Metodologias ativas de ensino: o que são e como favorecem o aprendizado?
Texto originalmente publicado em 11/07/19 e atualizado em 21/08/24
Algumas técnicas inovadoras podem auxiliar no aprendizado do aluno e as metodologias ativas de ensino são um exemplo! Veja exemplos para aplicá-las em sala de aula!
As metodologias ativas de ensino ganharam destaque nos últimos tempos por promover um ensino mais dinâmico em sala de aula.
Este método proporciona autonomia intelectual para os alunos, tornando-os ativos no processo do próprio conhecimento e trabalhando o seu protagonismo.
Quer saber como você pode levar a metodologia ativa para dentro da sua sala de aula? Confira algumas dicas abaixo!
Gamificação
A tecnologia é algo cada vez mais intrínseco na rotina da maioria das pessoas, ainda mais na dos jovens. Então, nada mais apropriado do que torná-la aliada do aprendizado.
A ideia de unir conteúdo digital com a educação é possível através do método da gamificação. Esse método consiste em fazer uso de dinâmicas similares a jogos para entreter os alunos no processo de aprendizagem.
Sabe aquela proposta de criar uma gincana para engajar alunos na execução de uma tarefa específica? É bem nessa linha 😉
Isso faz com que ele participe de forma mais engajada na aprendizagem de temáticas específicas das disciplinas.
Quem fez isso com excelência foi a professora de história Marcella Albaine. A educadora criou uma estratégia de gamificação para ensinar história aos alunos.
No livro “Ensino de história e games”, ela narra a proposta, que fez os alunos criarem roteiros dos seus próprios jogos baseados em algum momento histórico. Legal, né?
Aprendizagem Baseada em Problemas
Este método, que é conhecido como PBL – uma sigla que vem do inglês, Problem Based Learning -, funciona a partir da discussão de um problema.
Após a contextualização, o aluno é convidado a pensar soluções para esse problema específico. E então, posteriormente, ele deverá apresentar um projeto que solucione essa questão.
Assim como as outras metodologias ativas de ensino, essa fortalece a ideia do aluno protagonista do seu próprio aprendizado. Afinal, é a partir das dúvidas que aparecem que a disciplina se desenvolve.
Sendo assim, essa metodologia também dá a chance da criança perceber que suas questões são válidas.
E que mais do que isso, são importantes para o progresso tanto da turma quanto o próprio, aumentando seu senso crítico e de responsabilidade.
Ensino de Artes “mão na massa”
O professor Jayse Ferreira, com seu projeto inovador para ensinar artes, entrou para a lista dos melhores educadores do mundo.
Tal projeto é um super exemplo de metodologia ativa. Ele foi criado para promover a educação artística, onde o educador propôs que seus alunos se sentissem verdadeiros diretores de cinema.
As turmas foram convidadas a produzir curtas-metragem fazendo releituras de roteiros de alguma peça artística que gostassem mais.
Os temas selecionados pela maioria foram desde o jogo Minecraft até o filme de fantasia Harry Potter. E tamanho engajamento, como pode-se imaginar, estimulou fortemente a proatividade dos alunos.
Exemplos internacionais e tendências
As metodologias ativas de ensino têm sido adotadas globalmente, com diferentes países implementando práticas inovadoras que enriquecem a experiência educacional.
Por exemplo, na Finlândia, as escolas utilizam a aprendizagem baseada em projetos e atividades colaborativas para promover uma abordagem mais prática e engajada do ensino.
Além disso, a utilização de métodos como o “learning by doing” ajuda os alunos a desenvolverem habilidades críticas e criativas.
E ainda podemos falar da integração de inteligência artificial e das ferramentas digitais personalizadas. Elas estão se tornando cada vez mais comuns, oferecendo aos alunos experiências de aprendizagem adaptativas e interativas.
Essas inovações tornam o aprendizado mais envolvente e permitem que os educadores ajustem o ensino às necessidades individuais dos alunos de maneira mais eficiente.
Metodologias ativas e inclusão
As metodologias ativas de ensino são fundamentais para promover a inclusão na sala de aula. Isso acontece pois adaptam o aprendizado para atender a uma ampla gama de estilos e necessidades educacionais.
Sendo assim, ao utilizar métodos como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), é possível ajustar as atividades para garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades educacionais especiais, possam participar de forma significativa.
Por exemplo, atividades colaborativas permitem que cada aluno contribua de acordo com suas habilidades. E essa participação promove um ambiente onde todos se sentem valorizados.
Além disso, a integração de tecnologias assistivas dentro das metodologias ativas de ensino facilita a inclusão de alunos com diferentes necessidades.
Por isso, o uso de ferramentas como softwares de leitura e escrita ou dispositivos de ampliação ajudam a superar barreiras específicas. Uma vez que permite que esses alunos participem de atividades que de outra forma seriam desafiadoras.
Portanto, a utilização dessas tecnologias, combinada com metodologias ativas, garante que todos os alunos possam se engajar plenamente no processo de aprendizagem.
Por fim, é essencial que os educadores recebam formação adequada. Essa capacitação permite que os professores implementem estratégias inclusivas de forma eficaz. E dessa forma, criem um ambiente de aprendizado que respeita e valoriza a diversidade.
Projeto de incentivo à leitura da Estante Mágica
A leitura e a escrita também são uma parte do ensino que pode ser desenvolvida através das metodologias ativas.
Elaborar projetos e ações que envolvem a leitura de livros preferidos pela sua turma e até mesmo incentivar a produção dos próprios textos pode deixar o aluno cada vez mais interessado em praticar essas habilidades.
Um bom exemplo prático para a sala de aula é a maior experiência literária da América Latina, a Estante Mágica.
Por meio dela, os alunos escrevem e ilustram a própria história, tornando-se autores do próprio livro.
No final do projeto, o protagonismo do aluno é celebrado em um Evento de Autógrafos feito pela escola. Isso é uma metodologia ativa de ensino pra lá de lúdica, certo? =)
Oportunidade: Formação em Metodologias Ativas
Além de aplicar essas metodologias ativas em sala de aula, é essencial que os educadores estejam bem preparados para utilizá-las de forma eficaz.
E para saber como colocar essas ações em prática, nada melhor do que aprender com quem entende do assunto.
Por isso, a Estante Mágica oferecerá uma formação exclusiva em Metodologias Ativas para escolas parceiras.
Esta formação será ministrada por educadores renomados, como Jayse Ferreira, que foi eleito um dos melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize 2019. Clique aqui para saber mais sobre sua trajetória inspiradora.
A formação será dividida em temas muito importantes como: introdução às metodologias ativas, aplicação prática em sala de aula, uso da Estante Mágica como ferramenta pedagógica e mais!
Aproveite essa chance única de aprender com experts e transformar seu ensino com metodologias ativas. Garanta já sua vaga!
Creusa maria
01/agosto/2019 @ 00:52
No momento estou sem escola, mais estou com projeto de abrir uma escolinha de reforço, gostei muito das ideias de aprendizagem proposto pela Estante Mágica.
Victoria Fernandes
02/agosto/2019 @ 13:44
Obaaa, Creusa!
Ficamos muito contentes que esteja gostando nos conteúdos 💙
Nos indique mais temas sobre a aprendizagem dos pequenos que gostaria de ver por aqui!
Cleucilene arcanjo
14/julho/2019 @ 16:52
Tudo muito bom
…amei …
Victoria Fernandes
02/agosto/2019 @ 13:30
Uhuuul, Cleucilene 😍
Que tal nos indicar mais temas que você gostaria de ver por aqui?
Mande suas sugestões para a gente 💙