Tecnologia na educação: inteligência de dados e o aprendizado do aluno
Sabemos que, apesar da acessibilidade da tecnologia, ainda existe muita resistência quanto a ela. Mas você sabe como ela te ajuda? Hoje o Qmágico está aqui pra contar como a tecnologia pode impactar positivamente o processo de aprendizado dos alunos!
A tecnologia como aliada do aprendizado
No meio da educação, está mais comum que as escolas optem por tecnologia dentro da classe, mas nem sempre ela é tão eficiente assim.
Por isso, é importante o colégio investir em uma tecnologia que garanta o mapeamento interno dos alunos e que consiga levantar um acompanhamento diário dos alunos de forma individual e personalizada. Isso se chama inteligência de dados, já ouviu falar?
Inteligência de dados é uma forma de compilar e organizar informações em tempo real, possibilitando uma análise mais completa e rápida das suas informações.
No mundo educacional, ter informações organizadas sobre um determinado aluno resulta em um método pedagógico mais eficaz.
Por exemplo: dados automatizados baseados no desempenho de cada atividade, tempo de resolução, engajamento, mapeamento das dificuldades individuais e, por fim, as notas, ajudam a dar uma visão mais completa sobre as dificuldades dos alunos.
Sendo assim, o professor ganha o conhecimento certo para intervir de uma forma ainda mais personalizada sobre o aprendizado do estudante.
Como usar a inteligência de dados?
Antes de garantir uma boa plataforma para usar a inteligência de dados, é importante analisar alguns processos que serão otimizados dentro da instituição, como processos de avaliações.
Você, como professor, consegue entender se seus alunos captaram todos os conhecimentos fornecidos na aula de hoje? Você consegue identificar aqueles alunos que têm mais dificuldade em um ponto específico de cada conteúdo?
Se dessas duas perguntas foram respondidas com um ‘não’, recomendo a você aplicar uma Avaliação Diagnóstica. Ela é uma prova que que identifica as principais dificuldades dos seus alunos e resulta em resultados rápidos e práticos.
Após este processo de aplicação, é possível montar um plano de ação em cima dos resultados. E como podemos fazer esse plano de ação?
Existe um método de sala de aula invertida que traz o aluno preparado para as aulas e o Professor fica mais como tutor dos alunos, além de incentivar o uso de tecnologia fora e dentro de sala.
Instituições de ensino que optam usar tecnologia em sala, seja com celulares, computadores e/ou tablets acabam trazendo para a sala de aula um aspecto mais inovador, prendendo ainda mais a atenção dos alunos.
A tecnologia não tem como objetivo substituir um professor, ela apenas serve como um complemento para o incentivo das aulas e no processo de facilitador da aprendizagem.
Estreita o relacionamento entre professor e aluno, fazendo ambos compartilharem a mesma realidade. E ajuda conhecer sobre os alunos e entender exatamente os seus principais desafios – o que é de extrema importância.
Portanto, ferramentas tecnológicas que usam inteligência de dados conseguem entregar para o professor exatamente o que cada aluno aprendeu e os seus conteúdos com maior dificuldade, com a tecnologia o ambiente escolar se torna mais simples e engajador.
Tanto os alunos quanto professor saem motivados, já que o tempo em classe acaba sendo mais proveitoso possível. Os alunos ficam mais envolvidos e os professores conseguem mapear as dificuldade dos alunos e trabalhar em cima com feedbacks mais rápidos.
E você, como tem usado a tecnologia para otimizar o aprendizado em sala de aula?
Larissa Almeida é do Qmágico, uma solução pedagógica que incentiva cada vez mais o ensino personalizado.
Letícia
06/setembro/2018 @ 08:40
Adorei! Ainda tinha muitas dúvidas sobre o assunto! Obrigada!
Maria Alencar
05/setembro/2018 @ 14:34
Muito bom o texto!!!
Parabéns para toda equipe!!!