Do papel ao vestido: professoras inovam ao prestigiar conquistas dos alunos
Professoras dão show de criatividade ao homenagear alunos em evento de autógrafos. Saiba mais!
Além de terem se tornado autores dos seus próprios livros por meio do projeto da Estante Mágica, os estudantes da escola SESI de Presidente Prudente também foram prestigiados pelas suas obras em um evento de autógrafos.
E a homenagem foi pra lá de criativa: no evento, as professoras da escola usaram vestidos estampados com as ilustrações dos pequenos grandes escritores!
A ideia veio da professora Ana Maria Prette, que, motivada a homenagear seus estudantes e sua dedicação ao projeto da Estante Mágica, optou por expor suas artes de forma bem lúdica.
“Quando entrei na noite de autógrafos, um aluno reconheceu o seu desenho e gritou: ‘É o meu personagem aqui!’”, conta Ana, que completa:
“Os outros vieram e assim fui rodada e puxada, pois cada um queria ter a certeza que o seu desenho estava lá. O brilho nos olhos e o sorriso nos lábios foi recompensador.”
Todo o projeto resultou em muita emoção e engajamento de toda a comunidade escolar.
Segundo a professora, a experiência de ser um escritor, tendo em mãos o seu próprio livro, fez com que cada estudante tivesse um maior interesse em escrever. E, melhor: em escrever bem.
A equipe pedagógica também ficou encantada e o resultado foi além da sala de aula, pois os familiares também foram impactados pelo projeto e muitos até passaram a ler mais com os filhos.
Foram diversas narrativas que evidenciaram a imaginação e sensibilidade dos alunos. E uma delas chamou muito a atenção da Ana:
“A história que emocionou foi ‘Meu cabelo é grande demais’. Essa história acabou se tornando até notícia em uma emissora da cidade, pois a criança ressalta a necessidade de doar os cabelos para as crianças que perderam por conta do tratamento do câncer. Até um exemplar foi doado para o Hospital do Câncer”, afirma a educadora.
E o resultado, comemorado no evento de autógrafos, foi ainda mais emocionante para a professora:
“Ao tocar nos livros, vi materializado um processo que não é fácil para crianças do segundo ano, que superaram seus limite. O evento de autógrafos foi um momento indescritível, pois a emoção dos estudantes, a expectativa dos familiares e a minha emoção… não tem como descrever em palavras!”, revela Ana.
A Estante Mágica, maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, está com vagas abertas para 2019. Quer aplicar o projeto gratuito na sua escola? Clique abaixo e inscreva-se =)