Os benefícios e as formas de fazer o aluno ler em voz alta
Que a leitura é uma habilidade essencial a ser desenvolvida na educação das crianças todos já sabem. E como os professores e pais podem incentivar atividades que melhorem a habilidade de leitura das crianças? Uma delas é bem simples: fazê-las ler em voz alta os livros e textos! 🙂
Ler em voz alta pode aprofundar a compreensão da língua. Uma palavra tem muitos níveis diferentes de significado – sua gramática, sua definição literal, sua conotação e seu som. Quando a criança se ouve enquanto lê, ela tem uma compreensão mais completa das palavras.
E mais: quando se está lendo em voz alta, a pessoa descobrirá que fica mais fácil colocar toda a sua energia na tarefa sem a tentação de distrações. O indivíduo está tão concentrado que provavelmente nem perceberá que está fortalecendo suas habilidades mentais e verbais.
Vale lembrar que ler em voz alta não é apenas para alunos de nível iniciante. Também pode ajudar os habilidosos leitores a compreender textos densos e desafiadores. Se o estudante optar por ler um texto em voz alta, poderá encontrar camadas mais profundas de significado nas palavras.
Quando faladas, elas assumem uma vida própria fora da página escrita e se tornam parte do leitor e, inevitavelmente, através da compreensão, tornam-se parte do seu vocabulário e influenciam o uso da linguagem.
Dessa forma, ler em voz alta também traz benefícios para o desenvolvimento das habilidades de escrita e oratória dos estudantes. Então, nada melhor que preparar atividades de leitura em voz alta para serem compartilhadas na sala de aula ou no cantinho da leitura, por exemplo.
Professores incorporam uma variedade de métodos em suas aulas para acomodar alunos com diferentes preferências, estilos de processamento da aprendizagem e pontos fortes. Aqui estão algumas estratégias que tanto educadores quanto os pais podem usar para motivar os alunos a representar e ler em voz alta livros, poemas, contos e suas próprias produções textuais. ?
Interpretar um personagem
Oriente os alunos a selecionar um personagem de um livro que estão lendo. Depois de fazer sua escolha, peça-lhes que criem uma fantasia simples ou encontrem adereços que retratem o personagem e, depois, preparem e entreguem um monólogo de um a dois minutos, apresentando o personagem à turma.
É como um pequeno teatro dentro da sala de aula, mas com a intenção apenas de fazer com que a criança se empolgue em expressar o texto que leu de uma forma diferente, com entonações, pausas no texto e novas expressões.
Transforme alunos em apresentadores
Forme duplas e peça que os alunos escolham entre si quem será o entrevistador e quem será o personagem de um livro a ser entrevistado, no programa que estão encenando. A aproximação com o gênero jornalístico é uma boa forma de estimular a participação e curiosidades dos alunos. Essa estratégia incentiva os alunos a entender o ponto de vista dos personagens que conheceram nos livros. Ao expressar interesse em um personagem favorito, os alunos aprendem a se envolver com a compreensão da leitura de maneira mais significativa.
Quando possível, estabeleça um local para entrevistas onde o entrevistador esteja sentado em um lado de uma mesa e o entrevistado no outro. Essas entrevistas geralmente são melhores quando curtas – não mais do que cinco minutos para alunos do ensino médio. Entrevistas realizadas por estudantes mais jovens devem ter menos de dois minutos cada.
Faça da leitura um momento de dinâmicas e muita ação
Professores sabem que sentar-se em silêncio em suas mesas por longos períodos de tempo é difícil para os alunos. Principalmente para os mais novinhos. Além disso, a falta de ação dificulta o aprendizado e atrai mais distração para os pequenos.
A leitura oferece várias oportunidades de movimento planejado na sala de aula. Por exemplo, além das duas atividades acima, que oferecem uma chance de novas dinâmicas, o professor também pode considerar outras propostas.
Uma delas é: peça aos alunos que representem elementos-chave de um capítulo de livro. Esta atividade dá aos alunos a prática de identificar as partes mais importantes do texto e uma oportunidade de se comunicar em um formato que pode ser envolvente e apresenta desafios de escrita.
Selecione palavras que são cruciais para o aprendizado do conteúdo pedagógico e peça aos alunos que representem as definições dessas palavras em diferentes partes da sala. Então, revise.
Outra opção é separar a turma em grupos e destinar um livro para cada um. Neles, os alunos devem representar um personagem e cada grupo irá apresentar a história para a turma, lendo o livro em voz alta. Algo similar com a primeira atividade proposta anteriormente, mas nessa as crianças aprenderão também a trabalhar em conjunto, impor sua voz e a expressar-se de forma clara.
Ensine as crianças a transmitir o gosto pela leitura
Uma estratégia-chave para motivar os alunos de todas as idades a se envolverem na leitura é ser um exemplo e ler em voz alta um livro que você ama e acha que seus alunos e filhos vão gostar.
Quando os professores comunicam seu interesse pelo conteúdo de um livro lendo em voz alta, com entusiasmo, transmite emoção sobre a leitura e um fascínio pelo assunto. Isso chama a atenção para a leitura e faz com que os alunos aprendam a pensar sobre o que está sendo lido. Tudo isso ajuda a aumentar a compreensão do estudante e fazer com que ele tenha a mesma atitude e exiba seus gostos pessoais em gêneros e personagens literários.
Sendo assim, o estímulo e a prática de ler em voz alta pelas crianças – e também adultos – é extremamente vantajoso no desenvolvimento pedagógico. O exercício prepara o estudante a aprimorar suas habilidades de expressão, oratória e engrandece o vocabulário. Assim como saber diferenciar a pronunciação das palavras e melhorar a compreensão da linguagem.
Além de se tornarem maravilhosos contadores de histórias, os alunos também podem se engajar com as propostas educacionais e mergulhar cada vez mais no mundo da leitura. O incentivo pode ser reforçado com atividades em sala de aula e lições para casa, que vão além de apenas ler em voz alta e focam também nas suas consequências.
Ou seja, é bem legal e valioso pensar em planos de aula que tenham diversas atividades como ponto principal a leitura. Principalmente para os alunos que estão passando pelo período de alfabetização.
Prontos para fazer o estudante cada vez mais se sentir à vontade para ler em voz alta na sala de aula? 🙂
Mirian da Rosa Paz
04/abril/2018 @ 18:29
Parabéns à Estante Mágica por transformar a metodologia didática!!! O prazer que a criança sente ao ouvir a sua própria voz!!!
Bernadete Valadares
31/março/2018 @ 06:53
Excelente artigo! Vale aplicá-lo para alunos do fundamental II, também. Parabéns à Estante Mágica, por oferecer subsídios tão importantes para despertar o interesse pela Leitura!