Conheça as mulheres que transformaram a educação!
A maioria das salas de aula é liderada por mulheres! No Brasil, elas são as protagonistas da educação básica, representando cerca de 70% dos cargos de docentes e gestoras, de acordo com o Censo Escolar de 2022.
E, assim como essas mulheres ao longo da história, muitas outras quebraram barreiras e transformaram a educação globalmente, seja por suas pesquisas, métodos de ensino ou dedicação aos seus alunos e alunas.
Conheça aqui algumas dessas mulheres incríveis que contribuíram para o acesso e evolução do ensino! Aproveite e compartilhe com a sua professora ou colega de trabalho que te inspira e contribui para vivermos em uma sociedade cada vez mais justa para as mulheres. 💙✨
💡 Confira também: Atividades para trabalhar o Dia Internacional da Mulher em sala de aula
Antonieta de Barros
Antonieta foi a primeira mulher negra eleita a cargo público, defensora da igualdade de gênero e da educação. Professora, jornalista e política, lutou por seus ideias em uma época de silenciamento feminino.
Criou o Dia do Professor em 15 de outubro.
Débora Seabra
Débora é a primeira professora com Síndrome de Down do Brasil, rompendo o preconceito e mostrando o poder da inclusão. Seu livro Débora Conta Histórias aborda valores como tolerância, respeito e amizade.
Em 2015, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação.
Malala Yousazfai
Malala Yousafzai é ativista paquistanesa e luta pelo direito das mulheres estudarem. Fluente em três idiomas e apaixonada por livros, ganhou o Prêmio Nobel da Paz aos 17 anos. Sua autobiografia Eu Sou Malala inspira a educação para meninas em seu país.
Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus é uma das primeiras escritoras negras do Brasil, autora de Quarto de Despejo, livro traduzido para 14 idiomas. Viveu na favela de Canindé, em São Paulo, sustentando a si e 3 filhos como catadora de papéis. Sua obra e vida inspiram estudos em diversos países.
Dorina Nowill
Dorina Nowill, educadora brasileira, formou-se como professora após ficar cega aos 17 anos. Fundou a Fundação Dorina Nowill, produzindo livros adaptados para deficientes visuais.
Lutou pela inclusão no mercado corporativo e colaborou na elaboração da lei de integração escolar.
Que tal levar essas personalidades para atividades em sala de aula?
#DicaMágica: No projeto temático Mulheres na História, disponível em nossa plataforma para todas as educadores parceiras da Estante Mágica, você pode trabalhar o reconhecimento e a valorização das mulheres dentro da sala de aula. 👩🏽🏫
Vamos juntos desenvolver grandes autoras por aí? 💪