participante ativo na discussão.
– Os alunos podem manter e acessar seus dispositivos da maneira que quiserem. Mas se eles estiverem sentados no chão, não permita que coloquem seus dispositivos no colo.
Na maioria das vezes que um aluno se distrai e tenta se desligar da tarefa ele move seu dispositivo para mais perto dele ou em seu colo. Portanto, peça para ele manter seus dispositivos no nível da mesa.
– O posicionamento da mesa pode afetar significativamente a capacidade de monitorar e sentir confiança de que os alunos estão na tarefa.
Se os alunos estiverem trabalhando em grupos, mova suas mesas para perto uns dos outros e em pequenos grupos para observar todos os dispositivos facilmente enquanto se movimenta.
– Varie a maneira de ensinar. A tecnologia permite que você tenha acesso ao mundo! Repense seus planos de aula para melhor utilizar a tecnologia.
Se todos os alunos usam somente a tecnologia para ler um e-book ou fazer anotações, ela parecerá obsoleta. Peça a um técnico de informática para te ajudar a descobrir maneiras de usar melhor as ferramentas para uma lição divertida e criativa.
Ser um rígido disciplinador em relação à tecnologia na sala de aula não significa que o professor não seja divertido ou bom. Isso significa que as expectativas estão lá. Seja honesto com seus alunos, discuta e mostre porquê as regras existem para as atividades.
Pense em atividades já aplicadas que podem ser adaptadas, como literárias, musicais e artísticas.
Abra espaço sempre para que os estudantes dialoguem sobre maneiras que podem ajudá-los a se distrair menos. Lembre que o educador tem a responsabilidade de ensinar-lhes boas habilidades de cidadania digital.
Cada momento é um momento de aprendizado, então cada professor deve ensinar seus alunos a aproveitar e expandir o poder em suas mãos de maneira produtiva.
É essencial criar uma cultura de inovação na escola. Aceite que haverá muitos sucessos e alguns fracassos, mas esses fracassos levarão a um sucesso ainda maior. Tenha um plano sólido em vigor que envolva todos os integrantes do processo e garanta que o plano tenha resultados claramente definidos.
Sabemos que o futuro envolve aprendizado digital. E todos os envolvidos com a educação devem ser intencionais na criação de uma cultura que a ajude a prosperar a tecnologia na sala de aula.
Lembrando também que este é um processo que deverá ser ainda mais natural com a implementação da BNCC e suas competências.
Prontos para incluir a tecnologia na sala de aula de forma eficaz? ;D