Gamificação: uma forma de usar a tecnologia na escola
O modelo de escola que estamos acostumados é aquele onde os alunos ficam enfileirados com o professor na frente e um quadro negro para auxiliar no ensino. Só que sempre teve um modo de ensinar interessante que nem todos os professores utilizam que é a gamificação.
O novo modelo de escola está avançando cada vez mais e a gamificação como modo de ensinar está ganhando um grande reforço com um recurso chamado tecnologia.
Ela chegou para ficar e transformar a educação para as novas gerações.
Mas o que é gamificação?
A gamificação, ou gamification, é quando você insere jogo ou dinâmica para trazer um engajamento sobre determinado tema.
E agora a gamificação está ganhando reforços importantes quando você utiliza tecnologia para “gamificar”a educação.
O papel do professor durante a gamificação é transformada, pois ele se torna mais do que a fonte de aprendizado e passa a ser também um mentor para que o aluno seja o centro do aprendizado.
E isso é muito importante, pois cada vez mais há a necessidade de adaptar o aprendizado centrado no aluno deixando ele mais autônomo para aprender. A tecnologia entra como um facilitador para que tudo isso aconteça.
Quais são as plataformas de aprendizagem ligadas à gamificação existentes?
Há várias plataformas para te apoiar nessa estratégia, e eu vou colocar aqui para você algumas delas.
Mas, claro, não se limite apenas as que estão na lista abaixo e sempre fique de olho nas novas ferramentas que estão surgindo:
A APTA é uma plataforma de aprendizagem gamificada que promove formação inovadora em áreas técnicas e profissionais através de cursos online.
Quem nunca teve pelo menos um pouco de dificuldade de aprender matemática? Então, a Matific quer te ajudar nisso!
Eles apostam na gamificação do ensino de matemática para o aluno reduzir a ansiedade durante o aprendizado, absorvendo melhor o conteúdo.
A Dreamshaper é uma plataforma de ensino baseada em projetos e ensina empreendedorismo de uma forma simples e desenvolvendo competências socioemocionais.
A Kahn Academy é um portal com aulas gratuitas sobre várias matérias muito interessantes, e o melhor: é gratuito!
Como o processo de aprendizado da plataforma por vezes te guia e acompanha com um sistema motivacional, podemos considerar que também tem gamificação por lá.
E você, qual outra tecnologia ou plataforma interessante de gamificação na educação conhece?
Douglas Silva tem uma trajetória voltada para a educação de jovens e integra a equipe da Dreamshaper, uma startup que está ensinando competências socioemocionais a jovens através do empreendedorismo.