Estante Mágica  - Blog
A maior plataforma de projetos pedagógicos para escolas
  • HOME
  • SOBRE
  • CATEGORIAS ▿
    • LEITURA E ESCRITA
    • ALUNOS E SALA DE AULA
    • FAMÍLIA E ESCOLA
    • TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
    • GESTÃO ESCOLAR
  • MATERIAIS PEDAGÓGICOS
  • NOSSAS SOLUÇÕES
school 79612_1920
31 julho 2020

Live Mágica: Os Desafios do Professor no Pós-Pandemia

Estante Mágica Alunos e sala de aula, Família e escola, Leitura e escrita

 

Diante do isolamento social e do ensino remoto, os desafios da Educação têm novos contornos.

Antes, a equipe e os alunos frequentavam a escola. Hoje, como manter o mesmo laço afetivo por meio das telas do computador e do celular? Como fica a identificação dos alunos com professores e com seus colegas, que tiveram pouco tempo de se encontrar em 2020?

Por isso, a gestão escolar passa a ter olhar ainda mais atento para o vínculo dos professores e alunos na escola. 

Trata-se um desafio ligado às Competências Socioemocionais. Como gestores escolares modificam os momentos de formação dos seus professores para lidar com as questões atuais?

E quais competências os profissionais de Educação devem mobilizar em si mesmos, para conseguir ajudar os alunos e famílias a enfrentar este momento? 

O papel do professor

Por exemplo, durante as aulas presenciais, a figura do professor era importante para dialogar com os alunos. Sua experiência e proximidade tranquiliza crianças e jovens que têm muitas dúvidas e incertezas sobre o mundo. 

Já com as aulas remotas, como professor estabelece mesma relação de proximidade com alunos? Quais são os caminhos possíveis? 

Um “meio-termo”, como o ensino híbrido, faz sentido? Já precisamos refletir o que vai acontecer quando as aulas voltarem. 

Possivelmente, professor vai encontrar alunos sem desejo de aprender. Como, por exemplo, retomar atividades de alfabetização e letramento com os alunos? O que fazer para deixá-los motivados para essa importante fase escolar?

Estante Mágica: melhor amiga da escola

Seja qual for o desafio que você pense, a Estante Mágica se posiciona como melhor amiga da escola neste momento. Nesta Live, também será feita a seguinte reflexão: o que a equipe da Estante Mágica, com seu time de especialistas, pode ajudar a escola a lidar com os desafios atuais e futuros da melhor maneira possível?

Não perca, este debate será muito proveitoso!

Nos vemos lá! Consulte o seu Consultor de Sucesso da Estante Mágica para efetuar a inscrição ou se inscreva diretamente na página da Estante TV.

Saiba mais sobre os convidados:

Jayse Ferreira é filho de pai analfabeto e o primeiro da família a ter feito um curso superior. Oriundo de escolas públicas, é formado em Educação Artística e possui pós-graduação em Psicopedagogia. Dedica-se à aplicação mais dinâmica das diversas linguagens artísticas, em especial a fotografia e cinema.

Mara Mansani renomada especialista em alfabetização, ganhadora do Prêmio Educador Nota 10 e formadora de professores com cerca de 30 anos de docência.

Willmann Costa é professor, escritor, psicanalista e especialista de Educação da Estante Mágica.Teve trajetória notável como diretor do Colégio Estadual Chico Anysio (RJ) e é uma referência em Competências Socioemocionais no Brasil. É doutorando em psicanálise e sociedade.

 

Compartilhar1
Twittar
Curadoria Mágica: mais conteúdos para os educadores se inspirarem! Yoga no ensino remoto: prática enriquecedora durante a quarentena

Related Posts

A Estante Mágica ajuda você a engajar seus alunos no ensino remoto!

Alunos e sala de aula, Leitura e escrita, Tecnologia e educação

Estante Mágica no ensino remoto: ajudando você a engajar seus alunos à distância.

Parlendas: saiba como aplicar esa atividade de alfabetização no ensino remoto!

Alunos e sala de aula, Família e escola, Leitura e escrita

Parlendas: uma ótima atividade de alfabetização para o ensino remoto!

blog-1 como aplicar 1024x1024

Alunos e sala de aula, Leitura e escrita, Tecnologia e educação

Como aplicar o projeto da Estante Mágica em 2021? Confira o passo a passo!

Buscar no blog

RECEBA IDEIAS MÁGICAS PARA A SALA DE AULA

Artigos Mais Acessados

15 livros para promover a representatividade racial na escola15 livros para promover a representatividade racial na escola
5 lições de O Rei Leão para coordenadores pedagógicos!5 lições de O Rei Leão para coordenadores pedagógicos!
Como a meditação ajuda a combater a indisciplina dos alunosComo a meditação ajuda a combater a indisciplina dos alunos
Os benefícios e as formas de fazer o aluno ler em voz altaOs benefícios e as formas de fazer o aluno ler em voz alta
8 atividades de pré-alfabetização lúdicas para aplicar em sala!8 atividades de pré-alfabetização lúdicas para aplicar em sala!

REDES SOCIAIS

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Blog Estante Mágica 2018