5 passos para criar um projeto de incentivo à leitura empolgante
O que é essencial para que um projeto de incentivo à leitura seja um sucesso? Conheça 5 ações crucias para atingir esse objetivo na sua escola!
O ano letivo já começou e há muito o que planejar. Que tal aproveitar o embalo para criar um projeto literário empolgante? Veja 5 dicas para criar um super projeto de incentivo à leitura para começar com pé direito o ano letivo!
1) Reveja os principais objetivos a serem desenvolvidos pela série que você irá lecionar
Toda série possui os seus objetivos gerais e específicos de aprendizagem, o reconhecimento das letras e números, a alfabetização, a leitura, a contagem dos números, os tipos de textos, a sequencia lógica dos fatos etc…
Sabendo destes objetivos, juntamos as principais demandas psicológicas e de valores adequadas para ensinarmos a cada faixa etária que iremos trabalhar.
Tendo este universo bem delimitado poderemos começar a esboçar um super projeto de leitura.
“Mas onde eu consigo saber isso?”. A sugestão é que você veja nos materiais que serão trabalhados na série que você irá lecionar ou ajudar a conduzir os trabalhos, no caso dos coordenadores.
Você ainda poderá fazer uma breve pesquisa sobre os aspectos comportamentais dos alunos da faixa etária que você irá trabalhar.
Isso ajuda muito, caso você seja presenteado com uma série que nunca trabalhou antes.
Escolha um objetivo geral e três objetivos específicos principais para facilitar o entendimento dos alunos e também a avaliação no final do projeto.
Darei o exemplo: 1º ano: Objetivo geral: Leitura e escrita; objetivos específicos: trabalhar as característica da amizade, trabalhar a inclusão por meio do reconhecimento de suas características e aprofundar conhecimento de socialização: a empatia.
Trabalhar com diferentes tipos de texto, trabalhar a releitura de textos, e o trabalho em equipe, também são importantes objetivos para essa faixa etária.
Os projetos podem e devem ser específicos para cada turma, por isso a escolha dos objetivos específicos varia de acordo com a idade e as características do grupo.
E isso remete ao segundo passo: a escolha da bibliografia.
2) Avalie e prepare uma bibliografia adequada para a idade dos alunos e os conteúdos a serem trabalhados
Todo o livro que será usado no super projeto deve ser lido e estudado pelo professor e coordenador para que seja explorado em sua totalidade.
Vale ressaltar que o aprofundamento da leitura de um livro dá-se além de conhecimento técnico, também por meio das experiências de leitura e de vida das pessoas.
Portanto, quanto mais se lê, mais experiência se tem em abordar os conteúdos de um livro.
Geralmente os livros que serão trabalhados já estão nas listas de material para que os pais possam adquirir, mas se a sua escola não possui, esta é uma boa oportunidade para que o professor ou coordenador possa indicar livros de acordo com o tema que será abordado.
No artigo 5 jeitos dinâmicos de valorizar a língua portuguesa em sua escola abordei o contato com editoras para se ter mais conhecimentos de livros que possam ajudar como instrumento de base para projetos, mas a ida à biblioteca da escola ou uma livraria também ajudará a descobrir novos livros sobre o tema que será abordado pelo projeto fugindo um pouco dos clássicos.
Pode-se, ainda, escolher um livro de um autor da sua cidade que, na maioria das vezes, terá o prazer de conversar sobre a obra com as crianças no final do projeto e trará, sem sobra de dúvida maior qualidade ao projeto.
Tendo os objetivos e a obra já decididos, vamos ao terceiro passo: as atividades do projeto.
3) Elabore atividades lúdicas que motive os alunos a ler cada vez mais
As atividades desenvolvidas no projeto de incentivo à leitura devem abrir a visão dos alunos para as nuances do texto literário, quando os escritores escrevem uma história, colocam vários elementos que podem desvendados pelo leitor, pois é isso que um bom texto literário faz.
Então, aproveitar-se disso para direcionar as atividades e atingir os objetivos já traçados é o caminho.
No artigo Como incentivar a leitura através de projetos abordo um pouco mais sobre este tema.
Tente fugir do tradicional: os livros são ótimos instrumentos para que você possa abordar e aprofundar outros conteúdos.
É super válido trazer elementos de entretenimento como um bate papo descontraído com o autor e um mosaico ao ar livre para que os alunos possam trabalhar em conjunto e entender um pouco mais sobre a importância do individual e do coletivo.
Pense em desenvolver junto com os alunos um teatro de bonecos ou de sombras com o tema que será trabalhado, uma brincadeira de corda ou de alguma brincadeira dirigida.
Desenvolva uma atividade de releitura do texto, trazendo o aluno como executor de uma história original e própria é uma ótima opção, para que o projeto tenha mais impacto.
Neste ponto, não posso deixar de citar o projeto de incentivo à leitura da Estante Mágica, que torna os alunos protagonistas dos projetos.
Depois de pensar em todas as atividades, pense então em um fechamento para o projeto, a apresentação.
4) Desenvolva uma apresentação do projeto em que os alunos se envolvam com o que foi produzido
Sem dúvida, a apresentação do projeto deve ser pensada com muito carinho, pois será nesta atividade que o aluno irá ver todo o seu trabalho e conseguirá dimensionar o que foi feito.
Valorizar o trabalho dos alunos é um dos fatores que tornam um projeto de incentivo à leitura bem-sucedido.
Tente elaborar uma apresentação que faça com que todos os envolvidos entendam o projeto de forma clara e objetiva e consigam falar a respeito da experiência que tiveram.
As apresentações poderão ser feitas em vários meios como vídeos, apresentações em sala de aula, ou até mesmo um evento de autógrafos emocionante onde cada aluno apresentará sua obra.
A autoestima acadêmica e a possibilidade de expressar a caminhada dos alunos no projeto é fundamental neste quesito e faz com que o projeto seja um sucesso para todos.
Bem, agora que pensamos em tudo, é hora de colocar tudo no papel em forma de planejamento.
5) Planejamento: Para quem não sabe aonde vai, qualquer lugar serve
Sempre bato na tecla do planejamento, pois sem ele podemos ter uma grande ideia, mas não saberemos executá-la como se espera.
A principal dica aqui é: parta do básico e depois vá inserindo os pontos altos do projeto.
Comece escrevendo tudo o que já foi pensado: objetivo geral, objetivos específicos, data de duração do projeto, avaliação, obra (s) que serão utilizadas, atividades e apresentação.
As datas designadas para a confecção de projetos no ano letivo serão o norte.
É importante salientar que neste primeiro momento do planejamento seja feito um cronograma detalhado de cada etapa, com a data inicial e final.
Por exemplo: Entrega do livro aos alunos e começo da leitura (por capítulos se for muito grande), discussão sobre o tema, atividade de releitura, confecção de objeto do livro, estudo do personagem, atividade 1, 2, 3 e seus objetivos, apresentação etc.
Cada etapa com a sua data, para que nem os alunos, nem os pais (caso participem) nem os professores se percam no meio do processo. Reserve uma data especial para a apresentação
Lembre-se quando for planejar: um super projeto não precisa ser necessariamente longo, o que irá definir o seu sucesso é uma estrutura bem elaborada, atividades que motivem, atinjam os objetivos e envolvam as crianças no processo e um fechamento (apresentação) impactante.
Com esses 5 passos você conseguirá desenvolver um super projeto de incentivo à leitura com fantástico!
Verônica Vincenza é escritora, mãe, e consultora de projetos educacionais. Membro de diversas Academias de Letras, nacionais e internacionais, com premiações nas áreas da literatura, arte e difusão da língua portuguesa. Oferece dicas sobre desenvolvimento infantil no blog Amiguinhos da Veronica e na página Histórias das Verônica.
Kauan souza santos
12/setembro/2019 @ 13:25
Kauan gosta de desenhar,fã de bateria
JULIANA MACHADO COLONETTI
22/abril/2019 @ 17:31
Material muito interessante, estou cursando pedagogia, segundo semestre, adoro o site Estante Mágica. Será muito útil para agregar conhecimento em minha jornada acadêmica e me inspira no meu futuro TCC.
Victoria Fernandes
27/junho/2019 @ 14:43
Uauuuu, Juliana! Ficamos muito felizes em saber que podemos contribuir tanto para sua formação 😍
Temos certeza que ela será brilhante!
Continue nos acompanhando por aqui, queremos colaborar ainda mais 💙
the lessons online
31/janeiro/2019 @ 10:47
It is quite important to point out that in this first moment of the planning a detailed timetable of each step is made, with the starting and ending date.
Victoria Fernandes
27/junho/2019 @ 14:55
That’s important indeed! 😃 On the 5th step, we talk a little more about it.
Check it out and share with us what you think 😍