PPP da escola: qual é o impacto da BNCC no documento?
A BNCC, grande reformulação da educação brasileira, traz como principais mudanças a revisão do Projeto Político Pedagógico. E quais são os impactos da Base no PPP da escola? Veja neste artigo!
As escolas já sabem que precisam se adequar à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) até o ano que vem. Então, uma questão natural que surge é: qual é o seu impacto em relação ao PPP da escola?
O Projeto Político Pedagógico como identidade escolar
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma espécie de “coração” da escola.
É um mecanismo eficiente capaz de proporcionar à escola condições de se planejar para atingir seus objetivos enquanto instituição.
Uma base de referências que pode ajudar em melhoramentos para as salas de aula, seja em atividades interativas, foco em habilidades socioemocionais ou deficiência na estrutura curricular.
E mais: a aplicação do PPP também pode apresentar resultados qualitativos.
Afinal, assim como conhecer o percentual de alunos que obtiveram notas abaixo da média em determinada matéria é essencial, entender os motivos que levaram a essa perda ou ainda que fatores institucionais podem ter interferido no processo de aprendizagem também é fundamental para se trabalhar.
Esses indicadores estão diretamente ligados ao que os alunos aprendem ou não, fornecendo subsídios para mudanças em algumas trajetórias e para a intensificação de ações em prol de resultados mais satisfatórios.
Manter o PPP da escola operante é relevante para a busca de melhorias no funcionamento da instituição.
Assim, podemos observar que um Projeto Político Pedagógico deve documentar muito mais do que apenas metas a alcançar.
Quando todos abraçam o projeto como algo realmente grandioso para a instituição, a comunidade e o aluno, os benefícios são notáveis em todas estas esferas.
O que o PPP tem a ver com BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular introduz diferentes competências que os alunos da educação básica precisam apresentar, garantindo uma uniformização do ensino.
Isso possibilita um aprimoramento da qualidade educacional e refle no estímulo do aprendizado e do compartilhamento do conhecimento entre os alunos.
E para isso as escolas são obrigadas a revisar e adaptar seus Projetos Políticos Pedagógicos, a fim de englobar as habilidades e competências que os alunos devem adquirir ao concluir cada etapa – segundo as diretrizes do documento.
E quais são as mudanças necessárias a partir disso?
Para que o projeto esteja de acordo com a BNCC, o PPP da escola agora deve estimular o engajamento da equipe docente, discente e das famílias para construir um projeto colaborativo e democrático.
A ideia é focar e atender as necessidades reais e os planos escolares. E mais: uma das mudanças mais impactantes é a transparência e a comunicação ativa com a família dos alunos.
Para isso, há algumas sugestões do documento em como estabelecê-la. Uma delas é a realização de reuniões que deem voz a todos ou a criação de um conselho específico para a elaboração do projeto.
Quanto ao papel do diretor, ele fica responsável por organizar o trabalho e os resultados dessas reuniões. Sua função será redigir um documento oficial e divulga-lo à toda comunidade escolar.
O propósito é garantir o aumento da qualidade de ensino, o engajamento das famílias nesse período de transição e o fortalecimento do vínculo entre a escola, professores e alunos.
Além do próprio documento, há outros pontos que devem ser revisados e que atingem o PPP da escola, como:
A atualização dos materiais didáticos
Assim como é importante revisar e atualizar as práticas pedagógicas, a BNCC exige que os materiais sejam modernizados para potencializar as práticas dos alunos e estimular seus aprendizados.
A reestruturação curricular
Como um dos objetivos da BNCC consiste em democratizar a educação, outro passo fundamental é reestruturar o currículo a fim de qualificar o ensino-aprendizado da educação básica.
Para isso, deve-se avaliar o contexto real da escola e direcionar as atividades para uma melhor formação. Ou seja, adaptar o currículo escolar à realidade e necessidade dos alunos.
Novas competências a serem desenvolvidas
A revisão do PPP se pauta, principalmente, em considerar quais são as principais competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver.
Dentre elas, habilidades emocionais, tecnologia e autonomia do aluno são algumas das mais apontadas.
Para a Educação Infantil, por exemplo, as competências a serem desenvolvidas foram organizadas por campos de experiências e se baseia em seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que são conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Além disso, cinco campos de experiências são necessários de se abordar, intitulados em:
1) o eu, o outro e o nós;
2) corpo, gestos e movimento;
3) traços, sons, cores e formas;
4) escuta, fala, pensamento e imaginação;
5) espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O papel do gestor escolar
Um dos importantes passos a ser pensado neste momento também é o papel do gestor escolar e como ele irá adaptar a sua escola à nova proposta pedagógica.
A liderança escolar deve adequar a sua instituição a partir do projeto político pedagógico, que deverá estar alinhado às diretrizes da BNCC.
O gestor escolar deve refletir sobre qual aluno deseja formar, qual ambiente pedagógico deseja construir e buscar sempre essa resposta no planejamento de cada aula.
E, assim como qualquer adaptação, o gestor deve ter em mente que os objetivos serão alcançados preparando cotidianamente seus professores, comunicando-se constantemente com pais e acompanhando os resultados dos alunos, planejando e replanejando a cada avaliação feita.
Como primeiro passo, é muito importante que o gestor comece a aplicação do projeto conhecendo bem o documento da BNCC.
Principalmente pela razão de que a base traz novos desafios como a forma de passar ensinamentos, o que exige também a reeducação dos próprios professores e coordenadores.
O papel do gestor escolar é entender que não é apenas uma leitura aprofundada e atenta da BNCC que vai ajudá-lo a medir os desdobramentos e impactos em cada disciplina e série.
É fundamental também saber que haverá uma adaptação geral, com desafios tanto para a instituição quanto para os alunos.
E na sua escola? O PPP já foi alterado para se adequar à BNCC?
cecilia dias pimentel
17/outubro/2019 @ 10:42
gostaria de receber modelos do PPP atualizado com a BNCC.