Gibis como ferramenta educativa?
O processo de comunicação humana passou por diferentes fases. Mensagens já foram transmitidas apenas por via oral, por gestos, por desenhos. Esses últimos, como sabemos, antecedem a escrita: antigamente, objetos eram desenhados para que, a partir disso, pudesse haver a identificação deles. Ou seja: a imagem sempre foi uma importante aliada para nos comunicarmos. Por conta disso, as histórias em quadrinhos (famosas HQs) tornaram-se um importante gênero para ser trabalhado em sala de aula. Vamos entender um pouco mais sobre seu impacto sobre o público infantil? 😉
A identificação com os personagens abre a relação mais íntima com as HQs. Basta pegarmos o exemplo da Turma da Mônica: a espontaneidade de cada um, as características físicas que os aproximam dos pequenos, as falas. Os gibis também ajudam no processo de socialização, já que, por conta do seu texto leve e descontraído, ele passa a ser uma forma de entretenimento entre as crianças. Elas se reúnem para conversar sobre a história, brincam usando como referência os personagens e acabam estimulando umas às outras a lerem mais obras. Sabe aquela febre de seriado que nós, adultos, temos? O mesmo efeito pode ser visto nos gibis – que são um excelente ponto de partida para a alfabetização.
Além disso, por serem escritos de forma sucinta, trabalham, desde cedo, o poder de concisão, de síntese e de clareza. A narrativa em forma sequencial também desenvolve habilidades úteis para estudos de matérias como matemática e ciências. E já pensou em utilizá-los para o ensino de outros idiomas? É uma forma bem eficaz de introduzir os pequenos a novas línguas. Experimente trabalhar primeiro com uma história em português e, na sequência, adaptar as falas ao idioma estudado. Eles terão se familiarizado com a história em português e depois, com a ajuda das imagens, vão incorporando aos poucos o vocabulário da outra língua.
O gibi pode, ainda, complementar diretamente o seu exercício pedagógico rendendo exercícios. Exemplo: sabe quando o Cebolinha, da Turma da Mônica, troca o R pelo L? Que tal usar esses episódios para desenvolver a gramática com os pequenos? E que tal se eles colocarem a mão na massa e construírem o próprio gibi? Vocês podem começar com o reconto – peça para eles criarem um outro final ou alterarem um diálogo. E, conforme eles forem avançando, já podem desenvolver suas próprias obras.
Outra questão importantíssima que o gibi traz é discussões sobre o cotidiano. Se você se interessar em introduzir questões como gênero aos seus alunos, a própria Mônica é um gancho. Por ter personalidade forte e grande força física, ela ajuda a repensar rótulos sobre feminilidade, por exemplo. Conversas sobre a personagem podem amadurecer, aos pouquinhos, a visão dos pequenos sobre assuntos importantes – isso tudo, claro, numa linguagem lúdica e adaptada a eles.
Os gibis são porta de entrada não só para o mundo da leitura, mas para o próprio processo de aprendizagem. Faça ótimo proveito dessas obras em sala =)
Maria Tereza de Souza
21/dezembro/2017 @ 07:18
Percebo que os pais não vêem com bons olhos a iniciação leitora pelos gibis… Já ouvi muitas vezes dizerem “ele só quer saber de ler gibi”, com uma conotação negativa… Eu estímulo bastante porque tenho presenciado, ao longo da minha trajetória de educadora que muitos pessoas mergulharam no universo da literatura como leitores, via gibis… É um portador de texto muito estimulante na fase alfabetizadora!!!
Norma Suely Pires da Silva
30/outubro/2017 @ 15:42
Concordo plenamente, a utilização de gibis em sala de aula contribui bastante para a formação leitora do aluno, principalmente dos que estão iniciando a sua base alfabética, pois proporciona um prazer maravilhoso, o que fará com que eles passem a ter interesse a aprender a ler e a conhecer outros gêneros.
Rosemeire
25/outubro/2017 @ 08:50
Folgo em saber que está estratégia leitura, tenha dispertado nos educadores como uma das formas de ensinar a criança à leitura, de modo divertido e funcional. Pois apliquei está técnica, de ensino em meus dois filhos, hoje com 21 e 19 anos de idade. É acreditem deu muito certo e hoje ambos gostam muito de ler, além de terem desenvolvido uma excelente interpretação e dotados de uma excelente oralidade.
Ana Melo Vasconcelos
19/outubro/2017 @ 03:55
Estou ansiosa para participar da Estante Mágica e levar muitas novidades aos meu alunos.
Adriana Cristina Socorro Ignacio
13/outubro/2017 @ 17:08
Vale muito a pena pois as crianças em processo de alfabetização se familiarizam muito com os HQs.
As histórias da turma da Mônica são fascinantes e englobam muito esse universo infantil.
Veralice Moreira
08/outubro/2017 @ 06:26
Na nossa escola estamos trabalhando leitora com os alunos, durante o recreio, nas sala de aula, nos corredores da escola, com alunos lendo, uns nas salas de aula dos outros, no microfone, ….Estamos com diversos ambientes de leitura e sujeitos leitores. Dispomos livros do chão ao teto da escola.
Realizamos um dia de autógrafo, com uma autora infantil e realizaremos outro dia de autógrafo com autores adultos.
Queremos também realizar um trabalho com os GIBIS.
LAZARA LARA
06/outubro/2017 @ 08:50
EXCELENTE MATERIAL, TRABALHAR COM GIBIS É TUDO DE BOM!PARABÉNS!!!
GISLANE
29/setembro/2017 @ 23:58
Interessante trabalho com gibis na pré-escola e realmente eles gostam muito.
Jaqueline
29/setembro/2017 @ 18:45
Gostei muito interessante, quem não gosta de histórias em quadrinhos.