Matemática: tá na hora de perder esse medo!
A cena é clássica: o estudante na carteira da sala, copiando fórmulas, temendo aquela prova de cálculo. Uma rápida pesquisa na escola comprova: a matemática é, de longe, uma das disciplinas mais temidas pelos alunos.
Também é uma das disciplinas em que os estudantes brasileiros apresentam menor rendimento – estamos entre os últimos em rankings internacionais.
A didática por trás do ensino e toda uma cultura social de “medo” em relação a disciplina são fatores que interferem na postura do aluno em relação à matéria. Os tempos são outros, mas por que a forma de encará-la continua a mesma?
Ainda persiste o modelo tradicional de ensino, que transmite os conteúdos de matemática sem incorporá-los a situações do dia a dia.
A falta de conhecimento sobre os nomes da matemática, por exemplo, também influenciam a noção de dificuldade do aluno em relação a matéria.
Aprender Teorema de Pitágoras sem nenhuma contextualização sobre o teórico faz com que o conteúdo aparente ter vindo “do nada” – o que colabora para a ideia de que a matemática é para poucos.
Assim sendo, a matéria ainda parece extremamente distante e abstrato para a maioria. Mas como podemos mudar isso?
Abaixo, listamos três dicas para dinamizar o ensino da matéria em sala de aula 😉
Situações do dia a dia
Uma das maiores reclamações dos estudantes é a falta de aplicação prática da matéria. Começar com matemática financeira do cotidiano é um bom caminho para, aos poucos, desfazer a aversão dos estudantes.
Juntar esse conteúdo a noções básicas de empreendedorismo, por exemplo, é um excelente mecanismo de aproximação: vendo que aquele conteúdo pode ajudá-lo a criar seu próprio negócio, o aluno sente-se protagonista, o que aumenta a predisposição para aprender aquilo.
Não é segredo que questões emocionais influenciam sobre o nosso desempenho cognitivo. Fique atento a essas oportunidades.
Jogos educativos
Forma simples e dinâmica de desenvolver o raciocínio lógico! Os games são uma excelente opção para atrair os estudantes. Jogos como a Tabuada do Dino e Feche a Caixa são bons caminhos.
Games online também auxiliam bastante na processo de aprendizagem. Ao mesmo tempo em que se divertem, exercitam princípios matemáticos aprendidos durante as aulas.
Vale lembrar que, para fugir da ideia de decoreba – altamente ineficaz, no caso da matemática -, é sempre interessante que seja enfatizado o raciocínio e não somente a busca por um resultado certo.
Filosofia da matemática
Seus alunos sabem quem são as cabeças por trás das fórmulas matemáticas? Sabem como Descartes pensou o plano cartesiano? Pode parecer desnecessário, mas aproximar o estudante do teórico é uma forma de “humanizar” a matemática, tornando a disciplina mais acessível.
O pensamento abstrato já é algo que, naturalmente, é interpretado como mais complexo. Sem atribuir a ele uma figura, fica complicado se aproximar.
Conhecer um pouco sobre o teórico é um jeito de criar empatia e dar leveza às aulas – o que é bastante útil para desfazer o tal medo conhecido por todos nós.
E você, de que forma aproxima mais a matemática dos alunos? 🙂
lyriss barbosa brandão storti
05/setembro/2017 @ 08:16
Tenho muita dificuldade em interpretar situações problema. Sempre estudo muito com medo de transferir conhecimento errado .Participo de muitos cursos oferecidos para me atualizar , gosto muito de matemática mas fico sempre com um pé atrás , pois desafios pra mim é realmente um desafio. Grato pela atenção.
Cristina
04/setembro/2017 @ 17:30
Iremos trabalhar a geometria tridimensional e estamos pensando em criar umas figuras com materiais concretos, para observar a construção e formas diversificadas de figuras e outros objetos, primeiramente iremos pesquisar nossos livros da biblioteca da escola, estudiosos e professores que contribuíram com o estudo da geometria e suas utilidades, então em grupos iremos resolver o trabalho a ser concluído.
Maria Márcia da silvam
31/agosto/2017 @ 19:42
Olá, boa noite
no meu tempo de escola foi na época que você tinha que decorar a tabuada para aprender a matemática.
nesta época Eu tinha 8 anos de idade e eu não conseguia memorizar ou seria decorar a tabuada .
Então a minha professora disse para mim assim Márcia você não vai poder muda de série porque você não sabe tabuada .
No outro dia a professora me disse se você com uma semana conseguir decorar a tabuada você muda de serie.
Hoje atualmente eu amo a matemática porque mudaram o jeito de ensinar criando mais possibilidades de apreensão.
Eu trabalho a matemática com os meus alunos primeiro no lúdico para depois fazer atividade de registro eles adoram fazer atividades de matemática .
Ensinar não é transferir conhecimento e sim criar
ar possibilidades de apreensão.
Paulo Freire