Mindset de crescimento: por que professores devem desenvolvê-lo
Entenda como o conceito “mindset de crescimento” pode ajudar professores a desenvolverem suas habilidades de liderança e despertar os potenciais dos alunos!
Estudos e pesquisas na área de educação são recorrentes e uma das novidades é o Mindset de Crescimento ou Growth Mindset, termo em inglês que em tradução livre é Mentalidade de Crescimento.
É um conceito desenvolvido pela psicóloga Carol Dweck, da Universidade de Stanford, e que tem sido usado por educadores e estudantes de todo o mundo.
Alunos e profissionais com a Mentalidade de Crescimento acreditam que a inteligência é algo que pode ser desenvolvida com dedicação e esforço.
Ou seja, ao invés de evitar os desafios, os encaram como oportunidades de crescimento e aprendizado.
Pessoas com Mentalidade de Crescimento focam na melhoria ao invés de se preocuparem com o fracasso.
É o pensamento positivo aliado a ações, o que cria um maior interesse pelos estudos e otimiza a aprendizagem.
Promover uma mentalidade de crescimento nos estudantes é uma prioridade para a maioria dos educadores, mas às vezes os próprios professores operam com uma mentalidade fixa.
Enquanto a mentalidade de crescimento é a crença de que as habilidades, as qualidades e a inteligência de uma pessoa podem ser desenvolvidas, a mentalidade fixa acredita que a inteligência e as qualidades de uma pessoa são imutáveis.
Desta forma, assim como ensinamos os alunos a melhorar continuamente, crescer, aprender e mudar, os educadores também devem olhar por essa perspectiva para eles mesmos.
O ponto crucial para os indivíduos é que essas mentalidades têm um grande impacto sobre nossa compreensão do sucesso e do fracasso.
Pessoas de mentalidade fixa temem o fracasso, sentindo que isso reflete um mal em si mesmos como indivíduos, enquanto as pessoas que pensam no crescimento preferem abraçar o fracasso como uma oportunidade para aprender e melhorar suas habilidades.
Por isso, é importante que professores possam adotar esse conceito como profissionais, a fim de evoluírem e servirem também de modelos para os seus alunos.
Confira algumas dicas para incorporar o Mindset de Crescimento à sua rotina! 😊
Olhe mais para as áreas de melhoria da turma
Em vez de focar no que está funcionando bem na sua sala de aula, procure também pelas áreas de melhoria.
Pode parecer contraintuitivo, mas essa é uma forma de desenvolver a autoconfiança para lidar com desafios.
Isso também estará também proporcionando uma experiência de aprendizado muito mais ampla para seus alunos.
Experimente soluções inovadoras e, se elas não funcionarem, tente mais
Pode ser que algumas apostas não resultem em alguma coisa. Mas outras podem funcionar. O importante neste processo é não deixar o medo de falhar impedir testar coisas novas.
Mais uma vez, a chave aqui é se concentrar no que é preciso melhorar.
É divertido ajustar as atribuições que já são um sucesso, mas quando se concentra em problemas mais incômodos, é possível que realize maiores avanços.
Busque feedback sempre que puder
As avaliações não precisam vir de administradores – elas podem vir de colegas professores ou até mesmo de alunos.
Peça uma avaliação aprofundada, pois assim ela te dará uma boa ideia do que estava faltando na sua sala de aula.
Através de perguntas de reflexão e alguns escritos, você pode descobrir o que está acontecendo por trás de algum projeto ou ensino que está (ou não) dando certo.
Saiba que você está sempre desenvolvendo suas habilidades
Dê a si mesmo a permissão para ser bom agora. Isso significa que você não deve esperar até que esteja perfeito para tentar algo novo.
Tudo é processo de crescimento e nele estão as apostas em coisas incertas também!
Reflita, no final de cada dia, especialmente sobre os desafios
Você pode aprender muito com seus alunos mais difíceis e com os planos de aula e atividades que não saíram como esperado, principalmente quando reflete sobre o que não saiu como o esperado.
Às vezes, uma criança tem um dia ruim, mas quando a aula vai mal para toda a turma, provavelmente é algo que o professor pode ter feito errado.
Observe as áreas em que você tem uma mentalidade fixa
É fácil pensar que há algumas áreas de ensino nas quais você não seja tão bom, e muitas vezes elas são ignoradas quando as coisas ficam difíceis.
Refletir sobre sua atitude e como isso afeta a vontade de crescer é sempre útil.
Não quer dizer que você seja obrigado a ter uma mentalidade de crescimento sobre tudo o tempo todo, mas que pode perceber quando desiste de tentar algo novo porque está com medo.
Desenvolver uma mentalidade de crescimento entre os professores não é um processo imediato; em vez disso, será necessário um esforço conjunto em prol de todos os educadores e do restante da comunidade escolar.
Para continuar a crescer e melhorar, é preciso tempo para avaliar o trabalho e analisar como estão caminhando.
O ano letivo é repleto de corre-corre e ocupações que surgem durante os meses e a autorreflexão é difícil de priorizar.
Uma solução que a própria escola pode apostar é construir atividades de reflexão no desenvolvimento profissional ou em reuniões de professores para manter uma rotina consistente e significativa.
Lembre-se sempre: o cérebro pode se adaptar e mudar – não importa o quanto você esteja definido ou se apegue aos seus hábitos.
Quando você examina regularmente seus pontos fortes, pontos fracos, triunfos, fracassos e metas,
precisa ajustar-se continuamente, o que garante que você esteja no caminho certo e tenha sucesso à vista.
Não importa quantos anos você tenha e não importa o quanto você seja bom em seu trabalho, é importante nunca parar de crescer e aprender.
Mesmo os melhores professores estão constantemente em busca de novas ideias, novos métodos e novas formas de pensar para melhor atender seus alunos.
Claro, pode ser mais fácil apostar em metodologias, atividades e os planos de aula já testados.
Mas, assim como incentivamos os alunos a sempre levar adiante seu aprendizado, os professores precisam ser aprendizes contínuos.
Na verdade, é da natureza humana aprender, incansavelmente. Esse é caminho para o aperfeiçoamento diário.
Professores, prontos para abraçar o mindset de crescimento no dia a dia escolar? 😉
Valeria Rolim Rangel
11/maio/2019 @ 12:59
Barbaro!
O professor tem que ser o melhor exemplo do prazer de aprender.
Victoria Fernandes
30/maio/2019 @ 12:21
Isso mesmo, Valéria! Como diria Cora Coralina, “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” 😃
CARLOS JAIME
30/abril/2019 @ 18:09
Gostei muito de ler sobre Mindset de crescimento. Bem interessante.
Victoria Fernandes
30/maio/2019 @ 12:19
Oi, Carlos! Obaaa! Conta para a gente quais foram suas reflexões sobre o tema 😉