As 3 lições pedagógicas de um dos melhores educadores do mundo
Em palestra na Estante Mágica, Jayse Ferreira, um dos 50 melhores professores do mundo, compartilhou seus aprendizados em sala de aula. Separamos 3 lições educacionais que o tornaram tão reconhecido. Confira!
Nascido em Itambé, no interior de Pernambuco, Jayse Ferreira entrou recentemente para a lista dos 50 melhores professores do mundo pela Global Teacher Prize 2019.
De origem simples e pai analfabeto, Jayse foi o primeiro da família a ter curso superior e é formado em Educação Artística.
Apaixonado pela licenciatura, visitou a Estante Mágica e contou um pouco da sua trajetória, dos projetos desenvolvidos em sala de aula e do sucesso deles, que o levou ao reconhecimento profissional.
Durante a conversa, ele reforçou 3 pontos que o tornaram um educador referência. Veja quais são eles:
Estímulo ao protagonismo infantil
“Eu não faço o trabalho, eu chamo os alunos para fazer comigo. Eu acho que esse é o diferencial”, contou Jayse.
Por dois anos (2014 e 2017), ganhou o prêmio Professores do Brasil com projetos que desenvolviam o protagonismo dos seus alunos.
O primeiro projeto a ganhar o prêmio foi chamado de “Eu Sou Uma Obra de Arte: Etnias do Mundo”, onde reproduziu fotos de etnias diferentes com a sua turma.
A ideia surgiu quando o educador percebeu que na sua região a diversidade racial era muito grande entre os alunos, muito diferentes do padrão que eles observavam na mídia. E isso impactava diretamente na sala de aula.
Pensando de uma maneira além do ambiente escolar e com base nas diretrizes do currículo escolar nacional do Ensino Médio, ele propôs este projeto.
O objetivo era dar destaque para a valorização das etnias, das raças e além de tudo, a valorização da diversidade dos seus próprios alunos.
Com isso, o educador reforçou que os conteúdos pedagógicos devem se adaptar à realidade da escola.
Assim, eles conseguem dialogar com o dia a dia da turma e aumentar o interesse da mesma pelos temas apresentados em sala de aula.
Uso da tecnologia dentro de sala
O segundo projeto de Jayse a ganhar o prêmio de Professores do Brasil se chama “Vamos Encurtar Essa História?”
Os alunos criavam curtas sobre temas que se interessavam, como Harry Potter e Minecraft, com direito a efeitos especiais e tudo!
Como ação final do projeto, eles produziram o próprio curta, chamado Entre Dois Lados.
A obra contava a história sobre jovens vítimas de um acidente de carro causado por ingestão de bebida alcóolica, que era uma questão para a cidade de Itambé.
A tecnologia, por ser um assunto muito relacionado ao dia a dia dos jovens, foi usado a favor do conteúdo pedagógico.
Assim, conseguiu para aumentar ainda mais a participação deles, não só do projeto, como do ambiente escolar.
Novamente, o projeto estimulou a iniciativa do aluno a partir dos seus próprios interesses, mostrando que é possível uni-los com o que é visto em sala de aula.
Valorização do professor
Durante a visita, Jayse reforçou a importância do engajamento do professor no processo de ensino-aprendizagem.
Para ele, o empoderamento do professor é algo que impulsiona as ideias inovadoras e a vontade de mudança na própria sala de aula.
Ele explicou que o professor está em uma posição que pode impactar a vida de uma criança e, por isso, é importante que ele próprio sinta-se valorizado para estimular a autoconfiança dos estudantes.
Por todo o seu trabalhado inspirador, ele viu o resultado disso na formação de seus alunos. Muitos conseguiram passar para universidades, afetando positivamente seus futuros através da educação.
Inspirador, né? ❤
E você, professor(a)? Quais as outras lições considera essenciais para educar com excelência?
dulce ribeiro
20/junho/2019 @ 09:51
achei super interessante este tema e gostaria de saber um pouco mais
Victoria Fernandes
25/junho/2019 @ 13:14
Oii, Dulce!
Puxa, que legal saber que ficou curiosa com os projetos do professor Jayse 😃
O que mais gostaria de ver por aqui? Conta para a gente!