Protagonismo do aluno: o que é e qual é a sua importância?
Neste artigo, o diretor de educação da Estante Mágica, Robson Melo, explica o que significa “protagonismo do aluno” e sua importância para as práticas pedagógicas.
Por esses dias, em uma reunião com professores, um assunto tomou conta da conversa: o conceito de protagonismo do aluno.
O tema é recorrente nas pesquisas e tendências da educação e consiste, em resumo, em colocar “o aluno como protagonista do seu aprendizado e garantir o desenvolvimento de projetos que despertem seu interesse e contribuam para a sua formação”.
Na reunião, alguns professores eram favoráveis e já adeptos do conceito, outros ainda se incomodam com a dificuldade do aluno para discernir entre o protagonismo e o fazer-o-que-quiser em sala de aula.
E aqui vale realmente deixar algumas diferenças bem claras: uma proposta educacional centrada no aluno não significa uma carta branca para bagunça ou desordem fora de hora e de contexto. Ao contrário, deve se basear em atividades orientadas que ressaltem a autonomia do aluno — e a responsabilidade sobre suas ações ou falta delas.
Ao longo da conversa, muitas ideias foram debatidas e, hoje, gostaria de compartilhar três delas para aqui para reflexão:
1) O protagonismo do aluno deve estar centrado na eficiência do aprendizado — não só do ensino. Ensinar deve garantir o aprendizado e, para isso, o aluno e suas particularidades para aprender devem ser observadas constantemente;
2) O estímulo à curiosidade instiga o protagonismo. Em um mundo onde a informação está na ponta dos dedos, mais importante que cobrar uma resposta é estimular questionamentos que levem à inquietação para encontrar e interpretar os resultados de uma pesquisa, por exemplo, ou levar casos práticos de aplicação do que é aprendido;
3) A autoria é outro elemento fundamental do protagonismo. Com as ferramentas que a tecnologia permite o acesso, criar uma música, construir mundos virtuais, fazer um canal de vídeos e (por que não?), escrever um livro, são ações que valorizam o conhecimento adquirido e, principalmente, reforçam a autoestima do aluno para que ele queira aprender e buscar cada vez mais.
Se você se interessou pelo tema, o Jornal O Globo realizou o evento internacional Educação 360° 2016 com a temática protagonismo do aluno. Você pode acompanhar a cobertura do evento no portal do jornal ou nesta belíssima matéria da Camila Leporace, do portal Porvir.
Abraços mágicos!
Como a tecnologia educacional pode estimular o protagonismo do aluno - Blog QMágico
06/setembro/2018 @ 10:29
[…] o aprendizado por meio de uma consulta bem-feita no celular (ou tablet), o educador estimula o seu protagonismo. Afinal de contas, o estudante conta com um tipo de suporte para ajudá-lo a construir sua linha de […]
Teresinha de Jesus ferreira
17/outubro/2017 @ 08:48
Muito interessante esta proposta.
celia cristna santana cordeiro
15/agosto/2017 @ 10:26
Bom dia, tenho uma turma multiseriada, e esse ponto não se constitui problemas, a questão que esgota é o fato de acharem que aos 9, 10 e 11 anos, eles podem falar palavras, humilhar os professores, e acreditem cada vez que vão a secretaria ou ocorre suspensão eles retornam mais indisciplinados coo se nada houvesse ocorrido.
Passo o tempo em sala pedindo ajuda mentalmente a Deus, para suportar.
Priscilla Barbosa Tavares MELO
26/julho/2017 @ 19:39
Muito bom,nós professores devemos buscar maiores conhecimento para crescer e entender melhor os nosso alunos.
Edimara Matildes Parreira Brasil
01/julho/2017 @ 12:25
Quando vejo comentários assim , percebo que há dois momentos na educaçao, o que se é discutido na Academia, nas paletras e eventos e o que acontece na sala de aula. É como se o conhecimento que transforma , que faz a mudança acontecer estivesse em um tempo ( século ) e as discursoes em outro.Nossa LDB EM 1996 já havia mudado esse foco para que o estudante tivesse o direito de aprender , precisamos de mais investimento pessoal , o professor precisa estar o tempo todo estudando, não só para ser mais remunerado , mas para que sua prática seja cada dia melhor.
Pedro Concy
13/julho/2017 @ 14:01
Muito bom o seu ponto, Edimara! Os professores precisam estar sempre aprendendo e a educação, como um todo, precisa de uma “nova roupagem”! Concordo 100% =)
Lúcia Augusto
30/junho/2017 @ 07:18
Deixar que as crianças sejam livres não quer dizer indisciplina> Ao contrário elas sentem a responsabilidade da própria conduta, aprendem a ser responsáveis pela própria vida. Para que não aconteça indisciplina na sala é preciso elogiar para todos os “bem feitos” e os “mal feitos” deve ser conversado individualmente. O livro O despertar das águias de Leonardo Boof, nos ensina a dar liberdade para os filhos, consequentemente para os alunos.
A indisciplina fica muito marcada quando um aluno quer chamar atenção e o (a) professor(a) chama atenção para toda turma. assim se a conversa é individual só ele vai ficar sabendo. É preciso conhecer qual o motivo de sua rebeldia.
Pedro Concy
13/julho/2017 @ 13:59
Muito bom, Lúcia! De fato liberdade e indisciplina são duas coisas diferentes. Muito boa a sua solução! Parabéns! =)
Maria Ermelinda Juliano Nicolielo Bueno
29/junho/2017 @ 20:16
O protagonista da história é o aluno ,e em pleno século XXI mais importante que cobrar resposta prontas é estimular que pesquisem ,que busquem novos conhecimentos sempre!!
Pedro Concy
13/julho/2017 @ 13:58
Exato, Maria! Muito importante que os professores busquem sempre valorizar o conhecimento e contexto do aluno
Cláudia Oliveira
29/junho/2017 @ 18:30
Muito interessante essa temática. Pois deixar o aluno ser o protagonista de sua própria aprendizagem requer um atividade bem planejada e várias estratégias.
Pedro Concy
30/junho/2017 @ 16:22
Isso mesmo, Cláudia! Lá na nossa plataforma você encontra projetos que te auxiliam nesse planejamento 😉 Acesse: http://www.estantemagica.com.br e se inscreva
CLEUNICE MOREIRA NIZ CORDEIRO
29/junho/2017 @ 18:05
Ótimo tema. Devemos realmente entender que o protagonismo do aluno não significa educar de maneira solta e sem objetivo, mas ter uma linha de ação pautada em um planejamento eficaz e em metodologias de ensino significativas indo de encontro à liberdade, criatividade, expressividade de nossos alunos.
Pedro Concy
30/junho/2017 @ 16:21
Exatamente, Cleunice! =)
Najla Nasser Prado
23/junho/2017 @ 19:49
A cada texto enviado ,fica borbulhando em como passar esse conteúdo para os meus professores de educação infanti,l sendo que uma das maiores dificuldades é na pratica em como planejar atividades que sejam consideradas significativas para as crianças . O que precisamos é mostrar o que eu vou fazer com 25 alunos dentro da sala de aula todos os dias.Seminários , palestras ajudam e muito ,mas e alí na costrução de um projeto , das atividades lindas ,mas crianças sem liberdade , não usam os recursos com repetição, pois terão que guardar para a culminãncia do projeto …Meu Deus… como chegar nelas …
Pedro Concy
30/junho/2017 @ 16:20
Oi Najla! Na nossa plataforma disponibilizamos planos de aula e projetos que auxiliam na aplicação desses e de muitos outros conceitos na sala de aula! 😉
José
30/junho/2017 @ 17:34
Então mandem-nos esses planos de aulas porque de falácias pedagógicas já estamos saturados!
Pedro Concy
13/julho/2017 @ 13:56
Oi José! Só se cadastrar na nossa Plataforma 😉 Nossos projetos são gratuitos pra todas as escolas cadastradas =)