Semeando o Amanhã: conheça o projeto que já apoiou centenas de escritores mirins!
Depois de se emocionar ao ver o neto lançando seu próprio livro, Helio de Castro resolveu criar uma iniciativa que iria transformar o dia a dia de centenas de alunos da rede municipal de Niterói. Saiba mais sobre a história inspiradora!
Em 2015, Sr.º Helio viu seu neto lançar seu próprio livro, através de uma parceria entre sua escola e a Estante Mágica.
Aposentado, ele buscava desenvolver alguma atividade que pudesse beneficiar crianças que, assim como seu neto, estavam entre as séries da educação infantil e fundamental I.
Foi assim que surgiu o “Semeando o Amanhã”, projeto que leva a Estante Mágica à rede Municipal de Niterói, com financiamento total dos livros impressos feitos pelos alunos.
Sobre o projeto Semeando o Amanhã
O primeiro ano de atuação do projeto foi em 2016, quando Helio teve contato com a primeira escola da rede, a Escola Municipal Vila Costa Monteiro.
Ele apresentou a proposta para a direção da escola, que logo aceitou e partiu para a aplicação em sala de aula, junto com os professores.
Helio conta que, no primeiro ano de aplicação, ele esteve muito presente em sala de aula, auxiliando as crianças com os textos, desenhos, realizando digitalização das imagens e garantindo ritmo à aplicação do projeto.
“Foi muito legal, eu fui uma espécie de monitor da turma, em sala de aula, como se eu fosse o professor. Estava ali mesmo para orientar como fazer os desenhos, coisa mais técnica mesmo. O convívio ali foi muito legal”, diz.
Ampliação da rede de escolas impactadas
Nos primeiros dois anos de desenvolvimento do projeto, Helio financiou, por conta própria, todos os livros dos alunos da escola.
Em 2017, surgiu a oportunidade de participar de um edital da Lei de Incentivo à cultura, da cidade de Niterói, e assim o fez.
Depois que o Projeto Semeando o Amanhã foi aprovado pelo edital, Helio resolveu que era o momento de ampliar a aplicação do projeto para mais escolas da rede municipal, dando a oportunidade de centenas de crianças escreverem e lançarem os próprios livros.
Assim, enviou e-mails para outras três escolas do município que logo concordaram em participar do projeto.
Uma das escolas, inclusive, já realizava a parceria com a Estante Mágica, mas os alunos ainda não haviam tido a oportunidade de lançar seus livros, que só foi possível com o financiamento do Projeto Semeando o Amanhã.
Parceria com a Estante Mágica
Hoje, com a ampliação do número de escolas participantes, Helio conta que fica um pouco mais de fora da aplicação do projeto, que acontece com o acompanhamento dos consultores de sucesso da Estante Mágica:
“Eu fico acompanhando e curtindo os desenhos, na hora de digitalizar e tudo mais”, afirma.
Ele fala ainda sobre o porquê de ter escolhido o projeto da Estante Mágica como parceira:
“O projeto é muito bem visto pelos responsáveis dos alunos, é aquela festa no final do ano. Pelo fato de eu já ter conhecido ele, já ter visto o resultado, escolhi o projeto como parceiro”, afirma.
Até o ano de 2018, foram 488 alunos que tiveram a oportunidade de lançar seus livros com o apoio do Projeto Semeando o Amanhã.
E você, já pensou em levar toda essa emoção para a sua escola em 2020?
O projeto da Estante Mágica é gratuito para escolas. Inscreva-se em www.estantemagica.com.br e garanta sua vaga para 2020!
Rosilene
12/setembro/2019 @ 10:24
Parabéns ao sr. Helio. Mas estou com umas dúvidas:
Os alunos só terão o livro impresso, se os pais pagarem por ele?
As escolas terão um exemplar de cada livro impresso, pois ao meu ver o trabalho maior será da escola?
Eliane de Eliane de Jesus
10/setembro/2019 @ 19:35
Fiquei triste quando minha diretora não quis aceitar o projeto, não dava mais tempo, primeiro porque demorou um pouco me retornarem , aí também lancei um livro com meus alunos, particular, devido a não ter conseguido acesso ao projeto a tempo, tentei desde o início do ano, mas quando liberaram as informações os pais já haviam aderido a um projeto particular. Pena, o livro ficou lindo!
CÍNTIA ROGÉRIA
21/agosto/2019 @ 20:31
ACHEI O MÁXIMO A INICIATIVA DO SENHOR HÉLIO. COMIGO ACONTECEU DA MESMA MANEIRA, EU SENTI A EMOÇÃO DE VER MEU FILHO LANÇANDO UM LIVRO EM UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA, E COMO SOU PROFESSORA E APAIXONADA POR LIVROS, TROUXE O PROJETO PARA A MINHA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL. AGORA TODA ESCOLA ESTÁ ENGAJADA E ESTAMOS CONSEGUINDO PADRINHOS E MADRINHAS LITERÁRIAS PARA AJUDAR NA COMPRA DOS LIVROS DOS NOSSOS ALUNOS. NO DIA 11 DE DEZEMBRO DO CORRENTE ANO SERÁ NOSSA NOITE DE AUTÓGRAFOS.
PROFESSORA CÍNTIA, DE MARAGOGI-AL.