Histórias inspiradoras: Como a Estante Mágica transforma a vida das crianças?
Com o propósito de fazer a diferença no mundo por meio da educação e com o sonho de impactar a vida de 1 bilhão de crianças até 2030, já ajudamos mais de 2 milhões de alunos e alunas a escreverem seu livro! 😍
Em 13 anos de existência, além de ajudar crianças a contarem suas próprias histórias, nós também colecionamos histórias inspiradoras durante esse processo.
Hoje eu vou contar algumas delas, para você conhecer ainda mais de perto o nosso trabalho e entender por que a Estante Mágica existe. ❤
História #1: Isaque e tantas outras crianças autistas
Ao longo dos anos, já transformamos muitos alunos e alunas autistas em autores do próprio livro! E a história do Isaque é uma forma de representar todos eles.
O Isaque desenvolveu a fala aos 6 anos de idade, mais ou menos na mesma época em que participou da experiência da Estante Mágica na escola.
Por estimular o desenvolvimento da comunicação, da concentração e da expressão de sentimentos, a mãe do Isaque e seus terapeutas consideram que o projeto contribuiu muito para a evolução da nossa estrela literária, que ficou muito feliz em escrever seu próprio livro! 🌟
Você pode ouvir o Isaque lendo seu livro e entender melhor toda a história aqui nesta matéria do G1.
História #2: Coração gremista do Léo
Leonardo é um menino do Paraná, com Síndrome de Down e fã do Grêmio.
A princípio, sua turma não ia aplicar a Estante Mágica, mas quando ele soube que o tema seria “Copa do Mundo”, pediu para participar! Isso porque ele queria muito escrever sobre sua maior paixão: o futebol.
“Foi tudo muito bacana! Foi uma das tarefas que ele mais sentia vontade de fazer. O Léo se sentiu o máximo, estava todo empoderado. Queria até fazer uma noite de autógrafos em casa com os livros que comprei para ele presentear algumas pessoas. Percebi que ele se sentiu mesmo uma estrela.”
Marilei, mãe do Léo
O livro do Léo contava que a Estante Mágica realizava seu sonho de entrar em campo com os jogadores do Grêmio, seu time do coração. Não podíamos ignorar essa história!
Junto com a equipe do Grêmio, levamos nosso autor para o Rio de Janeiro, onde ele entrou em campo com os craques do time.
História #3: “Minha história começa aqui, e pelo mundo eu vou!”
Como parte de um outro projeto que trabalha o racismo, a autoestima e a valorização da comunidade, a Estante Mágica está presente na Escola Municipal do Campo Professor Benedito Roque de Campos Leal, no interior do Paraná, em uma comunidade quilombola.
Na primeira aplicação do projeto, o tema dos livros foi a história das famílias, do bairro e da comunidade, como forma de preservar as raízes e empoderar os alunos e alunas, para que se orgulhem de suas histórias e conquistem o mundo!
História #4: Hospital da Baleia
O Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, tem o foco no tratamento de crianças com câncer. E foi buscando novas formas de ajudar os pequenos e pequenas a passarem por esse processo que nasceu a parceria com a Estante Mágica!
Foram 7 crianças, de 8 a 11 anos, que escreveram seus próprios livros e encontraram na atividade mais um incentivo para sorrir, sonhar e superar os desafios da doença.
Você pode ver mais sobre essa história inspiradora na Globo, no Razões para Acreditar, na Pais&Filhos, no Portal Uai e nesta outra matéria do Blog da Estante Mágica.
Cada criança que passa pela Estante Mágica deixa sua marca na nossa história. ❤
Esses foram alguns exemplos para você conhecer um pouquinho de onde já passamos e o que nos motiva a fazer um trabalho cada vez melhor.
Agora, clique aqui para conhecer um pouco das nossas histórias internacionais! 🌍