10 dicas indispensáveis para melhorar a relação família e escola!
No dia 15 de maio comemora-se o Dia da Família e esta data pode ser uma ótima oportunidade para se repensar na relação família e escola. Como sua instituição se relaciona e engaja a participação dos pais e responsáveis pelos alunos?
O envolvimento dos pais na educação de seus filhos pode ser um dos maiores incentivos para o sucesso do aluno. Veja algumas dicas para aumentar o envolvimento dos responsáveis e fortalecer a conexão entre família e escola! 🙂
1. Inicie o relacionamento entre pais e professores compartilhando notas positivas
A escola pode instruir seus professores a se comprometerem em escolher um aluno por dia e enviar um recado positivo para os pais. E no verso do comentário, peça aos pais que enviem uma nota positiva sobre o filho. Mesmo com uma turma grande, isso dá a cada criança e família um número considerável de notas durante um ano letivo. Você ficaria surpreso com o pouco que a positividade fará para engajar os pais.
2. Dê o pontapé inicial
Professores, acolham os pais! Desde o início do ano letivo é fundamental que o professor estenda a mão e abra a porta para o primeiro contato. Nem todos os pais se sentem à vontade para dar o primeiro passo ou simplesmente conversar com os docentes. Por isso, tome a iniciativa e crie essa ponte riquíssima entre família e escola 😉
3. Reforce sempre a importância do envolvimento dos pais com a aprendizagem dos seus filhos
Certifique-se de que sua escola fale abertamente também sobre a possibilidade de pais e outros familiares voluntários para atividades e eventos na escola.
4. Apresente a estrutura da sala de aula
Seja claro sobre o que é necessário e crie uma estrutura que suporte essas necessidades. Os professores da educação infantil podem fazer um cronograma para cada familiar levar materiais que serão usados durante o mês, como novos livros e produtos reciclados ou até mesmo um lanche especial e saudável.
5. Crie oportunidades estruturadas em toda a escola para o envolvimento dos pais
Estabeleça uma lista de atividades voluntárias para datas festivas, como dia da água, dia da leitura infantil e etc.
Preste sempre atenção ao número de horas e dias necessários para concluir uma atividade. Certifique-se de listar itens que podem ser feitos em casa, talvez até com as crianças ajudando.
Em seguida, envie uma lista para todas as famílias, permitindo que os pais selecionem as coisas que podem se comprometer a fazer.
6. Mostre o que os alunos estão aprendendo e realizando
Os familiares e responsáveis adoram ver seus filhos em ação. Se a escola permitir, use as mídias sociais e a tecnologia para oferecer oportunidades adicionais de participação.
Compartilhe uma imagem de aprendizado em ação por meio do facebook, instagram ou o próprio blog da escola.
Todas essas pequenas coisas ajudam a aprimorar a relação entre família e escola, deixando-a se sentir parte da experiência de aprendizado.
7. Crie oportunidades para conectar os familiares
Convide os pais e responsáveis para a sala de aula para assistirem a apresentações em grupo. Incentive os alunos a iniciarem apresentações, apresentando-se e agradecendo aos pais pela presença.
Peça aos alunos que escrevam notas de agradecimento. Peça aos diretores para comparecerem às apresentações e cumprimentarem. Faça isso a cada semestre. Curto, sucinto, bem sucedido.
8. Envolva os pais e responsáveis no aprendizado
Atribua algumas lições de casa que peçam a participação da família. A ideia é que os familiares se engajem com o ensinos das crianças e tenham um papel ativo.
Atividades práticas e de compreensão são ótimas para aproximar a família e a escola no desenvolvimento do estudante.
9. Planeje eventos e workshops que tragam as famílias para a escola
As oficinas são uma ótima maneira de trazer os pais para a comunidade escolar e fornecer informações valiosas. É difícil conseguir os pais fora de casa depois do expediente, por isso, certifique-se de perguntar aos pais sobre o que eles querem aprender mais ou o que podem ensinar.
Professores e/ou palestrantes externos podem discutir vários tópicos de interesse para os pais, incluindo: nutrição familiar, desenvolvimento, formas construtivas e não construtivas para os pais ajudarem com o dever de casa das crianças, a importância do sono de qualidade para as crianças e etc.
10. Mantenha-se conectado aos seus alunos
Parece óbvio e muito simples, mas muitas vezes esse ponto essencial não recebe a devida atenção.
Reserve um tempo para construir relacionamentos com cada família e continue esse relacionamento depois que os filhos tiverem saído da escola.
Os pais apreciam isso e isso faz com que a escola seja vista como um espaço que valoriza os pais engajados.
Não podemos ter uma conversa séria sobre o desempenho dos alunos sem ter uma conversa séria sobre como envolver as famílias dos alunos.
Mas essa conversa precisa ir além das datas comemorativas e festas na instituição. Deve ser sobre criar um ambiente onde todas as famílias se sintam abraçadas pela cultura de uma escola, e não apenas convidadas a participar de seus eventos.
Os pais podem ser parceiros efetivos no sucesso educacional de seus filhos, apoiando o aprendizado no lar, estabelecendo um diálogo construtivo com educadores.
Além disso, a conversa entre família e escola não se trata apenas de garantir que uma família tenha a oportunidade de aprender sobre a escola. É sobre garantir que estamos fazendo tudo o que podemos para incentivar essas conversas a acontecer! 😀
E mais: o envolvimento dos pais e responsáveis na educação de seus filhos com o incentivo da escola resulta em melhor envolvimento em casa.
Isso significa criar um ambiente familiar no qual os pais possam discutir facilmente com seus filhos o que está acontecendo na escola e, quando apropriado, fornecer orientação acadêmica e relacional, incluindo os relacionamentos com professores.
Por isso, sempre valorize o diálogo com pais, avós, tios, irmãos e qualquer outro familiar que faça parte ativamente do processo de aprendizagem e da rotina escolar do aluno. Lembre-se que todos buscam resultados positivos para o estudante e uma experiência de ensino excelente.
Quer mais dicas para aproximar a família da sua escola?
Então clique aqui e baixe nosso plano de aula “Meu herói favorito”, uma homenagem literária à família 🙂
Abraços mágicos!