Professores, muito obrigada!
A chegada do Dia dos Professores me lembra uma coisa: associo, até hoje, a imagem do professor a uma figura mítica. Vou te explicar o porquê.
Quando criança, meu contato inicial com o conhecimento me fez enxergá-lo como uma espécie de superpoder. Eu era louca para escrever e fazia rabiscos no caderno tentando desenvolver uma letra. Quando, finalmente, conheci o alfabeto, isso foi como uma mágica na minha vida: agora eu poderia me comunicar de forma muito mais eficaz com qualquer um ao meu redor.
Nas aulas de história, ao estudar o descobrimento do Brasil, acendeu uma lâmpada que me fez entender várias das nossas questões sociais inquietantes. As aulas de geografia sobre globalização expandiram minha visão – de repente eu compreendi o porquê de eu precisar saber as notícias do mundo inteiro. A tal da tabuada me permitiu racionalizar meus gastos e viver melhor. E aquelas aulas de física que eu tanto tinha medo? Me reforçaram algo que levo para todos os campos da vida: a cada ação corresponde uma reação e tudo depende do referencial.
Toda vez que eu via um professor em cena, pensava: “Como ele consegue?”. Pra mim, sempre foi motivo de admiração ver o professor compartilhando seu conhecimento com uma sala inteira. Eram as mesmas aulas, mesmos conteúdos durante anos? Não. Com o tempo, descobri o tal segredo: nenhuma aula é igual, porque o ser humano é diferente. E ser professor é lidar com seres distintos o tempo todo.
Trabalhar na área de educação te possibilita o contato com histórias emocionantes. É ouvir o caso da professora que tirou dinheiro do próprio bolso para imprimir um material para os alunos. Ou aquela que acompanhou e vibrou com a inclusão de um aluno especial na sala de aula. É um misto de amor, proteção e respeito. O papel do educador assume um tom de missão: levar conhecimento a cada ser humano para que, a partir disso, ele possa tomar melhores decisões e colaborar para um mundo melhor.
Uma vez, uma professora me disse que ela queria ser atriz, mas que, com o tempo, viu na sala de aula o seu verdadeiro palco. “Palco” – tá aí uma boa palavra. Porque o que o vocês fazem diariamente é um verdadeiro show.
Professores, parabéns pelo dia de hoje! Profissão nota 10 <3
Izabel de Lourdes Cruz lopes
06/novembro/2017 @ 16:00
Obrigada, acabei de me formar, estou ansiosa para atuar.
Andreia Damasceno
21/outubro/2017 @ 18:38
Todos somos atores no palco da vida! Desde pequena amava atuar… O humor me encantava: Agildo Ribeiro, Jô Soares, Chico Anísio… Meu público era restrito à sala de estar de casa e as visitas que chegavam… como dizia minha mãe ” Dê um tijolinho e um microfone pra ela, ninguém mais fala!” Cresci… e me preparei muito para atuar em sala de aula… Percebi que cada vez que explicava um conteúdo eu tinha toda a atenção….e não podia de jeito nenhum deixar que aquela atenção se tornasse uma coisa chata! E no palco não atuo sozinha… Convido sempre meus pequenos a encenarem comigo… Sempre… com curiosidade, dinamismo, amor e muita responsabilidade. Sou grata a todos os meus professores que sempre me incentivaram e me deram atenção! Me considero uma ótima profissional… E… atrás de um bom profissional tem sempre bons professores!
Mario Oeiras
21/outubro/2017 @ 18:00
Sou estudante do 6 semestre de pedagogia e este semestre passei pela minha primeira experiencia em sala de aula, foi show meu encontro com meus alunos pioneiros, dedico minhas homenagens para essa galerinha de 4 e 5 anos: Ana Rosa, Aron, Julia, Kauane, Lorrane, Ingrid, João Gabriel, Robert, Caio, Maria Eduarda. Guilherme, Lucas, Pedro, Daniel, Luis Diego. Meus mais novos filhos, é um prazer ser professor!
Bernadete Valadares
20/outubro/2017 @ 14:35
Obrigada, Éricka!
Amei a mensagem, pois tenho um imenso orgulho de ser professora. Entendo, que eu ajudo a traçar destinos e isso é muito especial; requer cuidado, responsabilidade e muito amor!…
Que Deus nos abençoe e nos inspire, mandando-nos, sempre, parceiros tão incríveis quanto vocês da Estante Mágica! Gratidão!
Maria Ângela Alves de Oliveira
20/outubro/2017 @ 11:18
Obrigada pela mensagem. Adoro o meu trabalho e faço com muito amor, carinho e dedicação.
Ivonilde Gomes Rodrigues
19/outubro/2017 @ 20:19
Parabens minha querida ERICKA KELLNERO pela belíssima homenagem, realmente ser professor é esta num palco onde onde nossos são nossa plateia, amor, amo o que faço e minha recompensar é ver meu alunos brilhando na vida como um cidadão critico, formador de opiniões e esta na cadeia das melhores faculdades.
E pra te falar a verdade não tem coisa melhor vc ser reconhecida pelo aquele aluno que vc foi alfabetizadora e hoje ele te encontrar e te falar que vc foi fundamental na vida dele.
Márcia Conceição de Oliveira
19/outubro/2017 @ 18:12
Linda mensagem.. parabéns a todos os professores,eles fazem parte das nossas vidas.
SILVANY ADRIANE MARTINS TAVARES
17/outubro/2017 @ 19:02
Realmente o palco da minha vida é minha sala de aula, ali damos boas gargalhadas, sorrisos sinceros, abraços apertados, choros de alegria e tristezas. Sim, sou professora, com muito orgulho e cada rostinho novo que recebo trás consigo sua história, única, só sua, que ao longo do tempo que Deus permitir será compartilhada comigo. Agradeço todos os dias pelo dom recebido e espero fazer para merecer cada dia a mim concebido.
EDINALVO LIMA
17/outubro/2017 @ 16:29
OBRIGADO, ERICKA KELLNERO, pela mensagem do Dia do Professor. Somente uma jornalísta MÁGICA para compreender a exuberante saga dos professores.
Leila Maria Severino
15/outubro/2017 @ 15:49
Muito obrigada Ericka! e muito obrigada a estante mágica!
Sou professora sim e tenho muito orgulho de fazer parte da transformação, sendo simplesmente quem eu sou… Professora.