6 mitos sobre a gestão escolar que você certamente já ouviu!
Ser responsável pelo gerenciamento de uma escola não é fácil, porém há sempre algumas caminhos tradicionais a seguir. E também imagens associadas ao trabalho, que nem sempre são exatamente o papel de um administrador. E é aí que mora alguns mitos sobre a gestão escolar!
1. Gestores são malucos por controle…
É provável que todo administrador de uma instituição já tenha escutado que nunca permitem a flexibilidade dos professores ou que eles assumam riscos.
É verdade que, se houver uma grande mudança, pode ser que haja uma parte hesitante. Mas, assim como professores e pais, os gestores também querem apenas que os alunos aproveitem o aprendizado e o sucesso.
Outro equívoco é que eles se preocupam muito, porque é uma questão de poder. Na verdade, é mais uma questão de responsabilidade.
Gestores tem sempre que se certificar de que estão tomando as melhores decisões possíveis, tendo em mente as políticas e os problemas de educação e outros fatores essenciais para o andamento da instituição.
2. Escolas sozinhas podem preencher todas as lacunas…
É claro que a escola é essencial e responsável por transmitir muitos ensinamentos e valores, assim como uma boa formação de cidadania.
Porém, ela não é a única responsável por todas as formações dos alunos e os pais, familiares e responsáveis não podem culpar a escola ou a gestão dela por isso.
A lacuna de aproveitamento já é aparente nos alunos em seu primeiro dia do jardim de infância, devido a uma série de fatores, incluindo histórico econômico, genética e orientação dos pais.
Mas quando há empecilhos, um dos primeiros fatores a se olhar é a escola como única influenciadora, enquanto devia ser vista como uma aliada para buscar a mudança.
Isso reflete um raciocínio e uma política ruim para acreditar que a reforma escolar sozinha poderia preencher todas as necessidades do aluno.
3. Mais dinheiro significa melhores escolas…
Verba não é exatamente o sinônimo de prosperidade em uma escola. É claro que há recursos pedagógicos que exigem mais dinheiro da escola, mas também há a possibilidade de se adequar ao seu cenário atual.
Com um bom diálogo, bom relacionamento entre todos os educadores e disposição por encontrar novas soluções, todos conseguem alcançar resultados positivos e talvez não o ideal, mas no caminho para o aprimoramento.
Um dos mitos sobre a gestão escolar é relacioná-la sempre ao orçamento financeiro e não aos bons educadores e seus esforços.
4. Os professores são apenas responsáveis pela aprendizagem…
A aprendizagem é um processo interativo. Os professores não são as únicas pessoas na sala de aula que têm conhecimento valioso para compartilhar ou responsabilidade para assumir.
Os alunos também podem ensinar uns aos outros e se beneficiar do trabalho em conjunto. Um professor é um facilitador, em primeiro lugar.
Por este motivo, eles têm papel fundamental na gestão escolar.
Por serem uma das peças centrais, é de se imaginar que os administradores tenham um grande zelo pelo seu papel e contribuição e não apenas a imagem de uma rivalidade entre ambos.
Sabe-se que muitas vezes há a dificuldade de comunicação entre professor e gestor, mas é necessário que haja o olhar sobre como todos os dois possuem funções super importantes na formação da escola.
5. A gestão escolar se preocupa apenas em atingir as metas…
Um dos mitos sobre a gestão escolar e os maiores desafios da administração é saber quando dar um salto e quando não.
Atualmente, há uma tremenda pressão para acompanhar qualquer novo tipo de ideia de reforma escolar, porque pode ser enxergado por muitos como uma graça salvadora.
E devido a diversos fatores, às vezes é necessário dizer não, mas isso não quer dizer que o gestor é tradicional demais ou não quer arriscar em algo incerto.
Muitas vezes, o planejamento do ano letivo se altera e novas prioridades surgem. Não é só a preocupação com as metas determinadas no início do ano ou falta de disposição.
6. Gestores escolares são extremamente dominadores…
Uma escola não é e nem deve ser comandada por um regime fechado, sem abertura para a colaboração de outros funcionários. Os gestores não têm todo o poder sobre a escola. Eles tomam decisões – às vezes grandes -, mas o poder vem da comunidade escolar e de ser uma equipe.
Se há um diretor ou superintendente por aí que está lá apenas para fazer um nome para si mesmo, é fácil identificar e eles geralmente não duram muito.
Há uma série de noções populares sobre o gerenciamento de uma escola que são amplamente aceitas como uma regra.
Mas a realidade nem sempre corresponde à percepção. Esse é um dos motivos pelos quais os mitos sobre a gestão escolar também podem ser confusos.
Assim como há imagens pré concebidas sobre diversas funções, o administrador de um colégio também sofre com tal prática.
Porém, cabe também ao gestor quebrar essas estigmas sobre a sua profissão e construir uma boa relação entre os professores, funcionários da escola, alunos e pais.
Lembre-se que o ambiente escolar é um espaço de eterna aprendizagem e deve sempre ser aproveitado como uma oportunidade de troca de ensinamentos. Ou seja, um trabalho coletivo em prol de uma boa administração educacional.
E você? Como lida com esses mitos sobre a gestão escolar?
Leizemere
21/junho/2018 @ 18:36
Boa noite! Fundamental e imprescindível que a gestão escolar apresente-se de forma democrática, prezando pela participação de todos os envolvidos no processo educativo, com o objetivo de atender às especificidades dos estudantes, promovendo desta forma maiores condições de aprendizado em um espaço onde as relações interpessoais são valorizadas. Para que os mitos sobre gestão deixem de existir, a melhor opção é que se estabeleça um diálogo entre os atores escolares e que tenhamos a liberdade de discutir sobre o assunto.
Parabéns por apresentarem um conteúdo reflexivo e que faz toda diferença na realização de um trabalho em equipe.
Abraços,
Leizemere