Incentivo à leitura na escola: 5 erros graves que você pode cometer
Você estimula o incentivo à leitura na escola, mas não vê aumento do interesse dos alunos pelo mundo literário? Conheça 5 erros graves que você pode estar cometendo!
Incentivar a leitura na era digital não é fácil, ainda mais quando os alunos querem aprender de forma mais fácil e rápida possível.
Gosto muito de indicar o desenvolvimento de projetos literários para este fim, como escrevi nas matérias como incentivar a leitura através de projetos e 5 passos para criar um projeto de incentivo à leitura empolgante.
Mas hoje eu resolvi escrever um pouco dos erros que eu mais escuto das professoras quando desenvolvo as minhas consultorias nas escolas.
Então, se a sua turma anda meio desmotivada para pegar um livro, dá uma olhadinha nos erros mais comuns:
- Livros inadequados para a idade
Os livros grossos e de capas brilhantes podem motivar as crianças a pegarem um livro na estante, porém, podem ser um “tiro no pé” quando se trata de incentivo à leitura na escola se eles perceberem que essa leitura possui mais entraves do que facilidades para a interpretação.
Então, quando você receber livros para trabalhar com os alunos, faça uma seleção. Os livros não devem ser nem fáceis demais nem tão difíceis, devem instigar a leitura e a interpretação do leitor.
Observe também a fluidez do texto: existem narrativas ágeis, medianas e mais paradas. Por isso, procure alguma em que os alunos se identifiquem.
Saber o nível de leitura e ansiedade de seus alunos é fundamental neste processo e varia de turma para turma. Uma boa avaliação do perfil geral de leitor que se tem na turma é uma valiosa dica.
Muitas vezes os livros difíceis desencorajam os alunos a ler, pois se o aluno é iniciante, devido à pouca experiência de leitura, dificilmente ele conseguirá uma fluidez, o que poderá ocasionar uma barreira para a leitura dos próximos livros.
- Horário inadequado para a leitura
Criar o hábito de leitura em sala de aula com um horário específico é muito importante para o incentivo à leitura, porém, esteja atenta (o) aos horários.
Se as crianças voltarem de uma atividade física ou do recreio elas precisarão de um tempo maior para se acalmarem e focarem na leitura.
Cada criança tem o seu tempo para canalizar sua atenção na leitura e se o horário para esta atividade for pouco, o engajamento do leitor não será satisfatório, gerando desinteresse e frustração no aluno.
- Livros que não geram identificação com o leitor
Enredos distantes da realidade dos alunos são um empecilho para o incentivo à leitura, pois para motivar os alunos a ler precisamos dar a eles um bom motivo.
Um personagem dinâmico e com o perfil parecido com a maioria da turma, uma história parecida com o que eles estão passando, mas em um ambiente diferente, algo que contraste e faça pensar, um agente de transformação que questione o personagem principal, um conflito intrigante.
Dependendo da idade em que os alunos estão, terão diferentes motivações para ler por conta própria e continuar este hábito saudável para toda a vida.
Por isso, vou “bater na mesma tecla”: trace o perfil de leitores da sua turma e selecione os seus livros.
- Livros cujo conteúdo está em desacordo com a proposta de ensino
Os livros em desacordo com a proposta de ensino são um perigo para o incentivo a leitura, pois além de contrastar com os valores que se quer formar na comunidade escolar criam um ambiente hostil.
Tudo bem ler livros com temáticas diferentes, não é?! Assim podemos discutir sobre muitos pontos de vista, não?!
Esta afirmativa não está totalmente certa, pois irá depender alto poder de mediação de leitura do professor e da maturidade do aluno em diferenciar realidade de ficção e se algo der errado poderá gerar uma grande confusão e a sensação de que tudo o que está escrito é um modelo a ser seguido.
Portanto, fique atento ao objetivo da leitura e conduza os alunos a várias interpretações e contextos para que agreguem às discussões e diferentes pontos de vista.
- Livros fáceis demais
Sabemos que às vezes ler um livro fácil demais nos permite um aprofundamento incrível da leitura e nos abre um universo de interpretações dos significados velados em uma obra e isso pode turbinar o incentivo à leitura na escola.
Porém, quando levamos livros mais fáceis para os alunos que estão em um nível alto de leitura isso pode gerar falta de interesse, mesmo que a intenção seja aprofundar os níveis de análise.
O ideal é deixar a proposta de leitura clara o suficiente para que o trabalho com a leitura atinja o seu objetivo que é o aprofundamento de texto.
Mas deixe isso ser uma constante no ano letivo para não gerar desmotivação e acomodação por parte dos alunos, procurando apresentar leituras desafiadoras também.
Última e valiosa dica: Varie a leitura em sala de aula. Se você quer estimular os seus alunos a ler e eles se mostram apáticos frente a todas as suas estratégias, utilize gibis, mangás, poemas, contos de terror, crônicas engraçadas, matérias de jornal etc. Projetos de escrita como o da Estante Mágica também podem ser ótimas dicas para instigar os alunos a lerem cada vez mais.
Essa foi a matéria Incentivo à leitura na escola: 5 erros graves que você pode cometer. Espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!
Verônica Vincenza é escritora, mãe, e consultora de projetos educacionais. Membro de diversas Academias de Letras, nacionais e internacionais, com premiações nas áreas da literatura, arte e difusão da língua portuguesa. Oferece dicas sobre desenvolvimento infantil no blog Amiguinhos da Veronica e na página Histórias das Verônica.